this is an h1

this is an h2

Mon Apr 24 01:30:19 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Impressão 3D: inovação e oportunidades para os negócios

Por meio da prototipagem rápida, impressão 3D reduz o caminho para desenvolver um protótipo, tornando-se grande aliada para quem deseja empreender.

· Atualizado em 24/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A impressão 3D é uma técnica cada vez mais presente na rotina de governos, empresas e até de pessoas comuns. Desde pequenos objetos, como próteses e órgãos, até edificações de maior porte ganham, com prototipagem rápida, uma nova maneira de produção. Esta tecnologia também apresenta novas oportunidades de negócios para diferentes setores, como a construção civil e a medicina, que passam a ter acesso a materiais de um jeito mais rápido e simples. 

A impressão 3D reúne um conjunto de técnicas que reproduzem objetos em três dimensões. Também chamado de fabricação aditiva, as impressoras constroem objetos tridimensionais a partir da sobreposição de finas camadas de materiais, até que o objeto esteja pronto. 

Conheça os tipos de impressão 3D 

Extrusão de material 

Neste processo, um filamento de material termoplástico sólido é derretido e depositado, resfriado e solidificado, formando um objeto sólido.   

Polimerização VAT 

É um processo baseado em um tanque contendo resina de fotopolímero, que endurece com a exposição à radiação ultravioleta. Existem dois tipos de polimerização VAT: Estereolitografia (SLA), que usa um laser de ponto; e o processamento direto de luz (DLP - Direct Light Processing,) que usa um projetor. 

Fusão de cama em pó (Polímeros) 

Neste caso, uma fonte de energia térmica induz seletivamente a fusão entre as partículas de poeira dentro de uma área de construção para criar um objeto sólido. Há apenas um tipo: sinterização seletiva a laser (SLS - Selective Laser Sintering). 

Jato material 

É o processo no qual gotas de material são depositadas seletivamente em uma placa de construção e endurecem quando expostas à luz. A natureza do processo de jateamento de materiais permite que materiais diferentes sejam impressos no mesmo objeto. Existem dois tipos: Jato de material (MJ - material jetting), que funciona de maneira semelhante a uma impressora jato de tinta padrão, mas em vez de imprimir uma única camada de tinta, várias camadas são criadas para criar uma peça sólida; e drop on demand (DOD), onde um par de jatos de tinta é usado, um deles com o material de impressão e o outro com o material de suporte (que geralmente é solúvel). 

Jato de binder 

É um processo semelhante ao SLS, porém, utiliza um laser para sinterizar o pó. Utiliza dois materiais: um material à base de pó (material de construção) e um aglutinante (geralmente, na forma líquida). Como material de construção, geralmente, é usado areia ou pó de metal. 

Fusão de cama em pó (Metais) 

Processo que utiliza uma fonte térmica para induzir a fusão entre partículas de pó de metal (camada por camada). Existem diferentes versões dessa tecnologia, alterando as fontes de energia: Direct Laser Laser Sintering (DMLS) ou Selective Laser Melting (SLM). 

Impressão 3D: tecnologia revolucionária 

Pela praticidade, a impressão 3D está revolucionando áreas como medicina e engenharia. É uma tecnologia bastante útil, também, para quem deseja empreender a partir de uma invenção. Com o uso da impressão 3D, é possível reduzir o caminho para desenvolver um protótipo, nome dado à versão de teste de qualquer produto. 

Em vez de idealizar, desenhar o objeto e desenvolver um projeto para que o protótipo seja construído, a impressora 3D permite desenhar o item em um software específico e converter o arquivo para um formato compatível com a máquina. Dependendo do artigo desejado e do processo de impressão 3D, também é necessário dar acabamento à peça. 

Na medicina, por exemplo, é possível imprimir próteses em 3D para substituir os ossos de diversas partes do corpo. Na engenharia, por meio da prototipagem rápida, são construídos desde pequenos objetos até moradias. Em Dubai, nos Emirados Árabes, já há um edifício construído por meio de impressão 3D, com uso de material reciclado, cimento e gesso. 

O uso da tecnologia na indústria é vasto, sendo usada na construção de móveis, jóias e bijuterias, roupas, acessórios, sapatos, artigos de jardinagem e até mesmo automóveis.  

Se você atua em uma indústria de base tecnológica, saiba que a impressão 3D pode ser uma grande aliada dos negócios. Informe-se e dê mais um passo em direção à inovação, tornando-se cada vez mais competitivo no mercado. 

Saiba mais sobre o assunto:

Dicas de negócios para empreender com impressoras 3D

Impressão 3D abre espaço para novos modelos de negócio

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?