this is an h1

this is an h2

Mon Jan 16 21:57:36 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Dez dicas para ser um cabeleireiro de sucesso

Nunca houve melhor momento para se tornar cabeleireiro ou abrir o próprio salão de beleza no Brasil; aprenda a ser um profissional qualificado.

· 12/01/2023 · Atualizado em 16/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O mercado da beleza é um dos que mais cresce no Brasil, e nunca houve melhor momento para tornar-se um profissional do setor ou até abrir seu próprio salão de beleza. Neste artigo, reunimos dez dicas para você se tornar um cabeleireiro de sucesso!

Vale destacar que o rendimento do profissional de salão varia conforme o local de trabalho, o número de clientes, o tipo de cliente, o valor cobrado pelos serviços, entre outros fatores. Por isso, antes de candidatar-se a uma vaga dentro de um salão ou barbearia, certifique-se de que o local é adequado ao seu perfil e faz o pagamento das comissões de forma transparente e de acordo com as suas expectativas. 

Um cabeleireiro novato pode receber até dois salários-mínimos, enquanto um profissional com mais experiência pode ter ganhos que passam dos R$ 3 mil, os que têm uma boa carteira de clientes podem faturar muito mais e os cabeleireiros de sucesso, estes têm um faturamento surpreendente. Quer trabalhar em uma área interessante como a beleza e ter um bom rendimento todo mês? Então, fique de olhos nessas dicas:

  1. Domine as técnicas: o mais importante para o cabeleireiro profissional é ter total domínio das técnicas. Isso exige muito estudo sobre a estrutura da fibra capilar, técnicas de transformações capilares, melhores produtos disponíveis no mercado, colorimetria, entre outras habilidades. Quanto mais conhecimento você tem, mais segurança você passa ao cliente.
  2. Personalize o atendimento: dedique-se a cada cliente, converse com calma e entenda bem seus desejos. Os cabeleireiros trabalham com a autoestima dos clientes, então, seja atencioso. O atendimento personalizado também ajuda na fidelização.
  3. Invista em marketing: a internet é a oportunidade perfeita para se destacar diante da concorrência. Assim, divulgue seu trabalho nas redes sociais, poste fotos dos resultados, mostrando o antes e depois das transformações, e interaja com os clientes.
  4. Seja um bom gestor: mantenha sua agenda organizada. Você como um profissional autônomo é o gestor da sua carreira. Um bom gestor deve estar atualizado sobre novos produtos e inovar nos serviços oferecidos, ter um boa política de preços e um bom controle financeiro.
  5. Busque crescimento constante: ninguém gosta de ir a um profissional desatualizado, por isso, o cabeleireiro precisa adaptar-se às novas tendências e técnicas profissionais.
  6. Saiba lidar com imprevistos: o profissional com mais conhecimento está mais preparado para lidar com contratempos e erros, atuando com tranquilidade e segurança.
  7. Seja comunicativo: a comunicação é boa não só para o convívio interno, mas para a captação e retenção de clientes. Então, seja comunicativo, mas entenda que cada cliente tem um perfil diferente. 
  8. Seja flexível: tenha “jogo de cintura”, entenda o outro lado, negocie e adapte-se às situações. A flexibilidade é a arte da negociação.
  9. Cuide da higiene pessoal e do local de trabalho: Parece óbvio, mas não é. Essa é uma das grandes reclamações que os clientes fazem ao ir a um salão. Por isso, o cabeleireiro deve ser impecável, já que o cliente vai reparar em todos os detalhes.
  10. Seja criativo e inovador: criatividade e inovação, sensibilidade e um olhar artístico são essenciais ao profissional de sucesso. A forma de executar o trabalho é única e deve ser desenvolvida com maestria. É fundamental entender as particularidades da fibra capilar, do couro cabeludo, dos fios, sobre tonalização, entre outros detalhes relacionados aos cabelos. Entendendo as técnicas, é possível ser criativo e adaptar-se às necessidades do cliente. 

Além dessas dez dicas principais, um bom cabelereiro deve cativar, priorizar  e conquistar a confiança do cliente. Para isso, deve saber ouvir, deve cuidar do bem-estar do cliente, dominar as técnicas e aprofundar  seus conhecimentos sobre produtos, ser flexível, saber lidar com erros e trabalhar com excelência e transparência. 

Manter o equilíbrio, ser humilde e saber trabalhar em equipe complementam a lista de habilidades de um cabeleireiro de sucesso. Você tem o que é preciso para iniciar nesta próspera profissão?

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?