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Sun Apr 23 18:31:46 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Dicas para melhorar a performance do seu varejo

Investir em uma gestão inteligente pode ser a chave para melhorar a performance no varejo, aumentando a lucratividade e garantindo o sucesso do negócio.

· Atualizado em 23/04/2023
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Para te ajudar a melhorar a performance do seu varejo, selecionamos as melhores dicas do especialista Daniel Bueno, do canal Santo Traço - Design para Varejo.

Antes de adentrar as dicas, ressaltamos sobre os desafios do varejo no Brasil. Aliás, é um dos setores mais importantes da economia brasileira, representando uma parcela significativa do PIB do país e empregando milhões de trabalhadores. No entanto, o setor enfrenta diversos desafios que dificultam sua operação e crescimento.

Um dos principais desafios do varejo no Brasil é a alta carga tributária. Os impostos e taxas elevadas impostas pelo governo tornam os produtos mais caros e reduzem a margem de lucro das empresas.

Isso pode afetar a competitividade das lojas, que precisam enfrentar a concorrência de grandes redes internacionais e de empresas nacionais que operam com margens mais baixas.

Além disso, o varejo no Brasil também enfrenta desafios logísticos. A infraestrutura precária do país, com estradas mal conservadas e portos congestionados, dificulta o transporte de mercadorias e aumenta o tempo de espera para a entrega dos produtos.

Isso pode afetar a experiência do cliente, que pode acabar escolhendo outras opções de compra devido a atrasos na entrega ou problemas na qualidade dos produtos.

Outro desafio importante é a necessidade de adaptação às mudanças tecnológicas. Com a crescente popularidade do comércio eletrônico e das compras on-line, muitas lojas físicas precisam investir em plataformas digitais e na integração entre canais de venda para acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor.

Isso exige um investimento em tecnologia e um alto nível de capacitação dos funcionários para oferecer uma experiência de compra omnichannel.

Por fim, o varejo no Brasil também enfrenta desafios relacionados à segurança. O aumento da criminalidade e dos roubos em lojas físicas tem afetado a rentabilidade do setor e a segurança dos funcionários e clientes.

Isso pode levar as empresas a adotarem medidas de segurança mais rígidas, o que pode afetar a experiência do cliente e aumentar os custos operacionais.

Agora, vamos às dicas! É comum ouvir por aí que os pequenos negócios movimentam a economia no Brasil. Se você é um pequeno lojista, crie um evento na sua loja para gerar mídia espontânea e trazer mais pessoas, como um desfile ou uma tarde de autógrafos com uma pessoa famosa do bairro.

Também é possível fazer campanhas sociais, como uma de agasalho. Assim, as pessoas falarão da sua loja e você poderá vender mais. 

A primeira dica é a seguinte: você pode criar um evento na sua loja e gerar mídia espontânea. Afinal, tais mídias espontâneas criam oportunidades. Pode ser um desfile, uma degustação ou até mesmo uma tarde de autógrafos com uma pessoa famosa do bairro.

Enfim, você tem infinitas possibilidades para trazer pessoas para sua loja, até mesmo com engajamento social. São várias as possibilidades para que você possa gerar mídia espontânea e fazer as pessoas falarem sobre a sua loja e o seu negócio.

A segunda dica é gerar conteúdo sobre os produtos que estão à venda, pois é bem provável que você tenha domínio sobre aquilo que vende, como de onde vem o produto, qual é a origem, a informação nutricional, os benefícios que pode trazer para a vida das pessoas etc. Lembre-se que você está sempre tratando com pessoas.

A seguir, a terceira dica é que as pessoas e clientes tenham um engajamento com o seu varejo. A ideia é que eles se lembrem da sua marca, sintam a necessidade de interagir, saber das novidades e, por fim, adquirir os produtos.

Assim, você cria um estreito relacionamento pessoal com essas pessoas. Sendo assim, é indispensável investir num bom atendimento pessoal. 

Se você é um pequeno lojista, é bem provável que conheça as pessoas que frequentam-na. Portanto, as chame pelo nome, procure estreitar a relação e, se possível, aborde temas pessoais. O atendimento pessoal é importante, as pessoas se sentem valorizadas quando isso acontece. 

Falando em valorização, a quarta dica é para que você valorize a sua equipe. Às vezes não percebemos, mas uma pequena atitude pode estragar toda a harmonia entre a equipe.

Portanto, prestigie o seu time, dê espaço para os talentos adormecidos. Se tem alguém que consegue fazer uma composição de vitrine legal, valorize. Além disso, dê oportunidades de crescimento e, se possível, invista na qualificação dos seus colaboradores. 

A próxima dica é sobre personalização dos produtos. Você pode personalizar a sua marca com um selinho feito com carinho, feito na hora, especialmente para o seu cliente.

Algo nesse sentido, mas também há oportunidades para os clientes personalizarem os produtos que desejam. Existem alguns exemplos clássicos, como o famoso nome anotado num copinho da Starbucks.

Quem atende, chama você pelo nome e pergunta qual café você prefere. Enfim, há oportunidades de personalização dos produtos, e isso é uma tendência muito forte. Isso vem acontecendo desde a indústria até o varejo. Então, procure pensar em uma maneira de você dar a oportunidade ao seu cliente de personalizar o produto dele.

A última dica é a mais importante de todas: cuide do visual da sua loja. É muito importante variá-la. Portanto, pense em maneiras de elaborar o layout, formas de organização, otimização da higienização etc.

Além disso, o visual da sua loja influencia muito na experiência do cliente. E, quando o freguês se sente bem, ele tende a retornar e comprar ainda mais! 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Curso Varejo de moda: o ponto de venda como experiência 

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Artigo O sucesso do negócio depende de uma boa gestão de equipe

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Essas foram as dicas para melhorar a performance do seu varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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