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Fri Mar 10 18:31:17 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Como utilizar o algoritmo do Google na sua estratégia digital

Fique atento às atualizações do algoritmo, implemente práticas de SEO e mídia paga para ranquear nas primeiras colocações.

· Atualizado em 10/03/2023
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Quando você faz uma busca no Google, você quer uma resposta e não bilhões de páginas da internet, certo? O algoritmo do Google é um ator importante na hora de guiar os consumidores até o site do seu negócio. Mas, você sabe como ele pode auxiliar a sua estratégia de marketing digital?

O Google tem seus próprios sistemas de classificação, que organizam centenas de bilhões de páginas para mostrar aquelas com os resultados mais relevantes para o usuário.

A cada pesquisa, o buscador utiliza uma série de critérios para exibir resultados úteis em uma fração de segundo. O que há por trás desses critérios é o que tratamos como algoritmo do Google.

Os principais mecanismos e usos do algoritmo do Google para retornar uma pesquisa seguem as seguintes etapas:

1. Análise das palavras buscadas: o algoritmo analisa todas as palavras digitadas na barra de busca. A partir daí, serão procuradas as correspondências.

2. Correspondências da pesquisa: o algoritmo busca seus termos de pesquisa no índice para encontrar as páginas apropriadas. Ele analisa com que frequência e onde essas palavras-chave aparecem na página, seja em títulos, cabeçalhos ou no corpo do texto.

3. Classificação por utilidade: o Google classifica os resultados de acordo com a utilidade para o usuário. Para cada consulta, podem existir milhões de páginas relevantes.

Para encontrar as melhores informações de toda a web, o algoritmo do Google analisa centenas de fatores diferentes, como a data de criação dos conteúdos, o número de vezes que os termos de pesquisa aparecem e a experiência do usuário nas páginas.

4. Interpretação do contexto: informações do local de onde é feita a busca, histórico de pesquisas anteriores e configurações ajudam o Google a procurar os resultados mais úteis e relevantes naquele momento específico.

5. Exibição dos melhores resultados: o algoritmo lista o que há de mais relevante. Porém, antes de exibir os resultados da busca, mais análises são feitas: os resultados da pesquisa são sobre um ou vários tópicos?

Há muitas páginas que se concentram em uma interpretação restrita? O Google busca oferecer um conjunto diversificado de informações nos formatos mais úteis para seu tipo de pesquisa.

Por que o algoritmo é importante? 

O Google processa mais de 40 mil consultas de busca a cada segundo. Isso significa mais de 3,5 bilhões de buscas por dia e 1,2 trilhão de buscas por ano em todo o mundo. Segundo dados do próprio Google, o buscador encontrou mais de 30 trilhões de URLs na web, rastreia 20 bilhões de sites por dia e processa 100 bilhões de buscas por mês.

Como buscador mais utilizado no mundo, nada mais natural do que o interesse das empresas em utilizar o algoritmo do Google a seu favor.

Ser visto nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisas virou um sinônimo de exposição positiva e extremamente ampla. Por isso, todo negócio pode ganhar vantagem competitiva aparecendo no Google. 

Confira algumas dicas para utilizar o algoritmo do Google a favor do seu negócio! 

Dedique tempo ao SEO 

A estratégia de SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para o trabalho com o algoritmo do Google. O termo SEO significa otimização para mecanismos de busca e e é por meio das suas práticas que um negócio consegue ser reconhecido pelo buscador e figurar entre os principais resultados da pesquisa.

A aplicação do SEO, na prática, se dá pela otimização de páginas e conteúdos digitais para que o algoritmo do Google o reconheça e o recompense com posições de destaque. Isso sem falar, claro, da produção de conteúdo de qualidade e relevante para seu público.

Otimize para dispositivos móveis 

Os negócios que têm um site próprio devem, o quanto antes, otimizar suas páginas para a visualização mobile. Adequar o visual, a navegação e, principalmente, a velocidade de carregamento das páginas é essencial. 

O Google anunciou em 2018 que seu algoritmo deve focar cada vez mais nas buscas realizadas por dispositivos móveis. A tendência da mobilidade tecnológica é real e o buscador está pronto para recompensar quem a acompanha.

Fique atento às atualizações do algoritmo 

Outra informação que vem do próprio Google: o algoritmo sempre muda. O trabalho de atualização e otimização do mecanismo é constante. Logo, o seu também precisa ser.

O Google está sempre se modernizando a partir dos avanços da tecnologia e se adequando às mudanças no comportamento do consumidor. Quem quer fazer sucesso usando suas ferramentas, precisa fazer o mesmo.

Explore a mídia paga 

Uma boa forma de aparecer no topo da página de busca é investindo em anúncios via Google Adwords. Os anúncios do topo da página são mostrados de acordo com sua correspondência às palavras-chave buscadas pelos usuários e pagos de acordo com essa veiculação.

Na prática, o que existe é uma série de algoritmos que analisam o que o usuário está procurando para exibir os resultados mais expressivos. Assim com o Google, o seu objetivo deve ser publicar conteúdo, relevante, de qualidade e focado na experiência do usuário. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas Algoritmo do Google: como funciona e como utilizar a seu favor

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