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Tue Apr 04 19:36:04 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Desvendando a psicologia das cores na moda

Saiba o que é a psicologia das cores e como aplicar o conceito no marketing da sua marca de moda.

· Atualizado em 04/04/2023
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Até que ponto as cores são capazes de influenciar as nossas emoções, nossos sentimentos ou desejos? Será que as cores realmente são capazes de influenciar o comportamento humano? Essas são algumas das perguntas que embasam a psicologia das cores, uma ciência que estuda como o comportamento humano é afetado por elas.

É importante destacar que a cor é a luz que viaja até nós em ondas emitidas pelo sol e é decodificada pelo nosso cérebro, que a interpreta como cor. Mas todo esse processo depende dos nossos olhos, órgão humano responsável por atribuir pigmentos aos objetos, ou seja, sem isso não há cor. Portanto, a cor não é algo material, mas uma sensação, uma percepção.

Por isso, é importante destacar as diferenças entre a psicologia das cores e o simbolismo das cores: a primeira se refere a todo estímulo hormonal provocado pela cor, induzido pela visão; já a segunda, diz respeito às crenças criadas em torno de uma cor.

Assim, é importante empregar os conhecimentos da psicologia das cores no desenvolvimento do marketing da sua marca, principalmente desvendando o papel que a cor desempenha no branding, pois estudos mostram que a relação entre marcas e cores depende da adequação percebida da cor usada para a marca em particular.

Para se ter uma ideia do quanto as cores interferem no comportamento humano, estudos apontam que para 92,6% das pessoas o aspecto visual (cor, design, forma) é o fator de influência número um que afeta a decisão de compra (sobre gosto, cheiro ou outros sentidos). Outros estudos sugerem que as pessoas fazem um julgamento inconsciente sobre um produto em um prazo de 90 segundos da visualização inicial e que até 90% dessa avaliação é baseada somente em cores.

Como usar as cores

Quando se cria uma marca, um dos itens que devem ser mais bem pensados é a questão do significado das cores, a que profissionais de diversas áreas se dedicam na hora de aplicá-las ao trabalho. Os designers principalmente precisam ter em mente a proposta em que estão trabalhando, para escolher a paleta que representará as marcas que criam.

A empresa The Logo Company desenvolveu um infográfico com um guia emocional das cores, em que se pode observar a relação entre a cor e o posicionamento de grandes marcas, como Coca-Cola (vermelho - excitação, juventude, coragem), McDonald’s (amarelo - otimismo, clareza, calor), Barbie (roxo/lilás - criatividade, imaginação, sabedoria), Animal Planet (verde - pacifismo, saúde, crescimento), para citar algumas.

No marketing, cada cor pode estimular as pessoas a fazerem a escolha certa. Reproduzimos a seguir um compilado feito por alguns especialistas da instituição No Film School, com os significados e significantes comumente associados a determinadas cores. Aproveite para fazer o exercício mental de lembrar alguma grande marca que utiliza a cor e reflita sobre a relação que você fez.

  • Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.
  • Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade.
  • Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo.
  • Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excesso, flamejante.
  • Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição.
  • Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão.
  • Roxo / violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade.
  • Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade.
  • Preto: negação (não), poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva.
  • Branco: afirmação (sim), proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril.
  • Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico.
  • Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, opulência, prosperidade, grandeza.

Algumas empresas que trazem como proposta de valor a diversidade, utilizam em suas marcas cores diversas, como Google e NBC, por exemplo. Então, já pensou em como as cores podem influenciar o seu consumidor de moda?

Acompanhe a série Cores na moda (Psicologia das cores; como definir  a cartela de cores da sua coleção) e saiba mais sobre como explorar as cores na sua marca. Inscreva-se também para os nossos cursos on-line: Criatividade e Comunicação e relacionamento com seus clientes.


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