this is an h1

this is an h2

Fri Mar 24 02:17:55 BRT 2023
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Dicas para reduzir a inadimplência e melhorar resultados

No Carnaval, saiba como reduzir a inadimplência e garantir a sustentabilidade do seu negócio.

· Atualizado em 24/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O ano iniciou, e o mercado ainda sente os efeitos de despesas como IPVA, matrícula, material escolar e outras. Neste contexto, chega o Carnaval como oportunidade de diversão e, consequentemente, mais gastos. A impulsividade do consumidor nesta época do ano induz os clientes a pensarem no valor da parcela, em vez de considerar o valor da dívida, na hora de fazer novas compras. Porém, as contas permanecem, por isso cabe ao empreendedor tomar cuidado para que suas expectativas de vendas no feriadão de Carnaval não se transformem em um grande problema para seu fluxo de caixa, causado principalmente pela inadimplência de seus clientes.

Dicas para lidar com a inadimplência

Para evitar que seu negócio seja afetado pela inadimplência e para superar este problema, acompanhe as nossas dicas:

  1. Consulte o histórico do cliente junto a instituições de crédito para identificar se a pessoa e/ou empresa estão ou não negativadas;
  2. Ofereça formas diferentes de pagamento. Avalie o uso de boletos bancários, PIX e cartões de crédito, débito ou em espécie. A empresa arcará com taxas pelas transações, mas terá a garantia de receber os valores vendidos em dia.
  3. Detectou clientes inadimplentes? Coloque alguns procedimentos em prática para não pôr em risco a saúde financeira de seu caixa. Antes de qualquer coisa, defina os critérios de cobrança de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Comunique-os sobre o atraso por meio de telefone e mensagens eletrônicas. Priorize as conversas amigáveis para tentar receber o que está atrasado. Isso evitará muita “dor de cabeça” para você e seu cliente, além de não afetar a relação de consumo entre as partes.
  4. Emita sempre nota fiscal: As notas fiscais de venda de produtos ou serviços são fundamentais para comprovar que aquela venda foi efetivada. Além disso, não emitir nota fiscal é ilegal para a empresa.

Lembre-se: é possível combater a inadimplência com boas decisões na hora da venda. Analise e aplique nossas dicas e mantenha a saúde financeira do caixa da sua empresa nesse Carnaval. Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800!

Saiba mais

O Sebrae disponibiliza cursos on-line e gratuitos. Neste, você vai aprender como se posicionar para controlar as finanças em seu negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?