this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 14:01:32 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Inovação e propósito para potencializar a IBT

Propósito e inovação são responsáveis por manter o negócio relevante e competitivo no mercado, especialmente empresas de tecnologia.

· Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Propósito e inovação são dois conceitos que precisam estar na cabeça de qualquer gestor, independentemente do tamanho da empresa. Eles são responsáveis por manter o negócio relevante e competitivo no mercado.

Em um mundo onde as transformações e avanços da tecnologia estão cada mais velozes, as empresas são obrigadas a investir em inovação para continuar existindo e conquistando novos clientes. Principalmente para os negócios ligados à Indústria de Base Tecnológica (IBT). 

O IBT é um grupo com interfaces em quase todos os setores e segmentos econômicos. Desde maquinário e equipamentos; eletroeletrônicos e automação; automotores e movimentação de carga; a químicos e saneantes. É uma indústria que tem no seu DNA o requisito de inovar para nascer, sobreviver, escalar e competir. 

O Sebrae conceituou as empresas de base tecnológica como aquelas que baseiam suas atividades no uso intensivo de conhecimento científico ou tecnológico.

Para a indústria, ficou cada vez mais evidente que não basta reproduzir em escala, gerar valor requer passar por etapas intensivas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, o que conecta essas empresas ao dinâmico ecossistema de inovação.  

Inovação e propósito 

O empreendedor precisa sempre estar atento e investir em novos formatos e ferramentas, principalmente no ambiente virtual, para acompanhar as novas exigências dos consumidores.

Além das ferramentas e equipamentos físicos, a cultura e valores das empresas também fazem parte do processo de inovação. Nesse sentido, a definição de propósito se torna uma das etapas mais importantes. 

Na prática, os profissionais que desejam se diferenciar e atrair clientes, precisam adotar uma cultura de empreendedorismo e inovação nos negócios. 

Nos últimos anos, temos visto diversas empresas surgindo e ganhando mercado por conta desse diferencial: a capacidade de inovar.

No entanto, é necessário lembrar que a inovação não está presente em todos os negócios e perfis profissionais, pelo contrário, é uma habilidade que precisa ser desenvolvida com capacitação, informação e muita criatividade. 

Importante destacar que, quando falamos em propósito, o empreendedor não deve pensar apenas em sonhos e objetivos pouco táteis. Um estudo recente feito por uma consultoria internacional concluiu que empresas com times focados em um propósito têm taxas de crescimento quase três vezes maiores do que a média de seu segmento.

Isso porque o mercado vem se transformando e os consumidores também. Millennials se motivam por algo a mais e, sem encontrar empresas que ofereçam isso, investem em carreiras no empreendedorismo. 

A inovação está ligada ao ato de desenvolver algo que se diferencie do que já exista no mercado. Dessa forma, a habilidade de inovar requer que o profissional saia da sua rotina de conforto, e aproveite as necessidades de seu público, criando tendências e soluções, gerando uma mudança na vida dos consumidores.

E inovar com propósito é essencial para potencializar o negócio. 

Consequências do pouco incentivo à inovação com propósito 

  1. Limita o crescimento: a falta de um plano de inovação nas IBTs prejudica a estratégia da empresa a curto e longo prazo, colocando a companhia em um cenário limitado de possibilidades. 
  2. Perde-se competitividade: o consumidor está cada dia mais exigente e as organizações precisam inovar em todos os setores, ainda mais em um cenário onde todas as empresas têm condições de se destacar. 
  3. Dificuldade na atração e retenção de talentos: profissionais capacitados buscam organizações modernas, competitivas e com boa reputação no mercado. 

A importância da inovação para sua empresa é que ela possibilita que seu negócio reconheça as oportunidades geradas através do aperfeiçoamento, do alcance de novos mercados, parcerias realizadas e o aumento do valor da marca.  

A inovação precisa de ousadia e de rebeldia acompanhada de expertise e seriedade na execução. Para ser inovador e gerar valor, é preciso vontade de conhecer novos modelos e pessoas, e de muita disposição para ver e ouvir o que o time, e até os concorrentes, estão a dizer. 

Acesse este conteúdo do Sebrae que pode esclarecer mais sobre inovação: Manual de Apoio à Inovação 2015  

Saiba mais: A indústria 4.0 e o admirável mundo da automação

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?