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Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Espírito Santo investindo no turismo

Espírito Santo investe em ações para fomentar o turismo no estado.

· Atualizado em 29/05/2023
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Espírito Santo tem se destacado no competitivo mercado de turismo nacional. Conforme os dados do Boletim da Economia do Turismo Capixaba, o estado está em sexto lugar no ranking de crescimento interanual no volume de atividades turísticas, apresentando um crescimento de 38,1% no primeiro trimestre de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam cerca de 171 mil pessoas empregadas no setor durante o primeiro trimestre do ano, o que equivale a 8,9% das pessoas ocupadas no Espírito Santo. Ainda segundo o PNADC, dos 78 municípios, 35 registraram aumento no número de empregos no setor de Turismo: Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Vitória e Vila Velha.

Para fortalecer o segmento, algumas ações têm sido promovidas. O governo do estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), lançou o programa “Caminhos do Turismo” junto com a divulgação do resultado do edital de eventos, que vai disponibilizar R$ 1 milhão para a realização de eventos em todo o estado, com o objetivo de estruturar e fortalecer o setor, gerando mais empregos e renda para a população.

Inicialmente, o programa contempla intervenções em trechos de estradas nos municípios de Alfredo Chaves, Baixo Guandu, Castelo, São José do Calçado e Itaguaçu. As intervenções serão feitas na estrada de acesso à rampa de voo livre, em Alfredo Chaves e Baixo Guandu, no acesso ao parque estadual, em Castelo, no acesso à Pedra do Pontão, em São José do Calçado e na estrada do Cafundó, que dá acesso à região onde estão localizadas propriedades voltadas ao agroturismo em Itaguaçu.

Também foi firmado convênio com o Sebrae-ES, que prevê a formatação de 60 jornadas de turismo de experiência, a promoção dos atrativos turísticos e o fortalecimento do artesanato local por meio do edital de artesanato de identidade capixaba, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo no Estado (Aderes).

Para a promoção do turismo de experiência no estado, o programa prevê a capacitação e a consultoria personalizada para produtos estratégicos ligados ao turismo e a formatação de pacotes comerciais estruturados como: cafés especiais, cerveja artesanal, produtos de agroturismo, aldeias indígenas e quilombolas, observação de aves e turismo religioso.

As micro e pequenas empresas também serão beneficiadas com a implementação da estratégia de destino turístico inteligente com iniciativas voltadas ao aprimoramento da governança, da sustentabilidade, da inovação e da experiência do turista. A ação parte do Sebrae-ES que visa a atingir instituições públicas, privadas e empreendedores de pequenos negócios com atuação no setor de meios de hospedagem, agência de viagens e empresas organizadoras de eventos do Espírito Santo.

Potencial turístico

As belezas naturais do Espirito Santo, em conjunto com as tradições índígenas, de negros, portugueses, italianos, alemães e outros povos que participaram da construção da história capixaba, demonstram o potencial turístico no estado, que apresenta fartas opções turísticas em segmentos como o agroturismo, ecoturismo, religioso, negócios e eventos, cultural, histórico, além de esotérico e náutico.

O programa de regionalização do turismo, iniciado em 2003 pelo Ministério do Turismo (MTur) e que norteia o desenvolvimento do turismo no país, com o objetivo principal de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e  investimento no turismo no território nacional, acrescentou 13 novos municípios capixabas no Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, elevando o total para 67.

Os novos municípios integrantes do mapa e que passarão a ter prioridade para o fomento das políticas públicas de turismo são: Ponto Belo, Pedro Canário, Ecoporanga, Barra de São Francisco, Jaguaré, Sooretama, Rio Bananal, Baixo Guandu, São Roque do Canaã, Laranja da Terra, Marataízes, São José do Calçado e Bom Jesus do Norte.

De acordo com o Mapa do Turismo, o estado divide-se em dez regiões turísticas (RT):

  • RT Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras Noroeste Capixaba;
  • RT da Costa e da Imigração;
  • RT do Caparaó;
  • RT do Verde e das Águas;
  • RT Doce Pontões Capixaba;
  • RT Doce Terra Morena;
  • RT dos Imigrantes;
  • RT Metropolitana;
  • RT Montanhas Capixabas;
  • RT Sul Capixaba dos Vales e Café.

Para fazer parte deste programa do Ministério do Turismo, os municípios têm que atender vários requisitos como estrutura em funcionamento, planejamento, roteiros e, inclusive, apoio do Sebrae.

A equipe técnica do Sebrae-ES, por intermédio do programa Planejando Turismo e Conectando Pessoas, ajuda o município a identificar em que situação ele está e aonde ele quer chegar com o ordenamento do turismo, que é exatamente a essência do programa.

O planejar e conectar pessoas envolveu a participação de sete municípios capixabas no entorno do Parque Nacional do Caparaó que desenvolveram seus mapas estratégicos com planejamento e priorização e que agora estão na etapa de monitoramento.

Você, empreendedor, que tem um pequeno negócio ou sonha em entrar no mercado do turismo, aproveite as boas oportunidades que estão surgindo no Espírito Santo e conte com o Sebrae para ajudá-lo nesta empreitada. Conheça mais sobre as ações do Sebrae para o turismo capixaba aqui.

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Para conhecer mais destinos e atrativos turísticos do Espírito Santo, acesse o vídeo do canal Trip Partiu no YouTube com dicas de Domingos Martins, Pedra Azul e Rota do Lagarto.

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