this is an h1

this is an h2

Sun Mar 26 21:55:04 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
Conquiste mais clientes no exterior com uma estratégia de prospecção

A prospecção de clientes no exterior deve ser feita com planejamento e estudo, preferencialmente com apoio de profissionais competentes.

· 23/03/2023 · Atualizado em 26/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Atuar no comércio exterior é uma boa alternativa de negócios para muitos empreendedores. Com o avanço das tecnologias, conquistar clientes no mercado internacional tornou-se mais fácil. Atingir este objetivo depende de estratégias de marketing internacional e a boa notícia é que esta ferramenta está ao alcance de empresas de todos os portes e setores. 

A prospecção de clientes no exterior deve ser feita com planejamento e estudo, preferencialmente com apoio de profissionais competentes. São boas alternativas de negócios as plataformas de negociação comercial, associações de exportadores e programas de incentivos do governo. 

Ferramentas digitais de marketing internacional  

Com as tecnologias se tornando cada vez mais poderosas e populares, existem hoje diversas ferramentas digitais que podem auxiliar o processo de exportação. Conheça algumas delas: 

  • Google Analytics: permite fazer análises do tráfego do seu site ou blog, por exemplo, facilitando o direcionamento de estratégias de marketing adequadas ao seu público internacional. 
  • Google Trends: informa sobre tendências de pesquisas que estão sendo realizadas pelo Google em um determinado período de tempo. Dessa maneira, é possível captar informações sobre as tendências atuais e previsões de tendências futuras. 
  • Global Market Finder: esta ferramenta bem direcionada para a exportação, permite encontrar locais onde seu produto é bem procurado, com informações sobre dados estatísticos e outros recursos. 
  • Redes sociais: além das ferramentas citadas, o uso das redes sociais e do website do seu negócio pode ser um grande veículo de captação de clientes no exterior. 

Associações de exportadores   

As associações setoriais acumulam grande conhecimento e experiências compartilhadas entre os associados nas vendas para o exterior. Para as empresas iniciantes, uma boa alternativa é se associar às entidades e buscar atalhos para iniciar o processo de importação. A ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção das Exportações - tem programas setoriais de incentivo à exportação desenvolvidos junto com as associações. Você pode conferir se o seu produto já está inserido nestes programas na página da Apex. 

A parceria da ApexBrasil com a CECIEx (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras) tem o projeto Brazilian Suppliers, que proporciona acesso às empresas comerciais exportadoras e a trading companies especializadas e com experiência na exportação.  

Plataformas de negócios 

Algumas plataformas de negócios para comércio exterior estão sendo muito buscadas por empresários e empreendedores. Como exemplo podemos citar a Connect Americas, que atua como facilitadora de crescimento do seu negócio para os países da América Latina. Você pode buscar outras alternativas de plataformas na página Jornada do Exportador, da Plataforma de Financiamentos para Comércio Exterior, da Ocean360. 

Programas do governo 

O governo brasileiro proporciona diversos programas de apoio para as micro, pequenas e médias empresas interessadas em buscar clientes no exterior e aprimorar suas estratégias de marketing internacional. 

A Apex tem o programa de capacitação das empresas PEIEX, que prepara o empresário e seus funcionários nas diversas áreas de conhecimento do comércio exterior, incluindo legislações, certificados e habilitações necessárias, aspectos tributários e logística. 

O Sebrae também apoia empresas por meio de metodologias e trilhas de conhecimento para a expansão da sua empresa de empresas para o exterior, com preparação e organização de feiras e rodadas de negócios internacionais.  

O Banco do Brasil, por meio dos programas de financiamento de incentivo à exportação Proex/Proger e seus escritórios especializados em comércio exterior, também leva conhecimento e apoio às empresas para a exportação. 

O Brasil oferece um bom apoio às empresas interessadas na internacionalização dos seus negócios. Empresários e empreendedores devem ficar atentos a todas as possibilidades de apoio à sua estratégia de expansão com marketing internacional. Se você quiser saber mais informações sobre as possibilidades de internacionalização do seu negócio e sobre a busca de clientes no exterior, fale com um dos consultores do Sebrae e inicie sua jornada de exportação! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?