this is an h1

this is an h2

Fri Feb 10 01:27:38 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARCA
Como trabalhar o branding do seu negócio

Confira algumas dicas para trabalhar o branding da sua marca e diferenciar-se no mercado.

· 17/01/2023 · Atualizado em 10/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A forma como sua marca é vista no mercado também é um dos fatores que contribuem para estimular a lembrança do público. Essas imagens junto com sua identidade visual devem fazer parte da sua estratégia de marketing digital e de negócio. Por meio delas, é possível posicionar-se e comunicar-se com o público. 

No marketing, essa estratégia chama-se branding. Ela está relacionada à essência da marca e sua razão de existir. Trata-se de um conjunto de estratégias planejadas e alinhadas com a missão, visão e valores da empresa. O objetivo é unir a organização e os clientes, seja por meio de conexões conscientes ou inconscientes.

Além disso, o branding influencia diretamente em seus resultados, na produtividade e no bem-estar das pessoas que convivem no mesmo ambiente de trabalho. Isso porque demonstra alinhamento, organização e passa uma sensação de segurança e comprometimento. 

Podemos afirmar que uma marca não é apenas símbolos ou logotipos, mas sim percepções, sentimentos e emoções. O desafio da empresa é fazer sua marca ser lembrada em um mercado competitivo e em constante mudança. O branding pode ser um grande aliado como estratégia de diferenciação.

A empresa Natura, por exemplo, realizou uma pesquisa, em 2000, com consultores e clientes para saber o que pensavam sobre a marca e identificou que a marca passava uma imagem de instituição tradicional estagnada. Com os resultados dessa pesquisa, os diretores decidiram reformular o posicionamento da marca. Então, lançaram uma nova logomarca, mudaram as embalagens e passaram a usar integralmente materiais recicláveis e biodegradáveis nas suas composições. Essa reformulação no branding conseguiu inspirar seus colaboradores e consultoras.

Com o reposicionamento de marca, a Natura fechou 2001 com um faturamento de R$ 1,2 bilhão. Suas vendas aumentaram 15,4% em relação às de 2000, e a empresa produziu 91 milhões de itens em suas fábricas. Fechou o ano com 286 mil consultoras de beleza e preparou-se para a abertura de capital.      

Como trabalhar o branding no seu negócio?

 Veja algumas dicas para planejar o brandind do seu negócio!

  • Defina seu público-alvo e suas personas.
  • Conheça seu público, fazendo pesquisas, coletando feedbacks e observando o comportamento do consumidor.
  • Estabeleça seu diferencial no mercado. 
  • Crie uma boa identidade visual e defina o tom da marca.
  • Determine a personalidade da marca, use uma linguagem única que converse com sua marca.
  • Defina os valores da marca e tenha crenças bem definidas.

Engana-se quem pensa que branding pode ser feito apenas em empresas de grande porte, branding é para todo e qualquer negócio, pois ele é a essência da sua marca. Mas, só vai funcionar se for verdadeiro, conciso e entregar aquilo que promete. 

O branding não é um ato isolado, mas um processo contínuo, que precisa ser trabalhado e avaliado a todo momento.

Conheça mais sobre branding e introduza essa estratégia na sua empresa. Pense que pequenas ações podem influenciar as experiências dos clientes, e você pode usar isso a favor do seu negócio.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR:

Pelo que sua marca é lembrada?

Conheça os cursos do Sebrae:

Marketing digital para sua empresa: primeiros passos

Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?