this is an h1

this is an h2

Thu May 11 23:39:01 BRT 2023
Organização | CERTIFICAÇÃO
Local para registro de produtos

Conheça os órgãos responsáveis pelo registro e certificação da maioria dos produtos brasileiros.

· Atualizado em 11/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Alguns produtos dependem de registro em órgãos específicos para serem comercializados, garantindo, assim, maior segurança aos consumidores. Os procedimentos do registro variam e devem ser verificados no respectivo órgão.

1) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): órgão ligado ao Ministério da Saúde, que atua no controle sanitário e é responsável pelos registros de alimentos, cosméticos, itens de higiene pessoal, perfumes, medicamentos (inclusive controlados), saneantes domissanitários e produtos para saúde, incluindo os produtos correlatos (implantes dentários, bisturi, equipamentos médicos entre outros).

2) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/MAPA), são registrados produtos pertinentes a dois órgãos:

  • Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas: vinícolas, vinhos, agrotóxicos e demais produtos;
  • Departamento de Inspeção de Origem Animal: mel, leite, carnes e peixes, assim como produtos para embelezamento animal, anabolizantes, entre outros produtos.

3) Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro): ligado ao Ministério da Economia. O Inmetro não realiza nenhum registro, mas sim a certificação - selo de conformidade técnica - da qualidade de um produto. Quando o produto possui o selo do Inmetro, significa que ele passou por testes e análises. Cada tipo de produto é avaliado de forma específica.

4) Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): vinculado ao Ministério da Economia, é o órgão responsável pelo registro de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador, topografias de circuitos, entre outros serviços.

Consulte também os artigos Garanta a exclusividade no uso do nome comercial e Artigos para festas infantis devem obrigatoriamente ser certificados. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?