this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 17:15:50 BRT 2023
Empreendedorismo | RURAL
Fruticultura em SC: um mercado em expansão e com enorme potencial

A produção catarinense está entre as maiores do país. Condições climáticas favorecem o cultivo de frutas que são tendências de mercado.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

A fruticultura no Brasil tem números impressionantes. Somos o 3º maior produtor mundial, atrás apenas da China e Índia, com US $1,1 bilhão de exportações. O recorde acompanha a incrível produção de mais de 40 milhões de toneladas em 2,6 milhões de hectares. Em Santa Catarina, produtores agrícolas estão ajudando a consolidar a atividade econômica como uma das de maior potencial no país.

O estado responde pela maior produção nacional de maçã, cerca de 50% do total nacional. São 600 mil toneladas de 2.879 produtores e um total de R $674 milhões em valor bruto da produção (VBP).  Quando o assunto é banana, Santa Catarina também não decepciona, ocupando o 4º lugar entre os produtores do país com 738 mil toneladas e R $561,24 milhões em VBP.

E não para por aí. A região também registra o 2º lugar no país na produção de pitaya, pera e ameixa. Maracujá, pêssego e uva também estão entre os destaques na fruticultura do estado, evidenciando que o mercado segue aquecido e em expansão. Um resultado que pode ser atribuído à união do esforço de 13 mil produtores em 54 mil hectares de produção com um clima temperado, muito favorável para o cultivo.

Mas, atenção, empreendedor rural de olho nesse cenário tão promissor! É necessário estar atento, também, a questões relacionadas ao frete, por exemplo. Em Santa Catarina, com a diminuição da alíquota da gasolina, energia e telecomunicações, os custos na comercialização e no transporte de mercadorias ficaram mais baratos, um cenário que não é observado em outros estados.

Na hora de estruturar o seu negócio, fique atento também às tendências de consumo. A pitaya, até bem pouco tempo desconhecida do público em geral, hoje em dia tem grande apelo comercial. Saiba mais sobre o potencial da pitaya no mercado brasileiro. São dicas e informações sobre essa fruta que está em alta e cada vez mais no gosto dos brasileiros
A fruticultura orgânica também figura entre as preferências atuais. Confira mais sobre esse mercado de produtos que está em alta no Brasil como uma das culturas com maior potencial de expansão

Fruticultura em números

  • O Brasil é o 3º maior produtor mundial de frutas, atrás apenas da China e da Índia;
  • A produção brasileira de frutas ocupa em média 2,6 milhões de hectares e ultrapassa 40 milhões de toneladas;
  • O país alcançou o recorde de vendas de US$ 1,1 bilhão em exportações, em 2021;
  • Manga, melão, uva, limão, maçã, melancia e mamão correspondem a mais de 80% do faturamento do setor no mercado internacional;
  • Em Santa Catarina, o agronegócio representa 30% do PIB e 70% das exportações;
  • No estado, a fruticultura tem um faturamento anual estimado de R$ 1,6 bilhão;
  • São mais de 13 mil produtores e 54 mil hectares;
  • Maçã, banana, citros, uva, frutas de caroço, maracujá e pitaya são alguns dos destaques da fruticultura do estado;
  • Santa Catarina é o maior produtor nacional de maçã e o 4º maior produtor de bananas no país.

Saiba mais, também, sobre a fruticultura no Nordeste brasileiro em mais uma entrevista do programa Prospera Agro. Assista aqui.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?