this is an h1

this is an h2

Sat May 20 13:48:58 BRT 2023
Inovação | STARTUP
Ideação: comece a colocar em prática a sua ideia de startup

Após passar pela fase da curiosidade, o potencial empresário dá início à idealização do negócio em que pretende investir.

· Atualizado em 20/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O que é

O primeiro passo para quem quer ser um empresário de startup é a curiosidade, momento que o levará a adquirir conhecimentos necessários sobre o mundo empresarial para determinar seu ramo de atuação. Em seguida, surge o potencial empresário, como é chamado quem está na fase de ideação de uma startup.

Nessa fase, já há um projeto empreendedor a ser explorado, mas ainda precisa de ajuda para desenvolver seus planos empresariais. Deve-se testar as possibilidades do negócio fomentado e identificar suas reais possibilidades de sucesso.

Motivação

Um dos pontos mais importantes para quem se encontra na fase da ideação é ter muita motivação. Não desistir de suas ideias e acreditar sempre no potencial inovador de cada uma delas para buscar novas maneiras de pensar ideias velhas. É preciso enfrentar a dificuldade inicial e colocar em prática aquilo que idealizou.

É hora de conhecer o mercado em que pretende atuar e começar a montar sua equipe de trabalho. Aos poucos, o produto ou serviço vai conquistando seu lugar no mercado. É fundamental uma visão inovadora para sua ideia tornar-se uma empresa sustentável e bem-sucedida.

Perfil

O empresário na fase de ideação é caracterizado pela vontade de empreender, mas sem ter ainda muito conhecimento sobre o mercado empresarial e, portanto, não está convicto sobre o sucesso de seu empreendimento.

Ele quer e precisa saber mais sobre inovação, liderança, negociação, mercado e gestão. É considerado um “iniciante”.

Informe-se

Mesmo com o conhecimento adquirido enquanto estava na fase da curiosidade, o potencial empresário ainda precisa de alguns esclarecimentos antes de tirar sua startup do papel.

Com auxílio de especialistas, ele deverá aprofundar-se em estudos e pesquisas sobre:

  • Regras e regulamentos empresariais: informe-se sobre tudo o que é necessário para a abertura e o funcionamento de uma empresa de acordo com a legislação;
  • Os principais desafios do ramo empresarial: prever obstáculos, é prever soluções. Procure saber os riscos do setor em que vai investir;
  • O público-alvo do empreendimento: conheça seus futuros clientes e comece a elaborar estratégias para conquistá-los;
  • Planejamento financeiro: nessa fase, a startup deve ter um investimento mínimo, que gere um bom retorno.

É importante ter contato com possíveis clientes para entender o perfil deles, conversar com pessoas que atuem na mesma área, identificar possíveis correntes e parceiros e fazer um verdadeiro estudo mercadológico. Encontre pessoas que estejam dispostas a investir em você. 

Com essas informações, será possível começar a moldar a empresa e identificar se realmente é uma grande ideia e uma boa área para investir, visando a evitar erros que comprometam o desenvolvimento e prever soluções para possíveis problemas ou dificuldades.

Cursos gratuitos, separados para você:

Inovação de impacto para Startups

Sua Startup está pronta para captar recursos?

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?