this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 17:19:42 BRT 2023
Empreendedorismo | RURAL
Consultoria realizada pelo Sebrae promove o crescimento do seu negócio

Conheça o caso de sucesso da Engenho Café do Açaí, empresa que produz café utilizando o caroço do açaí como matéria-prima e conquistou o mercado brasileiro.

· 11/01/2023 · Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

O café é uma bebida mundialmente conhecida e uma das mais consumidas no planeta, perdendo apenas para a água. É tão adorada que o dia 14 de abril foi reservado para homenageá-la. 

Seja pura, pingada (com leite), cappuccino, espresso, não importa. O café é sem dúvidas, uma grande paixão. Empreender no ramo pode ser um ótimo negócio, desde que apresente diferenciais competitivos. E por que não, vender café que não vem do cafeeiro, mas do caroço do açaí? Isso mesmo!

Essa variedade ainda não muito popular promete conquistar o coração de muitos consumidores. Tudo indica que a iguaria surgiu no interior do Pará. Com o café em falta na região, agricultores locais decidiram usar o caroço do açaí como matéria-prima na produção. 

A fabricação do café de açaí passa por um processo similar ao tradicional. Primeiro, os grãos do fruto (na cor escura) são selecionados e deixados no sol para secar e perderem os pelos. Também são peneirados com frequência. 

Depois, inicia-se a fase de torrefação para, então, os grãos serem moídos e embalados. O sabor é um pouco mais ácido, mas ganha do café no quesito valores nutricionais. Um café à base de açaí tem presentes as vitaminas B1 e B12. 

Além disso, o aproveitamento da semente do fruto para a produção da iguaria traz inúmeros benefícios, como o fortalecimento da agricultura familiar, da economia local, e também o de gerar uma nova fonte de renda e benefícios ao meio ambiente. 

Um exemplo de sucesso dessa produção vem do Engenho Café do Açaí, empresa localizada no Amapá, que reutiliza o caroço do açaí como alternativa para a produção do café. 

Para se posicionar no mercado e atrair clientes, o empreendimento recebeu do Sebrae uma consultoria de recomendação com o objetivo de realizar um diagnóstico da situação da empresa. 

O estudo apresentou uma análise de SWOT e conselhos técnicos que envolvem a gestão e inovação. A entidade executou, também, consultorias para a formação do plano de negócio, precificação e do custo do produto. 

Foi identificada, ainda a necessidade de reformular a marca e fazer o registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O Sebrae também realizou a consultoria para a elaboração de nova embalagem e a criação do rótulo contendo as informações nutricionais exigidas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

“Além do trabalho técnico, o relacionamento pessoal foi determinante para o êxito do trabalho. É gratificante, hoje, observar o produto nas prateleiras de panificadoras e mercados de Macapá”, disse Augusto Cantuária, colaborador de atendimento e relacionamento do Sebrae Amapá. Conheça a história completa aqui.

Quer receber um atendimento do Sebrae e destacar as oportunidades do seu negócio? Entre em contato com o Sebrae mais próximo ou ligue: Central de Atendimento (0800 570 0800).


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?