this is an h1

this is an h2

Thu Feb 16 20:39:17 BRT 2023
Empreendedorismo | DESAFIO
Como ter sucesso no empreendedorismo feminino na área da tecnologia

Em uma área onde a presença masculina ainda impera, empreender na tecnologia traz desafios acrescentados às mulheres

· 13/12/2022 · Atualizado em 16/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Não há como negar as conquistas femininas no campo mercadológico, mesmo em setores historicamente mais masculinos, como na área de tecnologia. Segundo dados dos Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a presença da mulher nesse mercado cresceu 60% nos últimos cinco anos. Além disso, em 2021, o Banco Nacional de Empregos (BNE) identificou mais de 12,7 mil candidaturas de mulheres para vagas de tecnologia, enquanto no anterior esse número era de 10.375.

Apesar disso, ainda existem algumas barreiras que precisam ser vencidas pelas mulheres, uma vez que a área de tecnologia é a que possui maior desigualdade salarial entre os gêneros, de acordo com a Pesquisa de Remuneração Total realizada pela consultoria Mercer e divulgada pela Forbes. O estudo foi realizado em cenário mundial, com 30 mil empresas avaliadas, sendo 759 do Brasil, e constatou uma diferença que chega a 36% nos cargos executivos liderados por mulheres.

O setor de tecnologia é um dos que mais cresce, chegando a 60% em 2021 em relação a 2020, de acordo com pesquisa realizada pela Cortex, plataforma de inteligência de vendas. No entanto, apenas 4,7% das empresas de base tecnológica são fundadas apenas por mulheres, percentual que não cresceu muito na última década. Há 10 anos eram 4,4%, de acordo com estudo do Female Founders Report (2021), elaborado pela empresa Distrito, em parceria com a Endeavor e a B2Mamy.

Apesar de já haver muitas iniciativas que promovam e acreditam no empreendedorismo feminino e na diversidade na tecnologia - e o Sebrae é uma entidade que aposta nisso -, ainda há muito a ser feito. A seguir, algumas dicas que poderão ajudar as mulheres nessa jornada: 

1. Descobrir a área de atuação 

A carreira empreendedora começa com uma avaliação muito importante e se trata da definição da área de atuação. Nesse sentido, procurar por áreas pouco exploradas ou que ofereçam maiores oportunidades de crescimento pode ser uma solução inteligente para superar as adversidades de abrir um novo empreendimento. 

2. Organizar 

A organização é um atributo indispensável, tanto para empreendedoras quanto para seus empreendimentos. Ter um planejamento inicial que se renove periodicamente é um passo-chave para estabelecer-se no mercado. 

3. Aprimorar constantemente 

A crescente demanda por profissionalização, especialmente dos chamados profissionais 4.0, soma-se às necessidades de um empreendimento que deseja crescer e atingir a estabilidade financeira em um período moderado. Sendo assim, buscar aprimoramento sobre o mercado, finanças, gestão e empreendedorismo é uma das formas de garantir que o seu negócio esteja sempre à frente da concorrência. 

4. Não esperar pela aprovação de todos 

O cenário do empreendedorismo feminino no Brasil ainda é de contrastante. Nem todas as pessoas vão acreditar ou apoiar a sua ideia. Sendo assim, não espere a aprovação de todos, mas tenha sempre uma rede de apoio, parceiros e parceiras para contar. 

5. Procurar investidores 

Os investimentos em empreendedorismo têm crescido de uma forma geral. A procura por crédito e investidores públicos e privados é uma solução para superar as adversidades financeiras, sobretudo no início do empreendimento. 

6. Apostar em networking 

O ecossistema empreendedor é cheio de oportunidades para networkings – nele é possível encontrar e celebrar parcerias com fornecedores, prestadores de serviços, funcionários qualificados, empresas parceiras e muito mais.

Saiba mais

Alguns materiais que poderão inspirar nessa jornada:

Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/os-desafios-do-empreendedorismo-feminino-na-tecnologia

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora