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Mon Nov 28 21:48:55 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Marketing digital: como aplicar o co-marketing?

Veja de que forma você pode aplicar estratégias de marketing digital no seu canal.

· Atualizado em 28/11/2022
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Quando duas ou mais empresas unem seus esforços para realizar ações que promovem as duas marcas, temos o que chamamos de co-marketing. Esta é uma ação conjunta que leva a resultados superiores, aumenta o reconhecimento da marca e reduz os custos das campanhas. Nesse sistema de colaboração, as marcas produzem conteúdos, ferramentas e até mesmo eventos com o objetivo de atingir um público-alvo semelhante.

Se você já decidiu quem é o seu parceiro perfeito, o primeiro passo para o sucesso dessa estratégia é realizar um bom planejamento. É essencial que ele seja feito de forma conjunta, com o alinhamento de ideias e objetivos e a elaboração de um cronograma de ações que inclua a produção de conteúdos, a gravação de vídeos, o design, entre outros aspectos.

Também é importante definir quais são os formatos de conteúdos consumidos pelos públicos das empresas parceiras: artigos em blogs, vídeos, e-mail marketing, mídias sociais, e-books, catálogos etc. Outro aspecto que precisa ficar muito bem definido desde o começo é a forma como o trabalho será realizado, ou seja, quem ficará responsável por cada atividade. Uma boa alternativa é recorrer a ferramentas que permitam o compartilhamento de documentos para o trabalho colaborativo.

Quatro pontos que deverão ser acordados por ambos os parceiros

  • Temas e objetivos do projeto.
  • Onde o conteúdo será publicado.
  • Planos de promoção dos conteúdos.
  • Contrato de compartilhamento de leads.

Como a parceria precisa ser boa para ambas as partes envolvidas, é fundamental que os conteúdos produzidos beneficiem as duas empresas do mesmo modo. Por isso, elencamos a seguir algumas boas práticas para um melhor resultado:

  • Tenha clareza nos objetivos e questione-se a respeito do que as marcas/empresas pretendem, ou seja, elas almejam construir relacionamento? Ou será que visam aumentar leads?
  • Estabeleça um conteúdo que seja benéfico e atrativo para ambos os públicos.
  • Defina os formatos dos conteúdos: e-book, post de blog, catálogo, whitepapers, webinars, lives, vídeos, ferramentas, eventos etc.
  • Divida as tarefas, sempre levando em consideração as habilidades de cada um.
  • Determine o cronograma para criação e publicação dos conteúdos.
  • Avalie os resultados, definindo quais métricas precisam ser acompanhadas.

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