this is an h1

this is an h2

Mon Mar 21 11:09:08 BRT 2022
Empreendedorismo | FORMALIZAÇÃO
Formalize seu comércio de roupas e garanta direitos e oportunidades

Essa é a atividade que mais formalizou MEI desde o início da pandemia

· Atualizado em 21/03/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A pandemia da Covid-19 transformou o mundo do empreendedorismo no Brasil. Entre 2020 e 2021, foram criados 5,7 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) no país, número que não para de crescer. E, nesse contexto, o comércio de roupas tem ganhado relevância e se tornado líder nas atividades MEI. A venda de roupas, que sempre foi considerada uma atividade muito comum entre os empreendedores e os trabalhadores autônomos, também tem crescido muito no contexto atual.

A criação de um MEI é a forma mais simplificada e barata para se formalizar. Mas você sabe por que a formalização é importante para você, micro e pequeno empreendedor que vende roupas e itens da moda?

O MEI abarca donos de micro e pequenos negócios que obtenham renda anual que não ultrapasse os R$ 81 mil. Com a formalização, os trabalhadores passam a contar com diversos benefícios tributários e direitos previdenciários, como aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença e licença-maternidade. Além disso, a formalização também traz oportunidades de acesso ao crédito, a possibilidade de participar de licitações públicas, emitir notas fiscais e atender empresas, além de poder prestar serviços para órgãos e empresas públicas.

No caso do MEI de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, itens como calças, camisas, bermudas, vestidos, cintos, meias, gravatas e muitos outros artigos de moda ou acessórios complementares fazem parte dos produtos que podem ser vendidos e/ou explorados no seu negócio.

Como se formalizar?

Além do MEI, também existe outra possibilidade para se formalizar, que é abrindo uma microempresa. Nesse caso, é preciso possuir registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela funcionará, no estado. E, ainda, na Receita Federal e na Previdência Social, entre outras providências. Dependendo da atividade, pode ser necessário também o registro na entidade de classe, na Secretaria de Meio Ambiente e em outros órgãos de fiscalização, de acordo com as leis estaduais. Trata-se de um processo mais burocrático e mais caro, que possui limite de faturamento maior do que empresas MEIs.

Acesse este artigo e confira o passo a passo para a abertura de uma microempresa.

MEI

A formalização via MEI é a mais comum, especialmente no ramo do comércio de roupas. Por ser mais barato e exigir menos burocracias, o processo se torna bem mais simples, podendo ser realizado de forma totalmente on-line. Você deve preencher suas informações cadastrais no formulário de inscrição que está disponível no site Gov.br. Para isso, você precisará dos seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço da empresa e da residência;
  • Título de eleitor;
  • Número da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (caso haja declarado nos últimos dois anos).

Quer saber mais detalhes? O Sebrae possui um Guia prático para a formalização de empresas.

Conte com o Sebrae

O Sebrae tem conteúdos especiais voltados para o varejo de moda, consultorias e cursos gratuitos para mudar o seu patamar no mundo dos negócios. Confira algumas opções para você:

Uma das opções no ramo do comércio de roupas é investir em um e-commerce. Nesse caso, confira esta cartilha com dicas e orientações específicas para o segmento de moda: Boas práticas em moda on-line.

Você já tem uma loja física? Aprenda a organizar os produtos, a vitrine, os provadores e o caminho visual do cliente no curso Varejo de moda: o ponto de venda como experiência.

Receba as últimas notícias e conteúdos exclusivos sobre moda no nosso Telegram! Acesse:

https://t.me/sebraemoda


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?