Planejar é essencial para o sucesso da sua empresa. Veja como não cair em erros comuns que podem atrapalhar os seus objetivos.

O planejamento de marketing digital é uma ferramenta estratégica para o crescimento dos negócios. Trata-se, de modo geral, de um documento com os seguintes pontos básicos:
- Definição de objetivos;
- Construção das personas;
- Análise da jornada do cliente;
- Análise de mercado e concorrência;
- Metas;
- Indicadores KPI’s para avaliação das ações e resultados.
O plano traz todos os detalhes importantes para a execução das estratégias de marketing da empresa. Ou seja, mostra o caminho que deve ser seguido. Um bom planejamento define onde a empresa quer chegar e quais os meios que ela vai utilizar para isso.
Dessa maneira, ele deve ser claro e objetivo. Um dos benefícios de se ter um plano de marketing é a otimização da gestão e dos recursos. Isso porque ele detalha as metas, ações e avaliações de cada objetivo, fazendo com que as estratégias sejam direcionadas e analisadas com mais facilidade.
O planejamento acaba centralizando as informações mais importantes da organização e justificando investimentos em marketing, em gestão e no financeiro. No entanto, algumas empresas acabam cometendo alguns erros na hora da elaboração do seu planejamento. Conheça quais são esses erros e evite cometê-los:
- Ausência de foco e priorização
O planejamento digital deve seguir os objetivos estipulados e é essencial priorizar as ações de acordo com sua importância. Reflita sobre a prioridade das ações que serão executadas e faça o possível para cumprir o cronograma estabelecido.
- Plano rígido demais
Você deve seguir o planejamento, mas não deve ser inflexível. Isso pode gerar problemas para atingir suas metas e objetivos. Constantemente, o planejamento precisa ser revisado para correção e adequação de ações.
- Falta de conhecimento sobre o cliente
Ter uma pesquisa completa sobre o seu cliente é item obrigatório se você deseja criar uma estratégia de marketing digital de sucesso. Direcionar o planejamento digital às pessoas erradas pode ser fatal para os seus resultados.
Percebe-se que o planejamento é essencial e estratégico para o crescimento e alcance dos resultados. Mas, ele não deve ser visto como uma obrigação rígida. É um instrumento para facilitar e otimizar as ações da sua empresa. Deve ser visto e revisto constantemente. Deve guiar e não aprisionar as ações do seu negócio.
Para saber mais, veja o vídeo a seguir:
Como gerenciar meu planejamento estratégico
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Invista no planejamento
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