this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Comportamento empreendedor: é possível aprender empreendedorismo?

Veja por que aprender sobre empreendedorismo é importante e onde buscar o conhecimento que ajudará você a enfrentar desafios e alcançar os objetivos propostos.

2 min de leitura · Atualizado em 21/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Engana-se quem pensa que saber fazer negócios e empreender é uma competência que já nasce com o empreendedor e que frequentar cursos, ler livros e artigos, assistir a palestras ou a vídeos e participar de eventos e oficinas pouco ou nada vai acrescentar à sua capacidade de gerenciar uma empresa. Esse pensamento equivocado, felizmente, tem dado lugar ao conhecimento que se formou nos últimos anos sobre empreendedorismo, nascido do estudo do comportamento dos empreendedores, das suas habilidades para gerenciar o negócio, da forma como encaram os fracassos e até de como utilizam a intuição nos momentos de crise.

É inegável que uma das principais características do empreendedor é ser um inovador, ou seja, uma pessoa que consegue enxergar oportunidades onde outros veem problemas - mas apenas isso não basta. Em plena era digital, mais do que nunca, a competitividade no mundo dos negócios é bastante acirrada, por isso é preciso capacitação e disponibilidade para aprendizagem constante - e o comportamento empreendedor pode, sim, ser aprendido. As características e habilidades necessárias a um empreendedor podem ser desenvolvidas, principalmente, por meio de estudo e observação.

Além de recorrer ao autoconhecimento, a leituras, a novas experiências e a um bom planejamento, o empreendedor também pode buscar no mercado e no Sebrae o conhecimento necessário para gerenciar crises, encontrar soluções e alcançar as metas e os seus objetivos pessoais e profissionais.

Cursos de ensino superior como administração, análise e desenvolvimento de sistemas, ciências contábeis, direito e marketing podem trazer uma excelente base teórica para o (já ou futuro) empreendedor. No mesmo sentido, algumas instituições oferecem cursos de empreendedorismo em nível tecnólogo, como a Anhanguera e a Pitágoras, ou de graduação, como a Estácio. Existe, inclusive, a possibilidade de realizar alguns desses cursos a distância, facilitando o acesso para o empreendedor.

O Portal EAD do Sebrae oferece diversos cursos gratuitos com foco no desenvolvimento de competências profissionais para atuar na esfera dos negócios, entre eles o Aprender a empreender. Além disso, existe um conteúdo importantíssimo à disposição dos empreendedores no Portal Sebrae. Lá, é possível obter informações sobre como abrir um negócio, receber dicas sobre crédito e finanças, ler diversos artigos, informar-se (e realizar/participar) sobre cursos e eventos e ter acesso a serviços digitais, respostas e dossiês técnicos, vídeos e diversos outros conteúdos de interesse no mundo do empreendedorismo.

Assim, a concepção de que o desenvolvimento pessoal e profissional é uma instrumentalização muito importante para os empreendedores precisa fazer parte da mentalidade empreendedora. Da mesma forma, é válido perceber que existem muitas opções para que eles possam se qualificar continuamente. O Sebrae é seu parceiro nessa jornada de aprendizado, então não perca mais tempo para empoderar-se de conhecimento e informação. Ou você vai continuar apenas no método de tentativa e erro?


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.