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Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Saiba o que é Customer Development

O conceito de Steve Blank foca o cliente para que sejam criadas soluções mais rentáveis e com melhor inserção no mercado.

· 15/01/2014 · Atualizado em 08/09/2022
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Definir a proposta de valor de uma startup passa por alinhar um problema do cliente com a solução que a empresa oferece. Assim, nesse processo, encontra-se o melhor encaixe entre as dores que o seu consumidor considera mais acentuadas e uma solução de baixo custo que resolva essa questão. 

Steve Blank desenvolveu o conceito de Customer Development e escreveu o livro “The Entrepreneur's Guide to Customer Development” sobre o tema.

Os especialistas em gestão tradicional acreditam que esse encaixe será confirmado e ajustado durante o plano de negócios com pesquisas de mercado, o que costuma custar caro e levar algum tempo. Mas, em startups, tempo é crucial e cada dia conta para que se chegue a um produto que gere receita.

Pensando nisso, Steve Blank desenvolveu o conceito de Customer Development. Segundo esse modelo, o empreendedor assume desde o início que sua proposta de valor e o encaixe produto/solução são hipóteses que podem ser validadas, revisitadas e renovadas constantemente para encontrar a melhor fórmula para o seu negócio.

Em poucas palavras, o Customer Development serve para evitar que o empreendedor baseie seu produto em premissas e suposições. Ao contrário disso, ele trata de aplicar um método científico a fim de construir um produto cujas características atendam às necessidades reais dos clientes.

O processo se divide em quatro etapas para validar a necessidade identificada, construir o produto certo para atendê-la, testar os métodos corretos de aquisição e conversão de clientes e implantar os recursos adequados para atender à demanda do produto. São elas:

  1. Descoberta (Customer Discovery): busca entender os clientes e as necessidades que a empresa pode satisfazer. É quando uma série de hipóteses são criadas para serem testadas.
  2. Validação (Customer Validation): visa ter um produto que satisfaça as necessidades dos clientes, identificadas no ponto anterior. O objetivo é encontrar um modelo de negócio que seja escalável.
  3. Criação de Demanda (Customer Creation): determina se o produto atenderá a todas as necessidades dos clientes. É o começo da execução, pois cria a demanda e direciona o consumidor ao canal de vendas, testando a conversão e a satisfação dos pagantes.
  4. Estruturação do Negócio (Company Building): é o momento em que ocorre a transição de uma startup para uma empresa com modelo de negócios validado.

Essa ferramenta, além de nivelar as expectativas da empresa, ainda testa as suas possibilidades e afere a satisfação dos clientes para a implementação de possíveis melhorias.

Saiba mais

Se você quer entender melhor como o conceito funciona e saber como colocá-lo em prática, leia o livro “The Entrepreneur's Guide to Customer Development, de Steve Blank.


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