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Sat Feb 25 12:57:31 BRT 2023
Planejamento | INTERNACIONALIZAÇÃO
Invista em global branding e conquiste o mercado internacional

Com um processo de branding forte e estruturado, sua marca aproveita vantagens como o reconhecimento no mercado internacional e a conquista de novos clientes.

· 24/01/2023 · Atualizado em 25/02/2023
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O empreendedor que trabalha no mercado internacional precisa estar atento às estratégias de marketing relacionadas ao branding, ou seja, a definição e posicionamento da sua marca na mente dos consumidores. Com a globalização e a internet, isso se tornou mais fácil. Porém, para alcançar esse objetivo, é preciso investir em uma estratégia que chamamos de global branding.

Um dos principais objetivos da empresa no momento de criação da sua marca, logomarca ou símbolo é diferenciar seus produtos ou serviços dos concorrentes. No mercado internacional esta estratégia não é diferente. Com um processo de branding forte e estruturado, sua marca aproveita uma série de vantagens competitivas, como o reconhecimento em mercados estrangeiros e novos clientes.  

Por preocupação com investimentos e tempo de retorno, muitos pequenos negócios desistem de fazer global branding. O desenvolvimento da comunicação por meio da internet é uma solução para este gargalo, visto que, em parte, torna os processos mais rápidos e com custos menores – dependendo das operações de marketing realizadas. 

Saiba por que é importante investir em global branding 

Global branding é a estratégia de construção de marcas para conquistar o mercado em diferentes países. Esta definição inclui adaptação da comunicação sobre o produto a realidades locais, inclusive com adoção de estratégias exclusivas para cada região.   

O processo de branding faz parte das estratégias de marketing internacional e é executado por meio de ações planejadas. Envolve o planejamento de como a marca quer ser percebida no mundo inteiro e como ela vai se posicionar em cada mercado para gerar essa percepção. 

Investir nesta área é importante para a valorização no negócio, pois permite agregar características a seus produtos ou serviços, diferenciando-os dos concorrentes e transformando-os em experiências que vão além de suas dimensões físicas ou tangíveis.

A marca oferece uma série de benefícios ao produto ou serviço: 

  • Possibilidade de fidelização dos clientes;  
  • Facilidade de reconhecer o produto ou serviço; 
  • Garantia de qualidade e uso da visão positiva da marca para acrescentar uma maior quantidade de bens ou serviços. 

Conheça os tipos de marca 

No setor do varejo tem sido frequente a presença - lado a lado - de produtos com marcas dos fabricantes, marcas próprias ou marcas genéricas. As últimas tendem a ser mais rentáveis, pois permitem que os varejistas tenham um controle maior em relação à sua precificação e promoção. 

A visão da marca do ponto de vista dos clientes representa a sua experiência de valor em relação aos produtos e serviços com os quais mantém uma relação, seja na condição de cliente ou consumidor. 

Entenda o que é branding 

O processo de acompanhamento de uma marca ao longo da sua existência é definido como branding. O branding envolve ações realizadas pela empresa fornecedora do bem ou serviço para gerir a sua marca, permitindo identificação do público-alvo com ela. Para isso, a empresa utiliza mensagens comerciais, institucionais, slogans e outras ações que sejam representativas da cultura que a marca quer ter incorporada à sua imagem. 

É importante observar que o processo de branding exige investimentos desde o momento do ingresso de um bem ou serviço no mercado-alvo.  Por isso, não é indicado que as empresas esperem crescer primeiro para investir depois. 

As ações do branding internacional contribuem para que a empresa conquiste o novo mercado de forma rápida, consolidando assim novos públicos de consumidores. Lembre-se: marcas globais tendem a ganhar prestígio, tornam-se símbolos de status e qualidade e muitas vezes são mais desejadas do que as marcas locais. 

Além disso, uma estratégia global de marca fortalece a identidade. Ao se adaptar a cada região, a marca consegue conquistar a confiança das pessoas, sem perder a sua essência, que é reforçada em todos os locais de atuação. 

Ter uma marca reconhecida internacionalmente é o sonho de muitos empreendedores. Com a globalização e a internet, realizar esse desejo depende de conhecimento e investimentos assertivos em estratégias de global branding. Com uma marca forte e estruturada no mercado internacional, seu negócio poderá aproveitar vantagens competitivas como o reconhecimento em mercados estrangeiros e novos clientes.

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