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Sun Dec 04 22:58:22 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Fatores que atrapalham sua conversão de vendas

Entenda os fatores que atrapalham sua conversão de vendas e saiba como melhorar.

· Atualizado em 04/12/2022
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Se a sua loja está sempre cheia, mas você sente que não está vendendo como poderia, é sinal de que você precisa verificar suas estratégias e a conversão de vendas. Neste artigo, inspirado no post do Sebrae Minas Gerais, iremos explicar os fatores que podem estar atrapalhando sua conversão de vendas

A taxa de conversão é um dos principais indicadores de sucesso que a sua empresa precisa monitorar. É uma conta simples e mostra claramente se a sua estratégia de vendas está funcionando. Para calcular, basta dividir a quantidade de vendas efetuadas pelo número de pessoas que visitaram a loja.

A conversão de vendas é a capacidade de transformar os potenciais clientes em compradores. Os potenciais compradores são todas as pessoas que têm interesse nos seus produtos ou serviços. Trata-se de conseguir chamar a atenção destas pessoas e efetuar a venda.

Por que uma pessoa entra na sua loja, olha vários produtos, dispensa atendimento dizendo estar apenas dando uma olhadinha e acaba saindo da loja sem comprar nada? Muitas empresas erram na comunicação e prometem coisas que não entregarão, como anunciar uma liquidação sem a loja realizar uma redução realmente significativa nos preços. Propagandas com promessa de que o cliente encontrará o melhor preço da cidade ou tudo pela metade do preço criam uma expectativa no cliente e aumentam muito a chance dele se frustrar com o preço, se realmente ele não for muito baixo, mesmo que o produto esteja com um bom desconto. Lembre-se que seu cliente também frequenta outras lojas e tem a percepção dos preços dos produtos que costuma comprar e sabe qual seria o valor do produto se realmente estivesse sendo vendido pela metade do preço.

Outro problema recorrente é a falha no processo de atendimento. Os vendedores estão conseguindo entender as necessidades dos clientes e estão oferecendo as soluções mais adequadas a eles? Em lojas pequenas, onde há pouco espaço para exposição dos produtos, o papel do vendedor é fundamental para apresentar o produto certo para o cliente. Afinal, o cliente pode ter dificuldade para encontrar o que precisa nesses casos. No entanto, o vendedor precisa ter cuidado para não empurrar produtos em seus clientes, pois isso gera o sentimento de ter sido enganado, e o cliente pode não voltar mais à loja por essa razão.

Os clientes também saem da loja sem comprar por não terem encontrado o que estavam procurando e, nesses casos, é importante entender o motivo dele não ter encontrado. Ele não encontrou por que o que ele procurava não era vendido pela loja? Por que o produto acabou ou por que ele simplesmente não o localizou dentro da loja? Essa avaliação te ajudará a identificar a oportunidade de melhorar seu mix de produtos que são procurados por seus clientes, a identificar falhas no seu processo de compras, falhas da reposição dos produtos na área de venda ou mesmo organização e sinalização das mercadorias.

Por fim, muitas compras são realizadas por impulso, que é quando o cliente procurava um determinado produto, mas se deparou com alguma oportunidade de comprar outros produtos da loja, por estar em promoção, por exemplo. Por isso, é importante oferecer essas oportunidades para os seus clientes. Faça promoções de produtos que tenham um bom giro e garanta que todos os clientes que entram em sua loja saibam das suas promoções.

Para monitorar a taxa de conversão e saber onde você precisa melhorar, é necessário o olhar atento de toda a equipe. Procure saber do cliente o que ele gostaria e tome nota de tudo. Esta simples atitude pode revelar dados surpreendentes. Vá além dos números e busque informações no dia a dia do seu negócio.

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