this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 18:53:54 BRT 2023
Empreendedorismo | DESAFIO
Desafios e oportunidades na indústria de ração animal

Setor de ração animal é um dos que mais crescem com o aumento da demanda mundial por alimentos.

· 07/03/2023 · Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em pouco tempo, segundo a Organização das Nações Unidas, a população mundial chegará a 10 bilhões de habitantes, aumentando em 70% a demanda por alimentos.

Esse cenário exigirá mudanças no sistema de produção agropecuário. Um dos maiores desafios é fazer com que os rebanhos produzam mais, melhor, em menos tempo e em espaços menores. Nesse sentido, a indústria de ração animal tem papel fundamental para que sejam alcançados bons resultados.  

Não por acaso a nutrição animal é um dos segmentos do agronegócio que mais avança. Os produtores buscam, cada vez mais, dietas que aumentem a produtividade de suas criações.

Nesse sentido, quem pensa em empreender em setores relacionados à indústria de ração animal está diante de desafios e grandes oportunidades. Mas, como funciona a indústria de ração animal? 

Em primeiro lugar, é preciso entender os fatores essenciais para dar início e sustentabilidade a esse tipo de negócio. Estes são verdadeiros desafios: 

Elaboração de projeto 

Bem antes de começar a pensar em produzir, é preciso elaborar um bom projeto para a fábrica e garantir que ele será executado de maneira correta.

São necessários estudos aprofundados sobre a fórmula e os processos de produção ideais, além de uma equipe especializada no assunto, que seja capaz de conduzir tudo da maneira adequada.  

Gestão por indicadores 

São os indicadores que vão mostrar a evolução e o desempenho do negócio em relação às metas que foram traçadas. A partir do levantamento de dados, será possível verificar que processos e resultados devem ser aprimorados.

Os seguintes indicadores devem ser acompanhados: granulometria da ração; homogeneidade; produtividade da fábrica; Eficiência Geral de Equipamento (OEE) e garantia da qualidade. 

Capacitação técnica e de gestão 

Como a produção científica sobre como produzir ração animal é escassa no Brasil, torna-se também um desafio a qualificação técnica e a gestão das equipes de fábrica. Uma das soluções que vêm sendo aplicadas é a adaptação de pesquisas realizadas no exterior. 

Safra de grãos 

A safra de milho e soja (60-70% e 20% da fórmula, respectivamente) tem total influência sobre o custo de produção. Além das condições anuais das safras, o mercado de commodities e o câmbio têm impacto sobre os custos, afinal a indústria de ração animal necessita de matérias-primas que também são exportadas. 

Apesar das adversidades e dos desafios, há oportunidades interessantes na indústria de ração animal. A fabricação de produtos de origem animal no Brasil é uma das melhores do mundo, tanto na pecuária quanto na avicultura, suinocultura e piscicultura.

As vantagens competitivas do país são enormes e, entre as razões para isso, está justamente a produção de matéria-prima. 

Exemplos de oportunidades: 

  • Apesar do aumento da demanda de ração animal pelos russos e chineses, o que já é uma oportunidade, o consumo interno é o responsável pelo crescimento do setor a cada ano. 
  • A melhoria dos processos industriais (moagem, dosagem, mistura etc.) é capaz de agregar valor às rações, pois impacta diretamente na diminuição do custo de fabricação, favorecendo a relação custo-benefício dos processos e aumentando o retorno dos investimentos na área. 

Confira abaixo conteúdos do Sebrae que podem te ajudar com esse assunto: 

Ração bovina 

Nível de garantia para ração animal 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora