this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 17:36:57 BRT 2023
Organização | CONTROLE DE PRODUÇÃO
Desperdício de alimentos: o lucro da empresa pode estar indo pelo ralo

Elimine o desperdício com atitudes simples que contribuem para a saúde financeira do seu restaurante.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Mesmo com tudo o que tem-se divulgado nos últimos anos sobre sustentabilidade, consumo consciente e combate ao desperdício, os números ainda são assustadores: um terço da comida produzida no mundo é jogado fora, e boa parte desse desperdício acontece nas casas dos consumidores e nas empresas do setor de alimentação e bebidas.

No caso das empresas, o desperdício pode estar comprometendo a saúde financeira do estabelecimento, fazendo os lucros irem embora pelo ralo. Além disso, muitos consumidores mais conscientes estão de olho no aspecto da sustentabilidade, em todos os sentidos que se pode dar ao termo. Por isso, uma empresa que adote comportamentos que evitam o desperdício, começando pelo planejamento das compras e uma boa escolha dos fornecedores, pode conquistar clientes mais exigentes.

Para evitar que o lucro do estabelecimento acabe indo embora e continue impactando negativamente também a sustentabilidade do planeta, algumas atitudes simples, mas necessárias, devem ser levadas em consideração, afinal, o desperdício de alimentos é uma questão grave e que exige a atenção de todos, sobretudo em uma época em que a insegurança alimentar é um assunto que volta à tona em todos os países.

As boas-práticas para evitar o desperdício exigem uma boa avaliação dos processos para reposição de itens, cuidados com a organização e o estoque, controle da entrada e saída de produtos, previsão de demandas, capacitação da equipe e um bom controle de estoque, inclusive, com o uso de tecnologias que facilitam essa gestão. Veja, a seguir, algumas estratégias que podem ajudar você a evitar o desperdício em seu estabelecimento:

  • Planejamento de compra: faça uma lista de tudo o que precisa comprar para desenvolver suas receitas, verificando quais produtos e/ou matéria-prima (e a quantidade) estão disponíveis ou em falta na despensa e/ou no freezer antes de iniciar sua lista. Certifique-se de quais são os alimentos que você realmente precisa comprar, evitando custos adicionais e estoques desnecessários;
  • Seleção de fornecedor: fundamental para manter o bom desempenho dos negócios. Claro que a escolha de fornecedores não é uma tarefa simples, por isso faça uma boa pesquisa, utilize canais digitais para isso, procure indicações e recomendação de amigos, pense na logística e lembre-se de optar por parceiros que agregam ao seu produto;
  • Cuidados como os prazos: aqui é preciso atenção redobrada. Imagina não entregar aquela encomenda porque faltou matéria-prima ou porque os itens disponíveis no estoque estão com o prazo de validade vencido. Então, muito cuidado ao comprar produtos em promoção que, normalmente, estão com um prazo menor de validade;
  • Estocagem: não adianta fazer uma boa compra e armazenar de forma inadequada, tanto produtos secos ou perecíveis (principalmente) como os que vão ao freezer. A correta gestão da estocagem é um dos aspectos essenciais para a saúde financeira do estabelecimento e qualidade dos alimentos que vão aos pratos. Por falar nisso, é importante também ter cuidado com o tamanho da porção servida dos alimentos prontos, que não podem ser reaproveitados;
  • Processamento: os alimentos processados naturalmente possuem curto espaço de tempo para consumo, por isso o preparo em condições e quantidade adequadas evita o desperdício de matéria-prima, tempo e dinheiro. Tenha também o cuidado de aproveitar os alimentos ao máximo, com o desenvolvimento de receitas que evitam o desperdício. Esse pode, aliás, ser um diferencial do seu estabelecimento. Já pensou nisso?
  • Distribuição: esse é o momento de conquistar o cliente, então, cuide para que o alimento preparado em seu estabelecimento chegue de forma que encante os olhos, em temperatura e porção adequada, além, é claro, de estar limpo, atraente e nutritivo. 

Bora colocar em prática atitudes e comportamentos que contribuem para o seu bolso e para a sustentabilidade financeira do seu empreendimento? O Sebrae pode ajudar você com um bom especialista em gestão. Aposte nessa ideia! Entre em contato conosco pelo número 0800 570 0800.

Saiba mais:

Como diminuir o desperdício de alimentos

Como Reduzir o Desperdício de Alimentos em Restaurantes


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?