Confira algumas dicas para trabalhar o branding da sua marca e diferenciar-se no mercado.

A forma como sua marca é vista no mercado também é um dos fatores que contribuem para estimular a lembrança do público. Essas imagens junto com sua identidade visual devem fazer parte da sua estratégia de marketing digital e de negócio. Por meio delas, é possível posicionar-se e comunicar-se com o público.
No marketing, essa estratégia chama-se branding. Ela está relacionada à essência da marca e sua razão de existir. Trata-se de um conjunto de estratégias planejadas e alinhadas com a missão, visão e valores da empresa. O objetivo é unir a organização e os clientes, seja por meio de conexões conscientes ou inconscientes.
Além disso, o branding influencia diretamente em seus resultados, na produtividade e no bem-estar das pessoas que convivem no mesmo ambiente de trabalho. Isso porque demonstra alinhamento, organização e passa uma sensação de segurança e comprometimento.
Podemos afirmar que uma marca não é apenas símbolos ou logotipos, mas sim percepções, sentimentos e emoções. O desafio da empresa é fazer sua marca ser lembrada em um mercado competitivo e em constante mudança. O branding pode ser um grande aliado como estratégia de diferenciação.
A empresa Natura, por exemplo, realizou uma pesquisa, em 2000, com consultores e clientes para saber o que pensavam sobre a marca e identificou que a marca passava uma imagem de instituição tradicional estagnada. Com os resultados dessa pesquisa, os diretores decidiram reformular o posicionamento da marca. Então, lançaram uma nova logomarca, mudaram as embalagens e passaram a usar integralmente materiais recicláveis e biodegradáveis nas suas composições. Essa reformulação no branding conseguiu inspirar seus colaboradores e consultoras.
Com o reposicionamento de marca, a Natura fechou 2001 com um faturamento de R$ 1,2 bilhão. Suas vendas aumentaram 15,4% em relação às de 2000, e a empresa produziu 91 milhões de itens em suas fábricas. Fechou o ano com 286 mil consultoras de beleza e preparou-se para a abertura de capital.
Como trabalhar o branding no seu negócio?
Veja algumas dicas para planejar o brandind do seu negócio!
- Defina seu público-alvo e suas personas.
- Conheça seu público, fazendo pesquisas, coletando feedbacks e observando o comportamento do consumidor.
- Estabeleça seu diferencial no mercado.
- Crie uma boa identidade visual e defina o tom da marca.
- Determine a personalidade da marca, use uma linguagem única que converse com sua marca.
- Defina os valores da marca e tenha crenças bem definidas.
Engana-se quem pensa que branding pode ser feito apenas em empresas de grande porte, branding é para todo e qualquer negócio, pois ele é a essência da sua marca. Mas, só vai funcionar se for verdadeiro, conciso e entregar aquilo que promete.
O branding não é um ato isolado, mas um processo contínuo, que precisa ser trabalhado e avaliado a todo momento.
Conheça mais sobre branding e introduza essa estratégia na sua empresa. Pense que pequenas ações podem influenciar as experiências dos clientes, e você pode usar isso a favor do seu negócio.
Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR:
Pelo que sua marca é lembrada?
Conheça os cursos do Sebrae:
Foi um prazer te ajudar :)