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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Empreendedor: como evitar estornos após a Cyber Monday?

A Cyber Monday é o dia perfeito para a venda dos eletrônicos que permaneceram em estoque após a Black Friday, mas como reduzir estornos?

· 30/09/2022 · Atualizado em 11/11/2022
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Agendada para o dia 28 de novembro de 2022, a segunda-feira cibernética carrega consigo grande potencial de vendas on-line.

E, para que o empreendedor consiga acompanhar esse grande potencial de vendas, é necessário planejamento, estratégias e muito cuidado.

Como o número de pessoas acessando os sites de e-commerce cresce bastante nessa data específica, todos os links e páginas on-line tornam-se suscetíveis a golpes, cabendo ao empreendedor manter o seu negócio seguro.

No ano passado, 765 milhões de reais foram evitados em fraudes, ou seja, tanto o empreendedor quanto o consumidor precisam manter-se alertas para o que é verídico e o que não é na internet.

Abaixo, listamos cinco medidas de segurança que o empreendedor precisa concentrar atenção:
  1. Treinar e conversar com sua equipe;
  2. Armazenar documentos em nuvem;
  3. Aumentar a segurança dos equipamentos de rede;
  4. Manter o cuidado com o envio de e-mails;
  5. Conservar seus antivírus atualizados.

Ainda dentro do assunto, a insatisfação com produtos ou golpes geram os reembolsos por parte dos consumidores. 

Importante lembrar: todo empreendimento está favorável a sofrer com taxas de reembolsos, porém, existem maneiras de evitar que aconteçam e as listaremos abaixo:

  • Arrependimento e insatisfação

Corrija essa falha com um suporte eficiente e um anúncio coerente com o que está sendo oferecido. Forneça telefones, e-mails e formas de contato para o cliente conseguir chegar até você.

  • Preços comparados à concorrência

Antes de precificar de forma errada um produto, pesquise os preços que estão sendo praticados pela sua concorrência e evite que esse cliente peça o dinheiro de volta ou pense em não fazer mais negócio com você.

  • Produto diferente daquele anunciado

A regra é clara: garanta que as foto e descrições dos produtos estejam em sintonia com o que será entregue para o consumidor final. Seja claro com o seu consumidor para que ele se torne cliente.

  • Falta de estoque

Faça o controle de estoque regulamente para evitar faltas, desperdícios e prejuízos, consequentemente. Caso o produto não seja entregue, a compra será cancelada e o estorno de valores solicitado. 

  • Produto não enviado

Com a compra concluída, o consumidor logo estará aguardando o momento de sua entrega. E, em casos de a mercadoria não chegar até o cliente final, ele poderá abrir reclamações, pedir o dinheiro de volta e reduzir bastante a sua reputação como vendedor nos principais canais de venda. Acompanhe de perto!

O Sebrae possui parceria com a Serasa para te ajudar na prevenção de fraudes. Acesse os links abaixo e saiba como proteger melhor o seu negócio:

Sebrae Serasa.

Parece golpe? E é mesmo! Saiba como não cair em fraudes.


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