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Mon Aug 29 21:44:44 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Dia do Cliente: planeje o fluxo de caixa da sua empresa

Saiba como organizar as finanças da sua empresa, colaborar com o desenvolvimento do fluxo de caixa e garantir sucesso nas vendas com o Dia do Cliente.

· Atualizado em 29/08/2022
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Uma grande oportunidade de aumentar o faturamento da sua empresa é aproveitar a celebração de datas comemorativas. Com elas, é possível desenvolver uma estratégia de marketing para atrair novos consumidores e aproximar ainda mais os seus clientes da sua loja.

No dia 15 de setembro é celebrado o Dia do Cliente no Brasil, a data foi criada pelo gaúcho especialista em marketing e recursos humanos, João Carlos Rego. Com o objetivo de homenagear uma das figuras principais para o comércio, que é o freguês, a data é festejada desde 2003.

E que tal você organizar as finanças da sua empresa para aumentar suas vendas? Neste artigo, o Sebrae irá te auxiliar com o planejamento do fluxo de caixa, uma etapa essencial para a lucratividade do seu negócio. Vamos lá?

  1. Controle o seu saldo

O primeiro passo para um controle financeiro eficiente é saber quanto você possui de saldo no seu caixa. Se você não possui o hábito de verificar o seu fluxo de caixa com uma certa periodicidade, comece hoje! E comece pelo controle de saldo! Nele, você irá verificar ou calcular qual o valor disponível em caixa, sem contar com os valores que vão sair ou entrar.

O controle de saldo é, basicamente, o que você possui em conta no caixa da empresa, seja dinheiro em espécie ou na conta bancária. Identificou o valor? Registre! Pode ser por meio de anotações ou em uma planilha virtual. Ao final do artigo, você encontrará algumas sugestões de plataformas para te ajudar no controle do caixa.

  1. Organize suas entradas

Tenha em mente que a saúde financeira da sua empresa depende muito de você e da forma como você gerencia o seu caixa. Portanto, tenha uma organização com todos os valores que entram e que saem do seu caixa. Registre tudo e mantenha os comprovantes de pagamento arquivados para evitar qualquer tipo de problema.

Quando se trata de fluxo de caixa, as entradas devem ser registradas, de acordo com a sua classificação:

- Pagamentos à vista: São os pagamentos realizados com dinheiro em espécie.

- Cartões: Pagamentos operados pela maquineta, em crédito ou débito.

- Boleto bancário: É importante verificar se o dinheiro foi debitado na conta bancária dentro da data de vencimento.

- Vendas a prazo: Registros de vendas com um prazo de pagamento prorrogado. Essa modalidade de pagamento é muito importante ser registrada, visto que você não pode esquecer das datas-prazo estipuladas, de modo a não ter prejuízos ou atrasos.

- Duplicatas: As duplicatas são uma espécie de título de crédito, um tipo de venda a prazo, que possibilitam ao comprador um prazo bem maior para o pagamento. A falta de controle sobre esse tipo de pagamento pode ser bem prejudicial sobre o caixa da empresa.

- Cheques: Podem ser pagamentos à vista ou a prazo (pré-datados). Tenha as datas de emissão e de saque no banco devidamente listadas.

- Pix: Modalidade de pagamento instantâneo. Para esta opção, cabe além do registro, a solicitação dos comprovantes de pagamento para o controle da empresa.

E se houverem mais opções de pagamento em sua empresa, selecione e registre todas as entradas, de acordo com datas e categorias, para a identificação facilitada.

  1. Faça o lançamento das saídas na mesma data de pagamento

Tal como foi explicado no tópico anterior, entradas e saídas do caixa devem ser documentadas. Entretanto, neste tópico em específico, é válido registrar as saídas exatamente na mesma data em que ocorreu o pagamento.

Essa disposição diminuirá a incidência de erros ou até mesmo contratempos comuns do cotidiano, como esquecimentos. Por exemplo, se você possui despesas de aluguel, contas de água e luz e pagamento de fornecedores em datas diferentes, a falta de anotação pode causar confusão na hora do fechamento do seu caixa. Por isso, a importância de lançar as despesas no fluxo do caixa no mesmo dia em que serão debitadas, para não haver divergências de informações.

  1. Importância de lançamento no fluxo de caixa

As informações lançadas no fluxo de caixa do seu empreendimento são uma ferramenta de gestão. Elas indicam se a sua empresa dá retorno financeiro mediante os investimentos (rentabilidade) e se os lucros são maiores que os gastos (lucratividade). Além disso, elas servem de base para a tomada de decisões.

Ademais, este mapeamento financeiro também se faz necessário para o pagamento de contas e tributos da empresa, salário de funcionários, compra de mercadorias ou insumos de produção, manutenção de equipamentos, entre outros. Para conhecer mais detalhes sobre a importância do fluxo de caixa, confira o artigo exclusivo do Sebrae sobre o tema.

  1. Conferir o saldo disponível

Depois de entender todo o procedimento de gerenciamento do seu fluxo de caixa chegou a hora de conferir qual o saldo disponível. Nessa fase, você realiza o balanço de caixa, o famoso “bate-confere”. Apura tudo que entrou e tudo que saiu, de acordo com as respectivas datas de lançamento e valores.

Algum valor promoveu um saldo negativo? Isso indica que você precisa fazer um controle mais rigoroso e detalhado. Mas não se preocupe, porque o Sebrae prensou em algumas plataformas para te ajudar a ser bem-sucedido na missão fluxo de caixa:

- Planilhas Google: O programa, que faz parte do pacote GSuite, é mais simples que o Excel e exige apenas um cadastro no Gmail para poder usar a ferramenta, disponível tanto pelo computador como para aparelhos smartphones sistemas iOs ou Android.

- Acompanha-ME: O software gratuito do Sebrae opera controle financeiro para microempresas e foi criado especialmente para empreendedores de pequeno e médio porte. Nele, você encontrará todo o suporte para controle de receitas e administração financeira.

Ainda possui alguma dúvida sobre como controlar o fluxo de caixa? Acesse o E-Book do Sebrae sobre Gestão Financeira ou entre em contato pela central de relacionamento do Sebrae pelo telefone: 0800 570 0800.

Dito isso, o Sebrae te deseja uma ótima organização e boas vendas no Dia do Cliente! Temos certeza de que com essas dias você irá faturar muito.


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