this is an h1

this is an h2

Fri Mar 17 10:36:55 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Empreendedores Digitais: João Pedro Resende

Conheça a jornada de empreendedorismo de João Pedro Resende e confira 5 dicas de sucesso.

· 23/11/2022 · Atualizado em 17/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Estamos começando uma série de artigos para mostrar o caminho de alguns empreendedores digitais no Brasil, seus desafios e propósitos. João Pedro Resende é o fundador da Hotmart, uma plataforma que congrega produtores de conteúdo digital e mais de 5 milhões de clientes em todo o mundo.

Antes da Hotmart, em 2004, João Pedro criou, junto com dois amigos da universidade, a Mobworks, uma empresa de aplicativos, jogos multiplayers e soluções baseadas em geolocalização.

Nessa época, o 3G, GPS e Wi-fi ainda não existiam, mas eles já pensavam em soluções tecnológicas para ajudar entregadores de uma empresa de gás. O aplicativo organizava as ordens de serviço e calculava a localização por triangulação das antenas de celular.

O primeiro desafio foi o desconhecimento da área de marketing. Assim, eles acabaram terceirizando a parte comercial e de marketing, o que não deu muito certo. Dois anos depois, a empresa fechou. 

Então, ele seguiu trabalhando e administrando uma comunidade de jogadores de RPG on-line, uma outra paixão. Essa comunidade cresceu tanto que foi preciso dividir tarefas e João Resende acabou ficando com a parte comercial e de marketing. 

Era mais um passo na sua jornada empreendedora. João estudou marketing digital, ferramentas de SEO, divulgação e tráfego. Resultado: se tornou referência na área e as pessoas passaram a pedir dicas. E ele criou um guia em PDF com tudo o que tinha aprendido. 

Nesse momento, ele pensou em transformar seu guia num produto e comercializar, mas teria que ter uma plataforma ou um local seguro para hospedar seu material. A ideia veio, mas não foi concretizada nesse momento. 

João abriu outro negócio. Dessa vez, de importação de camisetas da China. Depois, tentou vender artigos nerds e até pacotes de SMS. Mas nada foi para frente. 

E, em 2010, a ideia do PDF voltou com força. João Resende e Mateus Bicalho, amigo e ex-sócio da primeira empresa, Mobworks, criaram a primeira versão do que se tornaria a Hotmart. 

Os dois investiram suas economias e tempo no novo negócio. Em 2011, participaram de uma competição de startups e venceram, recebendo um investimento de R$ 300 mil.

Depois desse segundo investimento (o primeiro tinha sido com as próprias economias dos empreendedores), surgiram outras maneiras de captação de recursos. Eles apresentavam o projeto para investidores em busca de aportes. 

A empresa foi crescendo e se desenvolvendo. Começou com um faturamento de R$ 3 mil por mês e dois funcionários fundadores. Hoje, tem mais de 200 colaboradores em vários países. 

A Hotmart é uma plataforma que cria, vende e distribui produtos digitais, como e-books, videoaulas, podcasts e audiobooks.

Seus usuários podem ser: produtores, que criam e cadastram produtos digitais; afiliados, que divulgam os produtos; e compradores. A Hotmart também possui a Hotmart Academy e o Hotmart Club, que oferecem cursos gratuitos e criam comunidades.  

Confira 5 dicas de João Pedro Resende, fundador da Hotmart, para empreender com sucesso. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Entrevista Investidor-anjo: entenda e veja como atrai-los ao seu negócio 

Investidores-anjos podem ajudar a implementar seu negócio 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?