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Finanças | ACESSO A SERVICOS FINANCEIROS
Concessão de crédito: Crescimento ou dívida?

Entenda como o empréstimo pode ser uma forma saudável para garantir o crescimento da sua empresa e potencializar suas vendas.

· 07/12/2022 · Atualizado em 23/02/2023
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O universo do empreendedorismo é vasto e repleto de tomada de decisões. Um equívoco pode comprometer muito a sua empresa. É por isso que, antes de decidir algo, o empreendedor deve ter um mínimo de planejamento.

Várias instituições financeiras oferecem linhas de crédito para empresas, mas afinal, será que vale a pena mesmo a contratação de um empréstimo? O Sebrae te explica!

E as notícias sobre esse tema são boas, o Governo Federal aprovou, no final de abril, uma medida provisória (MP) que promove R$ 23 bilhões em financiamentos para micro, pequenas e médias empresas, além dos microempreendedores individuais (MEIs).

A MP de crédito destinará R$ 21 bilhões ao Programa Emergencial de Acesso ao Crédito, por meio do Fundo Garantidor para Investimentos.

Quando devo solicitar um empréstimo?

Para pedir um empréstimo ou financiamento, o empreendedor deve ter bem definido quais são os objetivos. Você precisa pagar uma dívida? Quer alavancar seus negócios? Ainda que seja para resolver pendências financeiras, não decida por impulso, organize as suas finanças para poder se comprometer com um empréstimo.

Lembre-se que o objetivo do crédito é dar aquela famosa “mão na roda” para a sua empresa e não ser o causador de mais um prejuízo. Então, é preciso de uma ordem para o pagamento das parcelas.

Dito isso, vamos explicar como o empreendedor pode utilizar o crédito de maneira saudável e garantir o crescimento da sua empresa. 

1. Investimento em equipamentos

Uma das oportunidades de investimento está diretamente relacionada com a compra de equipamentos e ferramentas de trabalho. A qualidade do seu suporte técnico implica na produção e, consequentemente, nos lucros. 

Suponhamos que você trabalha em uma loja que confecciona camisetas a partir da sublimação, então você precisa de uma prensa térmica de qualidade para executar o seu trabalho. Certo?

Mas, e se a sua prensa quebrasse ou não funcionasse como o esperado? Como você faria a sublimação das camisetas? Logo, a concessão de crédito seria bem-vinda para o conserto do equipamento.

Mas não é só em caso de imprevistos que o empréstimo deve ser acionado. Sempre que houver o desejo do empreendedor em renovar o seu maquinário, para viabilizar uma produção maior em número e qualidade, o investimento é super válido.

2. Manutenção

O empreendedor deve conhecer o seu negócio como ninguém! Sendo assim, ele saberá exatamente quais aspectos da sua empresa precisam ser trabalhados de forma preventiva. Ou seja, antes de ter um problema de fato. 

Existem três tipos de manutenção mais comuns em lojas ou estabelecimentos:

- Preventiva – aquela em que se previne um acontecimento (ex: renovar a fiação elétrica para evitar riscos de incêndio ou curto-circuito). 

- Corretiva – aquela para corrigir um problema já existente (ex: trocar os telhados para combater a incidência de goteiras no período da chuva).

- Estrutural –
aquela que aprimora a estrutura e estética da empresa (ex: trocar a placa, pintar a fachada da empresa, etc).

3. Tecnologia

E que tal usar tecnologias digitais para tornar os processos de trabalho mais ágeis? Essa pode ser uma grande estratégia para a sua empresa!

Você pode automatizar suas vendas por meio de um site ou utilizar softwares de gestão para organizar seu fluxo de caixa e demais setores organizacionais. 

Observe quais tecnologias se adaptam ao seu negócio e não tenha medo de investir em algo que possa potencializar suas vendas no mercado. O suporte tecnológico faz parte da maioria do cotidiano de micro e pequenas empresas.

4. Ferramentas digitais

Aumente a sua produtividade e o marketing do seu negócio com o uso de ferramentas digitais. Existem várias possibilidades de aumentar a visibilidade do seu negócio com o marketing, por meio da contratação de agências.

O próprio fato de impulsionar posts nas redes sociais e o que está em alta no Instagram: contratação de influenciadores digitais. 

Para todas as sugestões, um ponto em comum: investimento financeiro. É válido ainda, dentro dessa vertente, investir em gestão de relacionamento para proporcionar uma experiência satisfatória ao seu cliente e gestão financeira para organizar as entradas e saídas do seu empreendimento.

5. Benchmarketing

Por fim, a nossa última dica se concentra em Benchmarking ou estudo de concorrência. Com esta prática, você analisa qual o seu diferencial do seu concorrente, o que ele oferece e você não?

Dessa forma, você busca parâmetros para estudar como pode melhorar seus resultados e a eficiência dos processos de trabalho da sua empresa.

Esta técnica te dá mais conhecimento de mercado e te ajuda a identificar quais são as tendências do momento para o seu setor de atuação.

Gostou das nossas dicas? Então agora você já sabe que solicitar crédito pode ter muitas funções além de te “tirar do sufoco”. Conheça também o Prospera Finanças – o crédito para o seu negócio crescer e conheça algumas opções de crédito que podem salvar a sua empresa. Sebrae, o nosso compromisso é alavancar os seus negócios. 

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