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Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Empreendedor, agora é a hora de planejar!

Estruturar e organizar as atividades e rotina da empresa, conduz a empresa ao sucesso, por isso o empreendedor deve fazer o planejamento do seu negócio

· 12/12/2022 · Atualizado em 03/02/2023
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 “Empreender é assumir riscos.” Qual empreendedor já não escutou essa frase? Afinal, em todo e qualquer negócio, ocorrem situações que podem resultar em perdas, ou até mesmo levar a empresa à morte. E o significado da conhecida frase refere-se ao fato de que a jornada do empreendedor não é um passeio em mar calmo, mas superar crises e desafios. Algumas vezes, os riscos são tão pequenos que quase passam despercebidos, outras são verdadeiros gigantes que aparecem quando o empreendedor menos espera.

Quando o empreendedor decide pensar, começa a compreender que uma das variáveis que provocam o risco está associada às incertezas, desde aquela que surge antes mesmo da criação da empresa, que é o risco de o empreendimento não passar da ideia inicial e o empreendedor desistir antes mesmo do registro da empresa.

A grande pergunta que se faz agora, é: como reduzir os riscos? Porque não há como empreender sem riscos. Uma das ferramentas mais poderosas de que o empreendedor dispõe é o planejamento. Planejar é prever o que pode acontecer e colocar à disposição os recursos necessários para o sucesso do empreendimento.

Como diz o filósofo Sêneca: “não há vento favorável para quem não sabe aonde quer chegar.” Ou, de forma mais popular: se você não conhece os seus objetivos e não se prepara colocando em movimento todas as suas energias, tudo pode acontecer.

O planejamento faz com que a empresa desenvolva a estruturação das atividades e rotinas de forma organizada, orientada pelos objetivos e com prazos definidos para o sucesso do empreendimento. Listamos a seguir alguns benefícios do planejamento.

  1. Torna visível os problemas e as oportunidades orientando a empresa no direcionamento correto na identificação e aproveitamento das melhores oportunidades de mercado, o que a torna competitiva.
  2. Identificar tendências do mercado para antecipar os concorrentes na entrega de produtos ou serviços inovadores, permitindo sair na frente e ocupar espaços do mercado.
  3. Orientar o “norte”, ou seja, definir os objetivos que a empresa precisa alcançar, o que dá sentido ao caminho a ser percorrido para se chegar a esse objetivo.
  4. Permite o acompanhamento sistemático dos objetivos planejados em relação aos objetivos alcançados promovendo a revisão do planejamento e a eficácia no processo de tomada de decisões.

O empreendedor pode realizar o planejamento nas seguintes dimensões:

  1. Planejamento com um foco específico: o empreendedor pode planejar ações com um foco mais específico como: a) solucionar um problema; b) criar ou melhorar produtos ou serviços de forma inovadora; c) aproveitar espaços do mercado; d) melhorar ou organizar processos ou atividades empresariais; e) implantar alternativas viáveis para superar uma crise ou desafio e várias outras.
  2. Planejar descrevendo todas as atividades necessárias para o sucesso de uma empresa chamado de Plano de Negócios: o Plano de negócios descreve de forma completa e integrada a empresa, a estrutura necessária de máquinas, móveis, equipamentos e pessoas, os produtos ou serviços que serão produzidos e entregues no mercado, as ações de marketing para divulgar a empresa, os recursos financeiros necessários para a operação da empresa e até os cuidados com a localização do ponto comercial, a definição do negócio, as informações legais que afetam o tipo de negócio a ser desenvolvido, entre outros.
  3. Planejar as ações de longo prazo para manter a empresa no mercado, chamado de Planejamento Estratégico: esse planejamento é focado no prazo mais longo, em torno de 5 a 10 anos, em que a empresa estuda as tendências do futuro e das forças que vão modelar esse futuro, como a tecnologia, a economia, as questões legais, os aspectos sociais e as ações que a empresa precisa realizar para estar nele. O objetivo do Plano Estratégico pode ser para a sobrevivência, manutenção ou crescimento da empresa.

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