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Fri Aug 04 17:47:53 BRT 2017
Organização | NORMA ISO
Conheça as normas para o exercício do comércio eletrônico

Para oferecer melhores serviços no mercado virtual e conquistar novos clientes, o empreendedor precisa conhecer a legislação do setor.

· 19/08/2015 · Atualizado em 04/08/2017

Para quem deseja atuar no comércio eletrônico, ele oferece vantagens a empresários e consumidores. Rápido, moderno e eficiente, o e-commerce é uma ótima oportunidade de iniciar ou ampliar o seu negócio. Mas, para que se tenha sucesso e bons resultados, é preciso seguir normas que garantam o seu exercício.

O e-commerce é caracterizado por disponibilizar uma plataforma digital com várias opções de produtos e modalidades de compra, seja por débito em conta, boleto bancário ou cartão de crédito. 

Comprar pela internet ficou cada vez mais fácil e os empreendedores utilizam essa ferramenta para proporcionar conforto ao consumidor, principalmente aquele que dispõe de pouco tempo.

Confira a seguir informações da norma ABNT NBR ISO 10008, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para o exercício do comércio eletrônico e aproveite dicas para implementação do e-commerce.

Sistema de transação

Como todo estabelecimento comercial, o e-commerce conta com normas a serem seguidas para proporcionar segurança ao consumidor, conforto e melhores serviços. 

O sistema de transação do comércio eletrônico consiste na forma como o produto é comercializado e oferecido ao consumidor e, para isso, há a ABNT NBR ISO 10008, que informa e capacita o empresário a implementar esse tipo de empreendimento.

Nesse processo de construção da plataforma de vendas pela internet, é fundamental que o sistema de transação obedeça aos seguintes critérios de normatização:

  • Contar com profissionais capacitados;
  • Contar com o sistema de cadastro, pagamento e entrega sincronizados;
  • Oferecer acesso seguro e sem o envio de vírus;
  • Disponibilizar informações seguras;
  • Oferecer suporte de atendimento ao consumidor;
  • Contar com hardwares e softwares eficientes;
  • Capacitar fornecedores a prestar serviços de informação adequados.
Implementação

Antes de dar o primeiro passo para a construção de uma loja virtual, portanto, é fundamental conhecer as normas para o exercício do e-commerce.

Com esse conhecimento, o empreendedor poderá partir para o planejamento, pois com ele é possível identificar o público de interesse e a melhor tecnologia a ser utilizada para atender e oferecer serviços de qualidade.

Além disso, outra dica importante é contar com especialistas em diferentes áreas, como marketing digital, gestão de relacionamento com o cliente e tecnologia da informação.

Mas não basta apenas ter boa apresentação da empresa e do produto no site, é fundamental que o ambiente seja atualizado com frequência, uma vez que os clientes querem novidades, sejam por meio de notícias ou anúncios de produtos. 

Vantagens do e-commerce

Vender pela internet apresenta vários benefícios, sendo uma boa opção para empresas que procuram prestar serviços diferenciados. Conheça algumas vantagens de empreender pelo mercado digital:

  • A empresa ganha chances de ser reconhecida nos mercados nacional e internacional;
  • A compra pode ser feita em qualquer hora do dia;
  • Facilidade no oferecimento de produtos e diminuição de custos de entrega;
  • Informações fáceis de serem acessadas por dispositivos móveis;
  • O cliente adquire produtos com melhores preços;
  • O consumidor pode comparar preços pela internet de forma instantânea.
Satisfação e necessidade

Ao implementar o comércio eletrônico, primeiramente deve ser identificado o nicho de mercado a ser alcançado e o perfil dos consumidores desse segmento.

Desse modo, o responsável deve levar em conta as exigências, necessidades e desejos de seu público-alvo.

Fraudes e crimes eletrônicos são muito comuns nessa modalidade de compra, por isso, a qualidade nas informações e na segurança no ato da compra são investimentos necessários a quem quer expandir suas vendas no setor. 

O cliente satisfeito é aquele que conta com um bom atendimento, tendo suas sugestões e dúvidas atendidas com eficiência, qualidade e seriedade.

É por essa razão que os meios de comunicação com os fornecedores devem estar apresentados no site de forma dinâmica e moderna. 

Dispor de mecanismos como chat virtual, ouvidoria e espaços para comentários de avaliação do produto são excelentes opções para o site de vendas, pois aprimora o relacionamento com o cliente.

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