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Inovação | INOVAÇÃO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Domine o marketing de varejo e faça ótimos negócios

Atuar com foco no cliente é determinante para o sucesso na era dos dados e do digital.

· Atualizado em 25/08/2022
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O marketing de varejo é o conjunto de estratégias e ações especialmente formuladas para conquistar clientes no ponto de venda, seja ele físico ou digital. Os objetivos são aumentar o volume de vendas e o ticket médio, além de fidelizar os clientes.

A essência do marketing de varejo pode ser resumida nos famosos 4 Ps: 

Produto: importante considerar a relação entre quantidade de linhas de produtos (variedade) e quantidade de itens por linha de produto (sortimento). Em uma grande loja de departamento, há bastante quantidade de produtos das mais diversas categorias, enquanto em uma loja de cosméticos a categoria batons tem muitos itens dentro dela, alguns até mesmo semelhantes. Além dessa diferença, os produtos variam por marca, benefícios, fabricantes etc.

Preço: Determina o público-alvo da loja, quais são as estratégias promocionais e o formato de venda. Precificar produtos é um desafio, que para ser vencido exige que se domine algumas estratégias: 

  • High-low (do inglês, alto-baixo): os preços começam altos e baixam aos poucos, voltando depois a aumentar (as lojas de roupas fazem isso conforme as estações do ano)
  • Orientação ao mercado: definido por meio de análise e pesquisa de preços no mercado-alvo
  • Psicológica: determinada pela atratividade e percepção de vantagem para o consumidor (o famoso 0,99 centavos)
  • Premium: um produto especial não pode custar muito pouco, sob risco de perder a percepção de seu valor

Ponto: A localização é uma característica que determina qual será o público-alvo, a facilidade de acesso ao estabelecimento e a operação logística de recebimento dos fornecedores.

Por isso, é essencial pensar na macro e microlocalização do ponto de venda (PDV), escolhendo cuidadosamente a região, cidade, bairro e rua. 

Promoção: Como será exibido o produto? Aqui, entram questões de layout, cores, disposição e características como música, seja o ambiente de venda físico ou digital. Também, a forma de anunciar e outras questões ligadas à comunicação se encaixam nesse quesito.

Resumindo, o marketing de varejo continua sendo extremamente relevante na era dos dados e do digital. Atrair, encantar e fidelizar os clientes é manter o foco neles, colocando a satisfação do consumidor no alto da lista de prioridades.

Domine o marketing de varejo e obtenha sucesso nos seus negócios!

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