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Sat Feb 25 15:27:35 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Dicas para fazer um planejamento digital de sucesso

Confira três dicas para realizar um planejamento digital e destacar-se nas redes sociais.

· Atualizado em 25/02/2023
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Sabemos que o planejamento digital é uma ferramenta importante do negócio no meio on-line, mas algumas situações podem acabar dificultando a execução e impactando nos resultados. É verdade que alguns fatores fogem do controle do empreendedor, mas existem outros que você pode avaliar e corrigir sempre que necessário. 

Por isso, separamos três dicas para você conseguir realizar e ajustar o seu planejamento quando for necessário. 

1. Pontuar prioridades e foco

Para montar um planejamento digital de qualidade, é necessário definir o foco e as prioridades que envolvem as ações executadas. Portanto, estabeleça um cronograma e faça o possível para conseguir cumpri-lo. 

Você pode começar com um brainstorming das necessidades da sua empresa. E depois organizar por prioridades. Assim, você consegue colocar em execução o que seria mais urgente. 

2. Planejamento flexível

Seguir um planejamento é importante, mas é necessário adicionar flexibilidade para que não atrapalhe o alcance de metas e objetivos. O planejamento precisa ser revisado para evitar ou corrigir erros presentes. 

Um planejamento rígido pode atrapalhar em vez de ajudar. Existe um plano e prazos que devem ser seguidos, mas abra um espaço para situações que fogem do seu controle. Caso você perceba que uma ação não está indo bem, ajuste, mude a rota, sem culpa ou medo de sair do que foi previamente definido. 

Importante lembrar que, para que seu planejamento saia do papel e seja efetivo, é preciso desenvolver algumas habilidades gerenciais. Os ajustes devem ser feitos à medida que as ações forem executadas. 

3. Conheça seu cliente

Pesquise sobre seu público-alvo e monte uma estratégia de marketing em cima de quem você procura. Direcionar o planejamento digital a um público errado pode arruinar sua estratégia de marketing. 

Por isso, faça pesquisas com o seu cliente, nas suas redes sociais. Observe o comportamento e as pessoas que entram em contato com você. Você também pode analisar os relatórios insights nas redes sociais para ver quem costuma acessar o seu perfil. 

Com essas informações, defina suas personas, seu cliente ideal fictício. É para ele que você vai direcionar todas as suas falas e ações. Essa é a maneira mais assertiva de se fazer marketing digital. 

O planejamento é essencial para o sucesso do seu negócio nas redes sociais. Defina seus objetivos e indicadores para analisar se está tudo correndo dentro do previsto. As métricas de análise precisam ser claras para todos os envolvidos nas ações. O sucesso das ações precisa de constante monitoramento e contato com a gestão. 

Sua estratégia de marketing digital nas redes sociais precisa ser planejada e monitorada para você não correr o risco de ser, somente, mais um perfil no meio de tantos outros. Seja persistente e não desista dos seus objetivos no primeiro empecilho. 

Texto escrito a partir do post do Sebrae Goiás no Instagram: 3 dicas para executar um planejamento digital e bombar nas redes sociais

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