this is an h1

this is an h2

Tue Oct 11 21:14:29 BRT 2022
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Descobrindo a caixa de ferramentas do empreendedor

Neste artigo, o Sebrae traz algumas das principais ferramentas que podem ajudar você na gestão do seu negócio.

· Atualizado em 11/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

É fato que o empreendedorismo vem crescendo muito nos últimos anos, seja pela vontade de empreender, por necessidade ou por ambos os motivos. Esse cenário torna a realidade dos empreendedores bastante competitiva, com cada vez mais necessidade de inovação e criatividade. Então, para não comprometer a lucratividade, as empresas precisam otimizar seus recursos de tempo, de pessoal ou mesmo financeiros. É aqui que entra o papel das novas tecnologias, com ferramentas que auxiliam o empreendedor em vários processos na empresa.

Ao longo da história, a humanidade criou inúmeras ferramentas para sobreviver e soluções para superar as dificuldades, tais como o fogo, o lápis e a roda, destinados, respectivamente, à defesa, à comunicação e ao transporte. Mas o Homo sapiens não parou por aí, e da sua vocação empreendedora, na qual precisou utilizar conhecimento, criatividade e inovação, resultaram muitas outras invenções e tecnologias.

Atividades como organizar a rotina, desenvolver projetos, acompanhar resultados, estabelecer comunicação remota de qualidade, estimular a cocriação entre colaboradores, facilitar a interação com fornecedores e clientes e cuidar das finanças do negócio podem ser facilitadas com ferramentas disponíveis na internet e com soluções que otimizam a jornada empreendedora, ajudando na superação de dificuldades. 

Dados do Sebrae apontam que 30% das pequenas empresas não sobrevivem ao segundo ano de operação, e a dificuldade para lidar com as finanças constitui um dos fatores que explicam o fechamento desses negócios. O empreendedor, porém, precisa saber que existem ferramentas gratuitas bastante eficientes para ajudá-lo nesse sentido.

Então, que tal criar a sua caixa de ferramentas? Conheça algumas ferramentas básicas e acessíveis:

1) Canvas: ferramenta poderosa e pouco conhecida pelos empreendedores que pode ser utilizada para modelar ou remodelar um negócio ou para o lançamento de um produto/serviço. Ela é constituída por um quadro dividido em nove áreas diferentes, conhecidas como janelas: 

  • Proposta de valor (diferenciais do seu negócio/produto). 
  • Atividade-chave (o que você oferece).
  • Recursos-chave (o que é necessário para a oferta de valor). 
  • Parceiros (quem pode ajudar).
  • Segmento de clientes (agrupamento de clientes por fatias). 
  • Canais (onde o cliente pode encontrar o produto/serviço físico ou virtual).  
  • Relacionamento com clientes (proximidade com o público). 
  • Estrutura de custos (onde a empresa gasta seu dinheiro). 
  • Fluxo de receitas (como a empresa ganha dinheiro). 

Acesse a ferramenta pelo link Sebraecanvas.

2) Ferramentas de pagamento on-line: permitem que o empreendedor receba, por meios digitais, os valores das vendas efetuadas. Existem no mercado várias plataformas com custo acessível para micro e pequenos empreendedores.

3) Ferramentas para gestão financeira: utilizadas para o controle financeiro da empresa. Várias delas podem ser acessadas pelo computador, tablet ou celular, gratuitamente ou por um pequeno valor mensal. Enquanto algumas são simplificadas, outras contam com versões completas por segmentos - no caso de restaurantes, por exemplo, elas abrangem até a automação de pedidos on-line. 

4) Ferramentas para marketing digital: fazem o marketing digital da sua empresa, monitorando sites, cliques, números de visitas, cliques em banners e espaços publicitários etc. Elas permitem medir o retorno das campanhas e o engajamento do público nas mais diversas mídias digitais. O empreendedor poderá optar por assinaturas de plataformas de negócios, chamadas de máquinas de negócios, que facilitam bastante o processo de vendas e negócios. Uma boa ajuda nesse sentido é encontrada no Google Analytics.

5) Ferramentas para gestão de tarefas, equipes ou projetos: ajudam no planejamento, execução, acompanhamento das fases de um projeto, realização de tarefas e na comunicação integrada com as diversas equipes de trabalho. Para a comunicação, conte com o Google Hangouts, que permite reuniões virtuais.

No Sebrae, você monta a sua caixa de ferramentas ideal, realizando a busca no Portal do Sebrae: Produtos e Serviços. Aproveite e faça os cursos que disponibilizamos nos links a seguir para conhecer mais algumas ferramentas para a gestão do seu negócio:

Planejamento de marketing: ferramentas práticas

Marketing digital para o empreendedor


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?