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Mercado e Vendas | MARKETING
Dicas para escolher uma boa agência de SEO

Uma agência de SEO pode otimizar seu site para os buscadores da internet e fazer diferença para o seu negócio.

· 16/11/2022 · Atualizado em 18/11/2022
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Para atrair leads e clientes, você precisa de uma boa estratégia de SEO, que agrega técnicas de otimização do seu site e redes sociais para os buscadores on-line. Muitas vezes, o empreendedor não tem conhecimento ou tempo para dedicar-se ao SEO. Por isso, ele precisa contratar alguma agência ou profissional. Separamos algumas dicas para você encontrar a agência certa para o seu negócio.

  • Estabeleça objetivos claros

Antes de entrar em contato com qualquer empresa, pesquise e identifique seus objetivos de negócios. Ao planejá-los, considere o resultado final que deseja alcançar e estabeleça prazos e indicadores. 

Você deve analisar o estado atual do seu negócio e os tipos de clientes que deseja atrair para entender suas metas de receita e aquisição de clientes. Por exemplo, pense em quantos novos clientes você espera conquistar com a sua nova estratégia de marketing digital e SEO.

  • Liste características importantes para escolher uma agência 

Ao começar a pesquisar diferentes agências de marketing digital, observe as características que você valoriza e as que você não gosta. Crie uma lista principal do que você deseja ter como resultado, para garantir uma boa relação de trabalho.

Cada instituição é diferente e tem seus próprios pontos fortes e fracos. Portanto, é fundamental para a sua empresa determinar quais recursos você mais valoriza. Por exemplo, decida se você quer alguém com experiência em marketing digital ou se prefere alguém com experiência na sua área de atuação.

  • Veja avaliações e depoimentos de clientes 

Pesquise comentários e avaliações de outras empresas que sejam clientes da agência. Essas informações, muitas vezes, estão disponíveis na internet e serão, facilmente, localizadas. Busque referências antes de fechar qualquer contrato. Veja se é uma agência idônea, confiável e que entrega o prometido no prazo. 

  • Relatório

Verifique como a agência pretende se reportar a você, ou seja, se ela envia relatórios e qual a periodicidade. Você precisa ter algum controle sobre o que está sendo realizado no seu site ou redes sociais. 

Acompanhe o que a agência relata em seus relatórios para ver se seu projeto de SEO está progredindo e como. Saiba quais são as ferramentas analíticas utilizadas e o motivo para a escolha delas. Quanto mais você souber sobre a estrutura de relatórios de sua agência, mais poderá entender a importância deles para os resultados de sua empresa.

  • Não tenha medo de perguntar

Muitos empreendedores têm medo de fazer perguntas por receio de não serem levados a sério pela equipe da agência de SEO. No entanto, é importante frisar que você não pode ter dúvidas. Portanto, mesmo que você ache sua dúvida simples, deve buscar esclarecimentos junto à agência.

Algumas perguntas que podem surgir e que devem ser feitas são:

  • Quais processos são usados para atingir a meta?
  • Quanto tempo e recursos o projeto exigirá?
  • Que mudanças seriam feitas se a estratégia inicial não funcionasse bem?

O que evitar ao procurar uma agência de SEO

Tão importante quanto saber o que procurar é saber o que evitar ao procurar uma agência de SEO. Veja algumas informações sobre as quais você deve estar ciente ao escolher uma empresa para lidar com o SEO do seu site.

Empresas que se concentram mais em métricas de vaidade

Evite empresas que se concentram em métricas de classificação na página de resultados da pesquisa, no número de cliques ou curtidas e outras métricas de vaidade. Esses dados são importantes, mas, porque direcionam o tráfego certo para o seu site. De nada adianta ter milhares de visitantes no seu site, se eles não convertem. O tráfego deve levar clientes qualificados e gerar vendas.

Falta de pesquisa e não se baseie apenas no preço

O maior erro que algumas empresas cometem ao contratar uma agência de SEO é considerar apenas o valor do investimento, sem realizar uma pesquisa aprofundada e prévia. Pode parecer, mas não é perda de tempo. Você precisa dedicar-se na escolha da agência para não ter prejuízos ou não alcançar o resultado esperado. 

Não há problema em manter seu orçamento nos trilhos, mas lembre-se de que você está investindo em uma estratégia para expandir seus negócios e, muitas vezes, o barato pode sair caro. Por isso, tente descobrir onde você pode obter o maior retorno, trabalhando com uma agência, cujo valor seja o mesmo que o seu.

Escolher uma boa agência de SEO pode parecer difícil e cansativo, mas com essas dicas, o trabalho, com certeza, será menos exaustivo. Além disso, com objetivos claros e sabendo o que deseja da agência, melhores serão seus resultados a longo prazo.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR, Comunidade Sebrae: Como saber se uma agência de SEO é boa?

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