this is an h1

this is an h2

Fri Dec 23 01:04:47 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Entenda o que é owned media

Veja o motivo para ter owned media e conheça boas-práticas para alcançar melhores resultados.

· Atualizado em 23/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Owned media ou mídia própria, como o nome já diz, é todo canal que a empresa detém. Site, blog e perfis nas redes sociais, por exemplo. É quando você não precisa pagar para divulgar seu produto ou serviço. 

O objetivo do owned media é criar relação e conexão a longo prazo com o potencial cliente, além de conquistá-lo de forma orgânica. Um dos benefícios é que você tem controle sobre os seus canais, o que gera economia e longevidade. 

Além disso, você ganha versatilidade, podendo produzir o conteúdo que faça sentido para o seu negócio e cliente. O resultado é outra vantagem: a construção de um público de nicho, que visita seus canais por estar interessado no seu conteúdo, produto ou serviço.

Mas, o owned media também traz alguns desafios. Um deles é a demora para escalar. Você não terá resultados imediatos ou de curto prazo, como quando faz uma campanha de anúncios nas redes sociais, por exemplo. 

Além disso, não há garantias, e você deve seguir se esforçando e produzindo conteúdo relevante e de qualidade. Por fim, algumas vezes, a comunicação da própria empresa pode não gerar confiança no potencial cliente. É preciso dedicação e profissionalismo.

Para você utilizar de maneira eficiente o owned media, listamos três boas-práticas que você deve seguir. Confira!

Boas-práticas

  1. Conheça sua persona e estude os canais em que ela está presente

Entendendo quem é o seu potencial cliente, você também compreende suas dores e interesses, o que facilita na hora da produção de conteúdo relevante para ele. Sua comunicação passa a ser mais assertiva e eficiente. 

Você também precisa estar presente onde o seu público está. De nada adianta ter um conteúdo de qualidade em um ambiente onde nenhum interessado terá acesso. Para gerar tráfego, você precisa estar nos locais certos, que são onde sua persona está. 

  1. Produza conteúdo de alto valor com foco no relacionamento

Conteúdo de alto valor é aquele que soluciona um problema ou uma dor do seu potencial cliente. É quando você mostra que tem a solução e que pode contribuir de alguma forma com ele. 

Mesmo quando você produz um conteúdo de dicas nas redes sociais, por exemplo, é preciso ter estratégia e atender ao interesse do seu público. É um conteúdo mais leve, mas deve agregar valor e gerar mais conexão com o seu potencial cliente. 

3. Monitore seus resultados

Com controle total sobre seus canais, fica mais tranquilo medir sua performance. Você pode utilizar plataformas, como Google Analytics e RD Station Marketing, além dos relatórios e insights das redes sociais. É importante analisar algumas métricas, como:

  • Aumento de tráfego do seu site ou blog;
  • Crescimento de tráfego por formato de conteúdo;
  • Leads que cada tipo de conteúdo gera;
  • Engajamento nas redes sociais, como curtidas, compartilhamentos e comentários.

Conhecer seu potencial cliente, estudar os canais disponíveis e em quais ele está presente, produzir conteúdo de qualidade e relevante e monitorar constantemente seus resultados é o caminho ideal para quem quer ter resultado com o owned media. Parecem ações simples, mas demandam esforço, dedicação e paciência para colher os frutos no longo prazo. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como fortalecer sua presença em diferentes canais digitais

Dicas e estratégias para vendas multicanais


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?