this is an h1

this is an h2

Thu May 18 20:48:59 BRT 2023
Mercado e Vendas | IMPORTAÇÃO
Como se tornar um profissional do comércio exterior

O comércio exterior oferece ótimas oportunidades para profissionais que entendam de exportação, importação e logística.

· Atualizado em 18/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Atuar no comércio exterior pode ser uma ótima oportunidade profissional. Entre os requisitos, existe a necessidade de possuir habilidade em lidar com parceiros dos mais diversos tipos, sejam eles internos ou internacionais. Além disso, é preciso ter noções de comércio exterior, tanto da legislação vigente quanto da parte documental. O conhecimento de outros idiomas é de extrema importância, principalmente dominar o inglês, que é a língua universal em comércio exterior. O conhecimento de espanhol também é muito bem-vindo. 

Os formandos em Administração, Economia, Comércio Exterior, entre outros cursos têm, obrigatoriamente, que ter noção de importação e exportação, pois a qualquer momento poderá estar frente a uma operação de comércio internacional, da qual poderá surgir uma grande oportunidade de trabalho ou mesmo ascendência dentro da empresa em que atua. 

A boa formação é o pontapé inicial para uma carreira promissora. Englobando diversas áreas como Direito, Administração, Economia, Logística, Relações Internacionais, cabe a cada profissional construir o seu sucesso. Desenvolver habilidades promoverá o seu melhor desempenho quando atuar na área. 

O conhecimento de informática é uma ferramenta que auxilia sobremaneira o profissional de Comércio Exterior, pois a agilidade faz com que os negócios aconteçam muito rapidamente se o profissional estiver no caminho certo. Desde 1993 e 1997 as exportações e importações, respectivamente, são elaboradas por via eletrônica através do Sistema de Comércio Exterior (Siscomex) e, em breve, outros controles estarão entrando em operação para garantir a boa ordem e evitar sonegação e evasão de divisas. 

Desta forma, é muito importante o desenvolvimento, dentre outros quesitos, de: 

  • Interpretação de textos e leitura rotineira;
  • Boa comunicação;
  • Aprendizado de outros idiomas;
  • Raciocínio lógico;
  • Dinamismo;
  • Autoconhecimento e equilíbrio emocional;
  • Flexibilidade;
  • Ética;
  • Análise de dados.

Campos de atuação 

O profissional de Comércio Exterior pode encontrar diversas vagas de emprego e, iniciando com um salário de assistente poderá, até mesmo, chegar aos cargos de diretoria. A escalada depende do entusiasmo de cada profissional em adquirir conhecimentos e desenvolver os seus potenciais. 

São vários os campos de atuação: o profissional pode estar empregado em indústrias, instituições financeiras, empresas de logística ou, ainda, pode ocupar cargos públicos em órgãos federais ou secretarias em níveis estaduais ou municipais. 

A complexidade da legislação aduaneira garante boas oportunidades aos profissionais de Comércio Exterior no Brasil. Os campos são amplos e o trabalho pode abranger: 

  • Análise de dados – com atuação em análise de mercado dos países envolvidos, também é intermediador para o fechamento das transações comerciais, tendo como foco principal de seu trabalho a análise e observação das legislações vigentes de cada país.
  • Agenciamento de carga – a função é dedicada a contratar frete e seguro para a condução dos produtos. Além de estar à frente do acompanhamento de embarque e desembarque, com foco em legislação e logística.
  • Consultoria – o papel do consultor está em assessorar as empresas para adequação de todo o processo de importação e exportação.
  • Cotação – atua, principalmente, em cotação de frete internacional ou marítimo. Como o trabalho de Comércio Exterior engloba áreas distintas, ao atuar na cotação, o profissional deve ter conhecimento em Direito, Contabilidade, Logística, Matemática, Informática e, preferencialmente, em Inglês. O intuito do trabalho é promover com máxima segurança todos os envios e recebimentos, além de promover agilidade e respeito às margens de custos.
  • Despachante aduaneiro - a responsabilidade dessa área é muito grande, pois evita custos de diárias em portos e multas por atraso. Muitas empresas buscam um despachante aduaneiro por esse profissional dominar todos os processos e a documentação necessária, a ser entregue junto à alfândega.
  • Gestão – a função principal é coordenar os diversos departamentos para que trabalhem em sincronia com as normas e políticas da empresa e dos países envolvidos. Presente desde o planejamento de metas e objetivos, observa todo o processo a fim de verificar se estão de acordo com o esperado.
  • Logística – com a ampliação do mercado, cada vez mais esses profissionais são procurados para auxiliar em operações de fluxo de produção, armazenamento e transporte dos produtos.
  • Marketing Internacional – conhecer a cultura do país envolvido ou pretendido para negócio é essencial. Somente desta forma será possível articular estrategicamente o mercado para os costumes e valores do país. Avaliar o mercado e ter total entendimento de seu comportamento de compra facilita a inserção do produto brasileiro no país.
  • Trader - diferente da figura do agente, mas com muitas atividades em comum, procura identificar as oportunidades para intermediar negócios na esfera internacional, planejando todo o processo desde o primeiro contato, analisando custos e legislação pertinente, seja na importação ou na exportação, preparando toda a logística para viabilizar as transações.

O comércio exterior oferece um amplo campo de trabalho para diversos perfis profissionais. Aproveite essa excelente oportunidade para construir uma carreira de sucesso! 

Saiba Mais: 

Exportação: seu negócio cruzando fronteiras 

Iniciando na importação 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?