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Fri Sep 30 16:32:40 BRT 2022
Planejamento | ACESSO AO MERCADO
Empreendedor, como diferenciar o seu negócio da concorrência?

Entenda como se posicionar no mercado de forma diferenciada, evitando ser mais do mesmo e chamando a atenção dos clientes para o seu negócio.

· 05/09/2022 · Atualizado em 30/09/2022
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Realizar pesquisas de mercado e conhecer quem são os seus concorrentes é uma estratégia de negócio capaz de trazer resultados mais positivos.

Analisar a concorrência é parte da construção de uma empresa. Porém, antes de prestar mais atenção no que o vizinho está fazendo, é necessário que o empreendedor conheça o seu próprio negócio, principalmente seus pontos fortes e aqueles que ainda precisam de cuidados.

Como conhecer seus concorrentes?

  1. Descubra quem são;
  2. Avalie o poder deles no mercado;
  3. Considere as precificações de seus produtos e/ou serviços;
  4. Analise onde estão localizados;
  5. Compare diferenças entre os concorrentes e o seu negócio;
  6. Informe-se sobre a satisfação geral dos clientes;
  7. Invista em ferramentas de marketing corretas.

A partir do momento em que o empreendedor passa a conhecer seus concorrentes e os motivos pelos quais o público-alvo compra deles, tornam-se mais claros o planejamento e o desenvolvimento de um diferencial competitivo para o destaque do seu negócio.

Em outras palavras, o empreendedor passa a entender a realidade à sua volta ao ponto de oferecer aquilo que o consumidor precisa, ganhando a atenção dele.

Dica: fuja do óbvio, surpreenda o seu público-alvo com novidades diferentes daquelas oferecidas pela concorrência. Ofereça opções de preços e pagamentos, possibilidades de promoções e deixe claro os benefícios e a qualidade ao adquirir determinado produto do seu negócio.

Afinal, como diferenciar o seu negócio da concorrência?

  • Informe-se sobre o seu público-alvo:

Pesquise, registre e planeje. 

Conhecer melhor o potencial cliente e seus hábitos de consumo permite ao empreendedor tomadas de decisões mais assertivas e o oferecimento de produtos que atendam melhor às necessidades daquele público em questão.

  • Prepare sua equipe:

Manter a equipe de trabalho envolvida, de fato, naquele trabalho é outra forma de se destacar entre os concorrentes.

Quando a equipe conhece o que está vendendo, suas características e benefícios, torna-se mais simples transmitir essa informação ao cliente que pode ainda estar tendo dúvidas. 

  • Atente para o atendimento:

Como dito anteriormente, surpreenda ao ponto de superar as expectativas do público-alvo. Portanto, produto, atendimento e entregas positivas são grandes diferenciais estratégicos.

Importante lembrar: invista no digital também. Esteja nas redes sociais, compartilhe conteúdo de valor sobre o seu negócio e peça autorização de seus clientes para o envio de e-mail marketing com promoções, descontos e ofertas únicas apenas para aquele canal de comunicação.

  • Proporcione vantagens:

Explique o porquê de o seu produto suprir melhor as necessidades pesquisadas anteriormente, no momento em que estiver atendendo ao consumidor. Encante-o com o seu produto.

Acompanhar as tendências de mercado, utilizar a tecnologia a seu favor, planejar brindes e/ou combos, mudar conforme o mercado se transforma e fornecer ajustes são estratégias de destaque a se levar em consideração.

Com base nas informações compartilhadas acima, os pontos indispensáveis para a empresa se diferenciar estão em um bom planejamento, na modelagem do negócio, nos produtos que oferecem benefícios, preços justo e condições de pagamentos diversas e na inovação que realmente diferencia a forma como o negócio é tocado.

Continue lendo:

Como me diferenciar do meu concorrente.

Ter um diferencial competitivo é a chave para o sucesso.  


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