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Fri May 07 17:26:02 BRT 2021
Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Dicas para profissionais de logística e transporte durante a pandemia

Veja como motoristas de vans escolares, entregadores, motoristas de aplicativos, caminhoneiros e transportadoras podem gerenciar seus negócios na crise da COVID

· Atualizado em 07/05/2021
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Com a implementação das medidas de quarentena, para retardar a propagação do novo coronavírus, muitos governos estaduais e municipais determinaram o fechamento de praticamente todas as atividades comerciais.  O fechamento se mantém, na maioria dos locais, por tempo indeterminado.

A crise provocada pela pandemia da COVID-19 trouxe grandes impactos sociais, de saúde e econômicos. Em relação ao mercado, a pandemia afetou em larga escola o setor de serviços, que representa mais de 75% do PIB brasileiro.

Nesse sentido, motoristas escolares, motoristas de aplicativo, táxi, vans escolares e de turismo, caminhoneiros, transportadoras e outros que dependem da demanda de entregas e transporte estão enfrentando uma redução na demanda desses serviços.

A utilização de serviços digitais para a organização e divulgação de demandas de serviços de logística e transporte, apresenta oportunidades reais para o futuro dos negócios nesse setor. A importância do ambiente digital precisa ser levada em consideração desde já para a sobrevivência do segmento.

Atualmente, várias plataformas de marketplace de logística e transporte estão operando com oportunidades de trabalho e negócios, como os anunciados no portal Fretebras e no portal Truckpad.

Se você atua no segmento de logística e transporte, fique atento às alterações do mercado e ao aparecimento de oportunidades para mudanças nas demandas por serviços.

Existe uma grande demanda, por exemplo, pelo serviço de delivery de alimentos para entregas diretas ao consumidor, utilizando veículos de pequeno porte e motociclistas.

Talvez seja o momento de mudar a forma de trabalhar neste segmento, dentro de suas possibilidades. A sugestão é a de procurar nichos de mercado que estão com alta demanda e necessitam desses serviços.

O setor do Agronegócio está diante de mais uma safra recorde, e a demanda está aquecida para transportes dos grãos e proteína, rumo aos portos brasileiros para exportação. É interessante, por exemplo, avaliar a possibilidade de entrar nessa prestação de serviços. 

O momento é de revisitar o planejamento do negócio.



Aproveite para realizar um levantamento do estado do veículo, verificando a manutenção e as peças a serem respostas.

Agora é o momento de focar naquilo que você tem controle e pode resolver de forma rápida e ágil. Dessa forma, você poderá desenhar soluções para seus negócios sobreviverem nesse momento difícil.

É preciso entender, exatamente, quanto tempo é possível continuar funcionando com o que você tem em caixa.

O foco, nesse momento, é diminuir custos, eliminando tudo o que não é essencial para a sobrevivência do seu modelo de negócio e buscar alternativas para gerar receita suficiente para pagar as contas ou não se endividar demais. São grandes as chances de que, analisando seus custos, você identifique onde é possível deixar de gastar dinheiro. Nesse momento, é muito mais fácil economizar do que conseguir novas receitas.

Faça um diagnóstico financeiro das entradas e receitas da empresa para analisar o fluxo de caixa e quais os financiamentos estão ativos. Essa é a hora de procurar o seu banco para renegociar prazos e melhores condições dos pagamentos.

As principais decisões passam, necessariamente, por pessoas. De funcionários, a fornecedores, custos e tributos... todas as decisões levam em consideração o entendimento entre pessoas que representam essas partes. É hora de conversar, entender, negociar, articular, formar redes e focar ainda mais nas necessidades do cliente, organizando processos de entrega e adequação de prazos. A solução, na grande maioria das vezes, está fora do seu negócio.

Clientes

Essa é a parte que talvez seja a mais crítica de toda a situação, já que representa a fonte das receitas. Com o fechamento de diversos estabelecimentos, pode parecer impossível alcançar bons resultados. Mais do que nunca, é preciso ser criativo e engajar quem paga pelo seu serviço - o cliente.

Fortaleça o relacionamento com a sua rede de contatos

Entenda como ferramentas digitais podem ajudar você nesse momento. Fortalecer a relação com amigos, equipe, fornecedores e clientes pode ser um caminho para passar por esse desafio e abrir novas oportunidades.

O WhatsApp Business pode ajudar a estreitar esse relacionamento

Este é um aplicativo com grande potencial de negócios, pois cria um ambiente de interação com seus clientes, e traz funcionalidades que facilitam o seu dia a dia.

Seja digital

Aproveite a oportunidade para entrar de cabeça no mundo digital. Além de entender como você pode diminuir os seus custos com ferramentas e soluções online, potencialize a sua comunicação e aumente o engajamento de clientes via redes sociais.

Para isso, defina uma estratégia de Marketing Digital para o seu negócio, que ajude a divulgar a sua marca, realizar aproximações e promover negócios. As redes sociais são importantes canais nesse contexto.

Insira sua empresa em plataformas de marketplace

Esses são espaços onde as empresas podem ter uma estrutura parecida com a de um e-commerce, porém com mais facilidade nos processos e custos, além de equipes reduzidas.

Saiba mais >

Abuse de seus dotes de negociador

Nesse momento, a entrega de produtos em domicílio é permitida. Se você entrega algum tipo de produto em seu negócio, essa é a hora de disseminar e estimular a comodidade para seus clientes.

Para dar visibilidade aos seus serviços, você pode criar anúncios no Instagram e Facebook.

Saiba mais >

Evite cancelamentos e garanta serviços futuros

Receber antecipadamente pelos serviços pode ser extremamente útil neste momento em que você precisa de capital. Construir uma estratégia de voucher ou cartão-presente pode ser uma saída interessante para o seu negócio. Pense em formas atrativas de chamar a atenção do cliente e se organize para realizar esses atendimentos futuramente de forma a não impactar sua estrutura.

Tenha uma agenda organizada

Não perca oportunidades de serviços. A qualidade do serviço e a eficiência na execução das entregas são importantes para obter boas avaliações.

Trabalhe de forma cooperada com diferentes motoristas de entregas

Planeje conjuntamente as viagens por tipo de entrega e localização para não perder oportunidades. Utilize o WhatsApp para melhorar a comunicação com seus parceiros e clientes.

Legislação e medidas governamentais

Acompanhe diariamente os pleitos apresentados e as medidas tomadas pelo governo para facilitar o enfrentamento aos efeitos da crise, buscando entendê-los e implementá-los. Saiba mais no site da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Empresas e assistência

A plataforma UBER também disponibiliza assistência financeira para motoristas e entregadores parceiros diagnosticados com o Covid-19.

Saiba mais >

A partir do planejamento junto à sua equipe de funcionários, organize os processos de entrega para traçar as melhores rotas.

Atente também para as dicas de Segurança e Higiene

  • Adote as medidas de prevenção da COVID19 de acordo com as orientações da OMS, reforçando a higiene das mãos, uso de álcool gel, evitando o contato das mãos com rosto e com objetos passíveis de contaminação, além de evitar locais onde possa haver aglomeração de pessoas, dentre outras;
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evite contato próximo com pessoas doentes;
  • Fique em casa se apresentar febre por mais de 24 horas e avise a empresa ou transportadora o quanto antes;
  • Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue-o no lixo;
  • Limpe e desinfete com frequência objetos e superfícies tocados regularmente, como volante, alavanca de câmbio, haste de seta, dos limpadores de para-brisa, maçanetas de portas e vidros do veículo, bem como os botões de acionamento de itens elétricos;
  • Mantenha o seu veículo limpo e higienizado;
  • Quando for fazer uma entrega deixe o pedido conforme solicitado pelo seu cliente. É importante verificar as mensagens de orientação das plataformas de app como “por favor, deixe o pedido na porta” ou “toque o interfone e deixe na portaria”;
  • Oriente os funcionários quanto à adoção das medidas mencionadas acima, além de disponibilizar kits de higiene para seu uso;
  • Redobre a atenção e cuidados que estão sendo tomados no manuseio das encomendas com foco em higiene e integridade das embalagens, a fim de agregar valor ao serviço prestado, cativando, fidelizando o cliente e garantindo a segurança do serviço prestado;
  • Procure não tocar em outros caminhoneiros e funcionários de empresas;
  • Evite aglomerações em postos de combustíveis, restaurantes, empresas e locais de descanso. Procure ficar sempre isolado;
  • Procure ficar fora de lugares fechados e com pouca ventilação.


Capacite-se

Com a orientação para o isolamento social, muitos cursos online gratuitos estão sendo disponibilizados. Reúna sua equipe e aproveite para realizar atualizações ou acessar novos conhecimentos. Nesse momento, pensar em introduzir a empresa em serviços digitais pode ser uma opção interessante.

Confira uma lista com alguns dos vários cursos online gratuitos, disponibilizados pelo Sebrae, que vão ajudar você a colocar em prática essas dicas:

  • Whats App Business;
  • Como inserir sua empresa em marketplaces;
  • Como anunciar no Instagram e Facebook;
  • Marketing Digital para Empreendedores.


Acesse os cursos online gratuitos do Sebrae >


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