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Inovação | INOVAÇÃO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Conheça a história da primeira loja virtual de móveis do Brasil

Transformar a LojasKD em e-commerce foi a ideia revolucionária do CEO, Thiago Fiorin, para fazer o estabelecimento crescer.

· 30/08/2016 · Atualizado em 14/10/2022
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Margaret Silva é uma blogueira e dona de casa de uma cidade pequena na Bahia. Em 2013, ela teve a ideia de converter um quarto vazio de sua casa em um closet de roupas, mas não conseguia, de jeito nenhum, encontrar um carpinteiro qualificado que terminasse o projeto em algumas visitas.

Se você já precisou comprar móveis, sabe a dificuldade que Margaret enfrentou para conseguir a peça ideal para o espaço dela: é 8 ou 80. De um lado, designers com itens limitados, às vezes, bem caros; de outro, grandes varejistas onde dificilmente encontra-se o que se quer.

Thiago Fiorin, de Curitiba, parece ter previsto a solução para isso com dez anos de antecedência.

Em 2003, as quatro lojas de móveis de Nelson, primo de Thiago, estavam enfrentando dificuldades. O mercado crescia devagar, a margem de lucro era baixa. Thiago prometeu que a internet impulsionaria o negócio e convenceu o primo a transformar a LojasKD em um e-commerce – o primeiro de móveis do Brasil -, por meio de uma plataforma de gestão de vendas que o próprio Thiago empreendeu com alguns colegas de faculdade. Sim, ele estava convertendo um novo cliente.

E deu certo. Em cinco anos, as vendas on-line tornaram-se a principal fonte de renda da LojasKD. Em nove, a única. Desde que nasceu, a LojasKD já entregou quase 500 mil móveis em casas de quase 200 mil famílias.

Se o número parece alto, saiba que esse é só um pedaço do caminho. Para alcançar o sonho grande de ser a empresa que auxilia o maior número de brasileiros a mobiliar casas, Thiago ainda precisou enfrentar os desafios do crescimento, como qualquer bom empreendedor.

Um giro de 180º

O ano de 2012 foi o momento de pivotar o negócio para um modelo exclusivamente de e-commerce. Foi também quando Thiago e seus sócios liquidaram a empresa anterior, na época com 60 funcionários. Os dois primos, então, reuniram-se com um investidor e decidiram que Thiago seria a pessoa ideal para liderar o futuro do negócio, assumindo a posição de CEO e fazendo a LojasKD crescerem, em média, 35% nos últimos três anos.

Em pouco tempo, a empresa foi se transformando em uma startup. Em entrevista a Gazeta do Povo, Thiago explicou: “A antiga organização, de dono e funcionários, foi substituída pela administração similar às empresas digitais, com departamentos e gestores, com remuneração variável e mudança da cultura interna, em que todos, agora, assumem o negócio como próprio, com envolvimento e participação.”

Só que para ser uma grande sacada, não bastaria só transformar uma atividade tradicional – o varejo de móveis – em um novo modelo de negócios, quando as pessoas ainda tinham pavor de colocar número de cartão de crédito em site.

O primeiro pulo do gato foi reproduzir, no virtual, a experiência da loja física da forma mais fiel possível. Por exemplo: todo mundo abre armário para ver as divisórias, quando está comprando pessoalmente.

No e-commerce, então, tem que ter foto da parte de dentro. As pessoas não levam trena para ver se o móvel vai caber no espaço? Na descrição do produto, as medidas têm que estar na cara. E isso fez com que a indústria se mexesse junto. Mas, nada foi tão inovador quanto apresentar os itens em ambientes de casa já decorados.

Decoração para todos

Hoje, a LojasKD é a única plataforma dedicada inteiramente a móveis para casa. O mecanismo de busca para ambientes decorados permite aos clientes navegarem por cinco mil interiores montados, que passam por uma curadoria cuidadosa para garantir que eles imaginem como os cômodos podem ficar – da suíte de casal à área de serviço.

Do ponto de vista do cliente, é a inspiração que confirma que qualquer um pode aventurar-se como decorador. São casos como o da Margaret, uma cliente real que conseguiu visualizar o closet dos sonhos, selecionar os itens e materiais favoritos, inserir as dimensões do espaço e receber tudo em 15 dias úteis para montar com o marido – só eles dois e o manual de instruções.

Do ponto de vista do negócio, esse é um incentivo para a compra de mais de um item na jornada do consumidor. Dá certo: mais de 50% compram itens de um ambiente decorado, em vez de móveis individuais. O foco on-line da LojasKD também os permite oferecer mais variedade – são mais de 25 mil produtos.

Eis que vem a cereja do bolo: esse volume todo, sem preocupar-se com despesas de estoque. Isso porque a empresa opera num sistema de cross docking, que dá a ela mais flexibilidade e agilidade, em comparação com a maioria dos concorrentes. São 180 fornecedores, 30 transportadoras e centros de distribuição espalhados pelo país inteiro.

Com isso, a LojasKD também ajuda a desenvolver uma cadeia de pequenas e médias empresas do fornecimento e logística de móveis que não conseguiriam ampliar seus mercados tão facilmente por meio das grandes varejistas.

Realizações

E é para chegar lá aprendendo com quem mais entende, que Thiago Fiorin acaba de tornar-se o mais novo Empreendedor Endeavor. Em dezembro de 2015, no México, passou pela última etapa do processo de seleção de empreendedores com potencial de alto impacto, o Painel de Seleção Internacional (ISP), onde foi avaliado pelos maiores especialistas em negócios do mundo.

Localmente, Thiago passou por várias etapas de análise de perfil, do potencial de execução, escala e inovação da empresa.

Com a aprovação, ele passa a contar com o apoio da Endeavor e de uma rede de mentores, que o ajudarão a se tornar um exemplo cada vez mais forte para novos empreendedores e a levar a LojasKD para patamares ainda mais altos.

Conteúdo feito em parceria com a Endeavor Brasil


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