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Mercado e Vendas | LOJA ONLINE
Dicas para melhorar visibilidade do seu e-commerce

Investir em otimização e aperfeiçoamento do site é fundamental para que sua loja virtual apareça nas primeiras páginas dos mecanismos de busca.

· 27/08/2015 · Atualizado em 09/03/2023
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Depois de colocar em prática as ações iniciais e intermediárias da implementação e manutenção do seu e-commerce, é necessário manter o foco e planejar ações avançadas para consolidar sua loja virtual, mantendo-a nos primeiros resultados dos mecanismos de busca.

Conseguir deixar o nome da sua empresa em uma boa posição é fundamental para o sucesso do comércio eletrônico, pois garante o fluxo de vendas e atesta a excelência do produto ou serviço oferecido, além de ampliar a possibilidade de atrair novos clientes.

Visibilidade

Destacar seu empreendimento on-line depende de alguns fatores: volume de acesso no site, segmentação e nicho de mercado do negócio, investimentos em divulgação, entre outros.

Se sua loja virtual for bastante visitada, automaticamente começa a subir nas buscas. Por isso, as ações de marketing e divulgação são imprescindíveis para tornar seu produto ou serviço conhecido.

As redes virtuais e aplicativos de compartilhamento são indispensáveis para divulgação com bom alcance e sem custos elevados. Lembre-se sempre de que as ações desenvolvidas devem considerar as demandas do público-alvo.

Neste aspecto, os empreendimentos de nicho têm mais vantagens em relação aos de massa, pois podem focar na divulgação dos produtos e serviços para o público prioritário, obtendo alcance mais preciso.

Otimização

Se sua empresa não costuma aparecer nas primeiras páginas, quando usuários buscam pelos produtos ofertados, é necessário reconfigurar algumas ações para mudar essa situação.

Uma ação inicial que deve ser implementada é a melhoria das buscas orgânicas, ou seja, aquelas que aparecem no Google espontaneamente, sem a necessidade de pagar pelo serviço.

A principal estratégia para que seu e-commerce tenha maior visibilidade nas buscas é a otimização, que deve começar pela organização de sua loja virtual. Os produtos devem ser nomeados com palavras-chave que facilitem o reconhecimento pelos sistemas de pesquisa.

Otimizar as lojas para que o Google comece a mostrar o seu site e os produtos é um grande investimento de longo prazo e, normalmente, dá excelentes resultados.

Estar fora dos mecanismos de busca pode ser um erro grave que implica altos custos de aquisição de clientes.

Aperfeiçoamento

Se sua loja virtual já consegue aparecer nas primeiras páginas da busca por causa de produtos específicos, isso significa que está no caminho certo, mas ainda é necessário aperfeiçoar as ações de divulgação para alcançar melhores resultados.

Para isso, garanta que a estrutura do seu site esteja criada para ser facilmente lida pelos buscadores, com uma árvore de páginas bem desenhada, um robo.txt de fácil acesso e, claro, com as estruturas bem montadas de links e cabeçalhos nas páginas.

O Google considera fundamental que, em algum lugar nos sites que ele apresenta, haja links para as políticas de privacidade e para os termos de uso. Logo, não deixe de fazer isso.

Outro foco importante é garantir que o conteúdo do seu site seja único. Conteúdo duplicado ou até copiado pode render punições ao seu site e até fazer com que ele não seja mais exibido.

Saiba mais

O blog Sebrae Mercados mantém seção específica e atualizada com conteúdos relacionados ao comércio eletrônico.

Confira mais dicas sobre e-commerce no estudo Oportunidade em nichos do varejo online no Brasil

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