Descubra como a sua empresa pode vender produtos e serviços para órgãos públicos

Todo empresário se dedica a atender as pessoas com seus produtos ou serviços em uma relação comercial. Ou seja, você, empreendedor, depende dos seus clientes para manter seu negócio vivo. E você sabe quem é, independentemente do momento econômico, o maior comprador do país? Sim, o governo! Afinal, a máquina pública precisa de diversos tipos de fornecedores para cumprir sua missão de servir a população.
Por isso, se você ainda nunca vendeu para estatais ou outras empresas públicas (sejam elas de âmbito federal, estadual ou municipal), é bom considerar essa possibilidade para expandir a sua presença no mercado. Do mesmo modo, é preciso se preparar para essa nova possibilidade.
Além de incrementar seu caixa, vender para o governo torna sua empresa mais conhecida, abrindo novas possibilidades de negócio, e incentiva o empreendedor a se capacitar melhor para cumprir os ritos licitatórios – que não consistem em mera burocracia, já que seguem a legislação vigente.
Além disso, engana-se quem acredita que o governo pode preferir adquirir produtos e serviços de grandes fornecedores. Sob a perspectiva do desenvolvimento econômico sustentável, o incentivo aos pequenos negócios é fundamental. De fato, essa nova tendência na Administração Pública está evidenciada nas regras para a realização de compras exclusivas e a priorização de contratação de MPEs, MEIs e agricultores familiares, contidas na Lei Complementar nº 147/2014. Falando em legislação, o futuro candidato a vender para o governo também deve conhecer o que diz a Lei Complementar nº 123/2006, principalmente o que está contido no seu Capítulo V, que trata das aquisições públicas.
A necessidade da licitação
A grande diferença entre vender para uma pessoa física ou empresa privada e para o governo é que, em boa parte dos casos, o último exige a participação em licitação pública, de modo a atender aos vários princípios da disputa, entre eles o da isonomia – igualdade entre os concorrentes e escolha da proposta mais vantajosa para o órgão.
A concorrência por meio de licitação se traduz em respeito ao erário público – isto é, à totalidade dos recursos financeiros públicos – e, no fim das contas, ao dinheiro do contribuinte, que somos todos nós – incluindo os próprios participantes da licitação. Por isso, é necessário cumprir algumas exigências para participar dos certames.
Como participo?
O primeiro passo é buscar oportunidades de negócios. Constantemente, muitos órgãos e portais de governo divulgam a abertura de novas compras. Portanto, saiba onde são publicadas as oportunidades e crie uma rotina – diária, de preferência – para busca por esses anúncios. Uma dica: inscreva-se para receber notificações de novas licitações, caso o site ofereça o serviço.
Ao identificar uma chance, o empresário deve ler atentamente o edital para participar da fase de habilitação. Esse é o momento de ele conferir se atende a todos os requisitos, o que inclui possuir a documentação exigida, que pode estar relacionada, por exemplo, a sua habilitação jurídica, capacidade econômico-financeira e qualificação técnica, ou mesmo estar em dia com suas obrigações fiscais e trabalhistas. Também deve se atentar aos prazos de cada etapa para não ser desclassificado da corrida pelo contrato.
Importante: abaixo, este artigo destaca sistemas de compra disponibilizados pela Administração Pública Federal. Muitas autarquias e empresas de economia mista têm seus próprios sistemas ou utilizam sistemas de terceiros com suas próprias tecnologias.
Como faço meu cadastro no Sicaf?
Desde 2018, as micro e pequenas empresas que vendem seus produtos e serviços para a Administração Pública Federal devem se cadastrar por meio digital. Para isso, elas precisam acessar o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf).
Confira o passo a passo para fazer o seu cadastro e participar como fornecedor interessado nas compras realizadas por qualquer órgão ou entidade do SISG, o Sistema de Serviços Gerais.
O Sistema de Serviços Gerais (SISG) é um dos vários mecanismos voltados para atividades auxiliares responsáveis pela execução de ações de cunho transversal. Ele corresponde ao conjunto de órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, e tem como atribuição a gestão de serviços gerais, que compreendem licitações, contratações, transportes, comunicações administrativas, documentação e administração de edifícios públicos e de imóveis. Já o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) é um instrumento informatizado de apoio às atividades operacionais no âmbito do SISG, responsável pela modernização da área de Logística e de Serviços Gerais na Administração Federal. (Fonte: Compras.gov.br )
Como eu tenho a minha conta verificada no Gov.br?
Uma das exigências para participar das compras governamentais é possuir uma conta ativa na base de dados “Gov.br”. Confira como realizar a verificação para participar dos processos de compras.
Vale lembrar que, além de estar do lado do empreendedor brasileiro, o Sebrae também oferece consultoria para ações de governo que se traduzam no fomento da economia e desenvolvimento do país. Um exemplo é a nova versão do Compras.gov.br , modernizado pelo governo federal em parceria com o Sebrae.
Como eu faço o cadastro no Compras.gov.br?
Participar das compras governamentais envolve a preparação do empresário. Aprenda agora como fazer corretamente o seu cadastro no Compras.gov.br e se habilitar como fornecedor.
Saiba mais:
Tipos de compras da Administração Pública
Vale ressaltar que as licitações diferem entre si conforme o tipo. Elas podem ser divididas nas seguintes modalidades:
- Menor Preço: o critério de seleção é o valor mais baixo para a administração pública;
- Melhor Técnica ou conteúdo artístico: a empresa vencedora deve mostrar maior capacidade – geralmente intelectual – para entregar o produto ou serviço;
- Técnica e Preço: melhor proposta financeira atrelada à média das notas atribuídas na classificação individual nos critérios Menor Preço e Melhor Técnica.
- Maior retorno econômico: Considerar a maior economia, além de a remuneração estar atrelada a um percentual proporcional à economia obtida durante a execução do contrato.
- Maior desconto: carrega como referência o preço global cravado no edital de licitação. Já o desconto é dado nos termos aditivos, quando houver
Outro ponto importante é que nem todo processo de compra segue os mesmos ritos da licitação convencional. O governo pode captar fornecedores privados por outros meios, como pela carta-convite, por exemplo. Alternativamente, pode comprar dispensando a licitação, facultando a legislação o fornecimento de um produto ou serviço de valor muito irrisório para justificar o custo e tempo dispendidos em uma licitação. As situações emergenciais também representam uma exceção à exigência de licitação.
Agora que você consegue identificar um novo universo para os seus negócios, que tal se preparar com a qualidade das capacitações desenvolvidas pelo Sebrae?
Aprenda tudo sobre as compras governamentais com o curso que o Sebrae desenvolveu para capacitar você que é MEI e empreendedor de Micro e Pequena Empresa.
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Como vender mais na Black Friday: estratégias para o sucesso
A Black Friday é um evento anual aguardado com ansiedade por consumidores e lojistas. É a maior temporada de vendas do ano. A data vai se aproximando e a expectativa de promoções imperdíveis aumenta, uma oportunidade de ouro para você, empreendedor e empreendedora, aumentar as suas vendas. Se você deseja aproveitar ao máximo essa data e descobrir como vender mais na Black Friday em 2023, leia esse artigo até o final e aprenda estratégias poderosas que irão ajudá-lo a se destacar e aumentar suas vendas.
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Baixe planilha gratuita de precificação para vender nos marketplaces
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
December, 2023
Empresários adotam medidas para evitar o coronavírus
Devido à pandemia de Covid-19, ou novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pequenos negócios precisaram se adaptar para minimizar os efeitos das determinações das autoridades de saúde e conter o avanço da doença. Para não oferecer risco aos clientes e aos funcionários, empresas adotaram algumas medidas para evitar uma queda ainda maior no faturamento. Para enfrentar a crise, o serviço de delivery de comida italiana em Brasília Tomatino da Nonna apostou em promoções e facilidades para os clientes. A dona do negócio, Maria Amélia Arena, diz que uma das maiores preocupações é incentivar as pessoas a ficar em casa. "Em momentos de crise, os empresários têm a tendência de querer ganhar mais dinheiro e aumentam os preços. Nós baixamos os preços e fizemos uma promoção online evitar a movimentação de pessoas em restaurantes. Então, agora, quem compra quatro porções, já com o preço reduzido, ganha a quinta. É uma quantidade suficiente para alimentar uma família de até seis pessoas que está em casa", afirma. As entregas também são realizadas de forma diferenciada para evitar o contato direto com os clientes. O pagamento deve ser feito previamente por transferência bancária ou cartão de crédito para dispensar o uso de máquinas de cartão. Além disso os entregadores, que passaram a usar máscara e luvas, deixam as encomendas na portaria dos edifícios ou do lado de fora das residências. Maria Amélia conta que a preocupação se estende aos funcionários que trabalham na produção dos pratos. Quem usa transporte coletivo foi liberado do trabalho e quem tem veículo particular ganha um adicional para arcar com o combustível. "Acreditamos que, se cada um fizer um pouquinho, tudo melhora, inclusive esse pânico que estamos vivendo. Nesses momentos, precisamos desses pequenos atos de cuidado com o próximo, por isso nós nos adiantamos e estamos fazendo o possível para evitar a propagação do vírus", completa a pequena empresária.
November, 2023
Como adotar práticas ESG e se tornar uma marca responsável
O ESG (Environmental, Social and Governance) é um termo que sintetiza preocupações com questões relacionadas ao meio ambiente, social e governança. É essencial que as pequenas e médias empresas atuem dentro das boas práticas de ESG. Environmental ou meio ambiente diz respeito a uma atuação de baixo impacto ambiental. O social está relacionado à responsabilidade social e à atuação junto aos colaboradores e à comunidade. Já governance ou governança se baseia na transparência, prestação de contas, ética e na gestão eficiente e efetiva. Atualmente, investidores e sociedade esperam uma nova postura das empresas. Ser responsável e manter boas práticas de ESG é um diferencial que traz algumas vantagens, como: Incentiva investimentos Geralmente, as empresas que adotam práticas ESG são estáveis e têm um maior controle dos seus gastos e custos. Elas transmitem mais segurança para investidores e clientes. Performance financeira Um fator leva a outro. Com mais investimentos, melhor a performance financeira. Empresas com práticas de ESG focam mais na performance, na otimização de processo, o que poupa recursos. Fortalecimento do relacionamento com cliente Uma boa reputação fideliza e atrai mais clientes, já que eles se identificam com os valores da organização. Retenção de talentos Como o ESG promove a qualificação e o cuidado com os colaboradores, a empresa consegue reter seus talentos e promover um clima organizacional de qualidade. Diminui o desperdício A redução de custos está presente nos três eixos do ESG, de maneira que acabam promovendo novos hábitos e uma mudança da cultura organizacional sustentável. Também é possível reduzir riscos financeiros, já que a empresa passa a ter uma postura mais consciente, seja no uso dos seus recursos ou no controle das suas ações. Como criar uma marca responsável? Confira boas práticas para se criar uma marca responsável de acordo com os pilares do ESG: Meio ambiente Você pode adotar um modelo de negócio com base na ecoeficiência, propondo, por exemplo, a diminuição do consumo energético e hídrico, evitando desperdícios ou incentivando o uso de garrafas e copos de vidro em vez de plástico. Social Promova a diversidade e a inclusão. Invista na qualidade do ambiente de trabalho. Ofereça condições e segurança no contrato de trabalho dos seus colaboradores. Opte por fornecedores locais e faça parcerias. É uma maneira de contribuir para o desenvolvimento econômico da sua cidade. Governança Defina e promova regras de conduta ética para que todos os colaboradores tenham comportamento adequado e alinhado com os valores da empresa. Faça um planejamento dos gastos e mantenha o controle e a avaliação constante. O ESG não é apenas para as grandes empresas, todo empreendedor deve ter responsabilidade com seu negócio e reverter em boas práticas para a sociedade. Além de ser apropriado, é estratégico e um diferencial que pode atrair investidores e clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Sustentabilidade: a prática que só gera vantagens 5 tendências para uma indústria de moda mais digital e sustentável
October, 2023
O que é PLR no marketing digital
PLR é a sigla para Direitos de Marca Própria ou Private Label Rights. São infoprodutos com licença de propriedade intelectual, que você adquire e pode modificar e revender no mercado. PLR é um conceito utilizado na comercialização tanto de produtos físicos quanto digitais. No entanto, no marketing digital e de afiliados, ele popularizou-se nos últimos anos com os infoprodutos que podem ser customizados e revendidos. Eles podem ser e-books, cursos on-line, vídeos, landing pages, infográficos, podcasts, entre outros. Quando um infoprodutor opta por um PLR, ele não cria um conteúdo original. Ele adquire os direitos de uso e revenda do material, podendo assim customizar e utilizar como quiser. Uma das vantagens é que ele não precisa investir na produção e pode trabalhar com foco no marketing digital do infoprodutos. Além disso, aumenta a agilidade e escala na produção do conteúdo. Como você já parte de um conteúdo pronto, você ganha tempo, afinal, produzir conteúdo requer dedicação, planejamento e outros fatores. Basta adaptar o material que você comprou à sua identidade e necessidade. Diminuindo esse tempo de produção, também reduzem os custos envolvidos no processo. Por exemplo, se você for fazer um vídeo, precisa ter uma câmera, iluminação, cenários, equipamento de edição, entre outros. O PLR acaba sendo ideal para quem está iniciando seu processo de empreendedorismo e deseja escalar sua produção, com baixo custo. Para decidir qual é o melhor PLR, você precisa, antes de tudo, conhecer o seu público-alvo, o seu nicho de mercado. Quanto mais próximo do seu cliente, menos adaptações serão necessárias no PLR. Lembre-se de ter atenção com a qualidade e a reputação do PLR para não ter problemas futuros. Uma das desvantagens desse tipo de produto é, exatamente, a baixa qualidade. Como o PLR é feito para que outros infoprodutores façam a adaptação e revendam, pode ser que ele fique muito genérico e superficial. Outro problema pode ser o conteúdo semelhante em vários tipos de PLR. Para ter sucesso, o ideal é diferenciar o seu produto, trazer algo novo e relevante ao cliente. Uma dica é utilizar o PLR ao longo do funil de vendas, como brindes e incentivos para que os leads se cadastrem na sua lista de e-mails e, assim, você comece um relacionamento mais próximo com eles. Outra opção é para quem deseja criar um curso on-line mas não tem as habilidades necessárias ou tempo para fazer. Você também pode optar por criar um PLR para outros negócios e afiliados. Entretanto, para isso, é preciso ter experiência e conhecimento na temática do infoproduto para que ele seja de qualidade e atraia potenciais revendedores. Percebe-se que o PLR é mais uma alternativa dentro do marketing digital. Você pode focar nele ou utilizá-lo ao longo da sua estratégia. A garantia do sucesso está no bom planejamento e acompanhamento das métricas das suas ações. Conhecendo seu público, adaptando, testando e avaliando, é possível saber se você está indo pelo caminho certo ou se deve fazer ajustes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Quais os benefícios do mercado de afiliados para o empreendedor? Varejo on-line: o programa de afiliados