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Mercado e Vendas | GESTÃO DE VENDA
Dicas para administrar um brechó

Veja as dicas para administrar um brechó e destacar-se neste nicho que não para de crescer.

· Atualizado em 27/10/2022
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O mercado de segunda mão encontrou o espaço perfeito no contexto atual. A conjunção de fatores sociais e econômicos fez com que este nicho crescesse muito. Segundo um levantamento do Sebrae, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021, os estabelecimentos que comercializam produtos de segunda mão tiveram crescimento de 48,58%.

Este nicho esteve à margem do mercado nos tempos de fast fashion, onde o custo das mercadorias era tão baixo que não valia a pena comprar algo usado. Entretanto, o olhar de consumidores mais jovens começou a mudar esta ideia, abraçando valores de conservação ambiental. Somou-se a este cenário a crise econômica e escassez de matéria-prima para resultar em um nicho em crescente ascensão.

Como todo negócio, o brechó precisa de planejamento e boa gestão. Então, preste atenção nas dicas que separamos para você, inspiradas no post do Sebrae Santa Catarina.  

O baixo investimento inicial de um brechó pode levar a entender que a administração deste negócio é muito simples. Mas, na verdade, o volume de tarefas, geralmente acumulado por uma única pessoa, é um choque de realidade e um dos maiores desafios deste negócio. Para ter sucesso, um brechó não pode ficar esperando doação espontânea de roupas. É fundamental estar sempre à procura de peças para ter sempre novidades. É necessário catalogar e divulgar as peças em vários canais, como WhatsApp, redes sociais e sites.

Estas multitarefas precisam ser constantes e bem organizadas. E, aqui, começam as dúvidas dos empreendedores. Então, acompanhe nossas dicas para administrar seu brechó.

  1. Aproveite os benefícios da internet

Invista nas redes sociais e nos sites especializados em comercializar produtos usados. Para quem tem loja física, é um excelente canal de divulgação e relacionamento com o cliente. Esse recurso é uma oportunidade de alcançar novos públicos. Escolha a rede que seu público-alvo mais utiliza e marque presença. Mas, não deixe de explorar outras tecnologias que podem complementar este trabalho.

Depois de criar o perfil do seu brechó, mantenha a conta atualizada com as novidades, estimule as interações do público e não deixe de responder os clientes. Use hashtags específicas para ajudar os compradores a encontrar sua loja e utilize a geolocalização, se o objetivo for atrair visitantes para seu espaço físico.

  1. O visual do brechó comunica o estilo da marca

Facilite a vida do seu cliente e faça com que ele tenha uma boa imagem do seu negócio. Mantenha sua loja sempre limpa, bem iluminada e arejada. Isso faz com que o público tenha interesse em frequentar e recomende o lugar.

Capriche na curadoria das peças do seu brechó selecionando bem as peças. De nada adianta um grande volume de peças sem critério na escolha. Por isso, invista em itens de qualidade e capriche na exposição das peças. Procure combinar e diversificar os itens para favorecer a venda casada. Faça a higienização das peças e as mantenha sempre limpas e com aroma agradável. 

  1. Invista na segmentação: conheça seu público-alvo

Apostar em variedade de peças não significa atender diferentes perfis de consumidor. Economicamente, pode parecer uma boa ideia a abrangência de público. Mas, essa estratégia encerra a possibilidade de especialização em determinado público-alvo. Trabalhar com perfis que conversem entre si, como gestantes, bebês e crianças até determinada idade, pode ser bem interessante - você diversifica o público sem sair do foco do negócio.

A segmentação ajuda a sua marca a criar uma identidade. Dessa forma, os clientes vão procurar por ela sempre que tiverem interesse em comprar algo específico. Você pode se especializar em jeans, por exemplo, e oferecer diferentes modelos, tendências e marcas em seu brechó. A segmentação pode ajudar a construir uma clientela fiel.

  1. Cuide da gestão de estoque

Diferentemente das lojas de roupas novas, os brechós não acumulam peças iguais. O cliente sempre terá uma peça exclusiva. Isso não quer dizer que não existe preocupação com a gestão de estoque, pelo contrário.

A seleção das peças deve ser feita de forma estratégica, pensando no interesse do público-alvo. Uma alternativa para evitar erros de investimento é a consignação. Nesse caso, o fornecedor deixa algumas peças no brechó e recebe sua porcentagem ou valor acordado após ser vendida. É muito importante deixar este acordo com o fornecedor bem claro: quantas peças foram deixadas, por quanto tempo ficarão em posse do brechó, o valor de venda atribuído para cada peça e qual a porcentagem do lucro ficará com cada parte.

  1. Profissionalize o seu negócio

Mesmo que seu brechó inicie informalmente, você precisa investir na formalização do negócio. Muitas empresas negociam coleções antigas ou pontas de estoque com pequenos empreendedores. Porém, para ter acesso a estas oportunidades, a empresa precisa estar legalizada.

A formalização oferece diversos benefícios, como a facilidade na negociação com grandes fornecedores, proporciona segurança para o cliente e facilita a obtenção de crédito para estimular o desenvolvimento do negócio e a oferta de diferentes meios de pagamento.

Invista também na sua capacitação para gerir seu brechó. Existem muitos cursos, artigos, cartilhas que podem ser obtidos com baixo investimento. O Sebrae dispõe de inúmeros materiais gratuitos que podem fazer a diferença no seu negócio. Dificuldades de negociação com o fornecedor, problemas de atendimento ao cliente, prejuízos financeiros envolvendo estoque e finanças, além dos erros de administração são aspectos que podem ser solucionados com conhecimentos específicos. 

O mercado de segunda mão é uma das tendências que mais crescem no momento. Faça seu planejamento e entre neste lucrativo nicho.

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