this is an h1

this is an h2

Thu Feb 17 19:35:20 BRT 2022
Empreendedorismo | COMÉRCIO
Cresce o consumo e a exportação de frutas exóticas brasileiras

Com mercado crescente no Brasil e exterior, esses alimentos nutritivos e incomuns são cada vez mais um bom negócio

· Atualizado em 17/02/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

Ouça "podcast_futas_exoticas" no Spreaker.

Olá, seja bem-vindo ao podcast do Sistema de Inteligência e Mercado. Hoje nós vamos falar sobre alimentos nutritivos e incomuns que estão virando um verdadeiro sucesso no Brasil e no exterior. São as chamadas frutas exóticas.

Elas têm esse nome por apresentarem aparência excêntrica com formatos, cores e texturas distintas daquelas com as quais estamos habituados. Algumas nem são de origem brasileira, mas se adaptam ao nosso solo. Outras, em contrapartida, são nativas e mais populares nas regiões em que são cultivadas.

Por esses motivos, são frutos vendidos em escala local, raras em mercados e feiras, mas que muitas vezes acabam caindo no gosto nacional.

O último Censo Agropecuário, divulgado em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou quatro frutas exóticas que já começaram a ter uma produção considerável no Brasil.

A lichia foi a campeã, com 5.103 toneladas, seguida pela atemoia, com 4.840 toneladas, a amora, com 2.796 toneladas e, por último, a pitaia, com 1.459 toneladas.

Para você, pequeno agricultor que pensa em comercializar frutas exóticas, o mercado é crescente até mesmo no exterior. De acordo com a Apex-Brasil e a Abrafrutas, o Reino Unido é um mercado em potencial para manga, mamão, pêssego, nectarina e frutas vermelhas.

Dois fatores são determinantes para isso: a mudança de hábitos de consumo alimentar dos britânicos e o Brexit, que trouxe barreiras sanitárias aos produtos da União Europeia, atualmente a principal exportadora para o país.

Mas para quem ainda não está mirando o mercado internacional, outro nicho de grande relevância para as frutas exóticas é o da gastronomia. Pois é! Muitos chefs de cozinha as utilizam como incrementos para receitas tradicionais. Ou seja, há oportunidades e potencial para empreender no ramo, não é mesmo?!

Antes de terminar este podcast, vai uma dica. Para obter sucesso no setor, um dos pré-requisitos é paciência. Plantar e colher frutas exóticas requer planejamento. Estude bastante sobre o processo de produção de cada uma, inclusive se na sua região o solo é adequado para o plantio.

Além disso, é necessária uma certificação para atuar nesse mercado. É por meio dela que você garantirá a segurança sanitária daquilo que vende e as boas práticas da sua produção.

Quer saber mais sobre fruticultura? Fique atento às publicações do Portal Sebrae. E nosso no canal do Telegram https://t.me/sebraefruticultura


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?