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Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Famtour: investimento que vale a pena

O famtour, a viagem de reconhecimento, é imprescindível para bolar um novo roteiro. Reconhecer o terreno é trilhar um caminho mais fácil para os clientes.

· Atualizado em 27/11/2022
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Famtours são viagens de familiarização, onde os agentes de viagens são convidados a conhecer os produtos e serviços turísticos de um destino. Com isso, a ideia é que consigam vender melhor, com mais propriedade e em maior volume. A vantagem é que o agente de viagens vai saber indicar um hotel com propriedade, porque foi e visitou ou até hospedou-se nele, e saberá passar para o cliente sua avaliação sobre os apartamentos do hotel, café da manhã, estacionamento, piscina, check in, check out, atendimento na recepção etc. Assim, quando seus clientes procurarem o destino, será muito mais fácil vendê-lo.

Os famtours também podem ser, em alguns casos, uma estratégia de vendas ou uma forma de premiação pelas vendas efetuadas. Numa agência, os agentes de viagens que batem suas metas podem ser premiados com um famtour, onde vivenciam a experiência do destino. Esse tipo de incentivo contribui muito para a disposição da equipe e é muito realizado por agências de todo o mundo.

Essas viagens podem incluir do mais básico ao mais aprofundado reconhecimento de terreno. Por exemplo, às vezes, o interesse é apenas de estabelecer a rota e saber indicar o local, mas pode incluir conhecer os passeios, os atrativos do local (naturais e culturais), as atividades que podem ser oferecidas no destino, a faixa etária adequada, o tarifário, as condições de comercialização, as datas e horários de saída e retorno e até as comodidades da região, como os restaurantes, o atendimento, a higiene e a acessibilidade de cada local.

Pelo lado do empreendimento, os hotéis que oferecem a hospedagem para os agentes de viagens levam-nos para fazer uma visita técnica para que conheçam todos os detalhes do meio de hospedagem. Para o hotel, é uma forma de propaganda, e para o agente é pesquisa de mercado e produto – ganham os dois lados nesse tipo de acordo. O receptivo que oferece o passeio também apresenta todos os dados necessários para a venda do roteiro, e pode levar o agente para percorrer a rota. Do mesmo modo, o restaurante oferece almoço, jantar ou drinks, e mostra minuciosamente seu cardápio e os serviços prestados. Tudo isso, é claro, deve ser bem planejado de antemão pela agência, possibilitando conhecer o maior número de coisas possível, e com o menor gasto.

O contato do agente de viagens com os empreendimentos do destino visitado permitirá que ele viva a experiência de estar no destino e conheça tudo o que ele pode oferecer ao turista. Vale lembrar que o agente de viagens continua sendo hoje um importante canal de vendas do setor de turismo, e é uma forma de divulgação muito direcionada do negócio. Tomemos como exemplo duas formas de propaganda, o famtour e a divulgação nas redes sociais. Postar fotos do seu restaurante no Instagram é, sem dúvida, fundamental, e embora seja possível selecionar um público-alvo, nunca será tão preciso quanto divulgar o negócio entre os agentes de viagem. Eles podem recomendar seu empreendimento justamente ao público que mais tem chance de realmente contratar seu serviço, pois são pessoas que vão aonde você está e com interesse em usar seus recursos para ter uma boa experiência de passeio. Além disso, é um público que confia nas informações que recebe dos agentes, muito mais do que numa peça publicitária nas redes.

O setor público também costuma ser parceiro destas ações de famtour, apoiando esta estratégia de divulgação do destino. Um exemplo é o caso de Alagoas, que, no segundo semestre de 2022, em parceria com a iniciativa privada, levou mais de 80 agentes de viagens dos estados de São Paulo e Minas Gerais para conhecer os principais atrativos do estado de Alagoas.

Estes agentes conheceram pessoalmente os investimentos feitos pela administração, que criou alguns dos famosos e modernos “pontos instagramáveis”, atual obsessão dos turistas engajados nas redes sociais. No caso de Maceió-AL, o melhor exemplo é a Cadeira Gigante, que foi instalada na praia de Ponta Verde na campanha de "Maceió é massa" e fez tanto sucesso que permaneceu. Além dela, a cidade também tem o "Trono de Corais", o "Pin de Localização" e a Igrejinha do Jaraguá, inovadoras e criativas instalações que se tornaram as queridinhas nos clicks dos turistas. 

É claro que acolher e entreter um agente de viagem gratuitamente ou com um bom desconto representa um certo prejuízo. Porém, esse dinheiro deve ser encarado como um investimento, pois os empreendimentos que adotam como estratégia de marketing participar ou organizar famtours têm, em contrapartida, seus empreendimentos divulgados e vendidos nacional e internacionalmente por profissionais que vivenciaram os encantos do destino, a qualidade da hospedagem, as aventuras dos passeios e os sabores da gastronomia. Em tempos de internet e de redes sociais, com respeito às viagens, ainda nada conta mais do que uma dica bem dada do agente de turismo de confiança.

Você, empreendedor do setor de turismo, já participou com o seu negócio de um famtour? Pode ser o novo passo para o crescimento da sua empresa! Informe-se, monte um grupo de empresários da sua região, procure o setor público da sua cidade e não espere mais para divulgar o seu empreendimento entre um público tão especializado.

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