this is an h1

this is an h2

Wed May 24 17:56:38 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
MEI sustentabilidade: redução de custos

Pequenas ações que podem fazer a diferença nos resultados do seu negócio de MEI.

· 05/04/2023 · Atualizado em 17/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Há novas formas de o Microempreendedor Individual (MEI) se conectar com o seu público e deixar um legado de consciência para as futuras gerações. Ações simples podem ajudar a operação comercial a ser mais enxuta e contribuir para o meio ambiente. Acompanhe a nossa série de artigos que vai trazer novas perspectivas do MEI com relação à sustentabilidade.

O seu negócio conseguiu aumentar a produtividade ou reduzir o custo de operação nos últimos dois anos? A redução de custos pode ser obtida tanto nos processos como nos produtos e serviços. Significa o quanto o seu MEI conseguiu reduzir os custos de seus processos, produtos e serviços por meio de ações que visam à inovação e à sustentabilidade do negócio.

É evidente que o tema sustentabilidade empresarial não é novidade, mas nos últimos anos tornou-se uma questão importante para uma parcela considerável dos consumidores. Assim, uma empresa que decide implementar ações sustentáveis agrega valor à sua marca e conquista o consumidor.

A estratégia pode ser adotada pelos Microempreendedores Individuais, especialmente pela facilidade de gerir a operação quando ela ainda tem uma estrutura menor, ou seja, quando ainda é um pequeno negócio. Isso pode ser feito por meio de iniciativas, boas práticas comerciais e tecnologias de fácil adoção, ações simples e cotidianas que poderão fazer a diferença em seu faturamento. Confira!

  • Desperdício de água: faça a leitura do hidrômetro, interrompa o uso da água por duas horas e verifique-o novamente. Se houver variação, é porque há vazamento de água.
  • Eficiência energética: máquinas e motores impactam muito na conta de energia, ainda mais se for necessário ligá-los várias vezes ao dia. Para evitar esse tipo de desperdício, planeje sua produção e otimize o uso desses equipamentos, colocando-os para funcionar somente o necessário.
  • Gerenciamento de resíduos sólidos: para reduzir a geração de resíduos, comece pela identificação da área de sua empresa que mais gera lixo; em seguida, adote medidas como promover o maior aproveitamento de matéria-prima, reduzir sobras, padronizar produtos e usar embalagens ecológicas.
  • Separe o lixo: apesar de muitas empresas ainda optarem por lixeiras individuais, que acabam misturando diferentes tipos de resíduos, é importante investir em lixeiras separadas para cada tipo de lixo. Sua empresa ajuda o meio ambiente e facilita o trabalho dos profissionais encarregados da limpeza e da coleta de lixo.
  • Redução de desperdício de alimentos: crie receitas que reaproveitem alimentos, estude sua previsão de venda e tente adquirir verduras e outros itens diretamente de produtores locais, pois estarão mais frescos e com preços mais em conta. A armazenagem também deve ser feita de forma correta, priorizando-se a saída dos alimentos com data de vencimento mais próxima.

Faça o curso Crescimento planejado e orientado para resultados que o Sebrae preparou para você. Entenda como o planejamento de ações, feito de forma ordenada e articulada, contribui para a continuidade da atividade empreendedora desenvolvida. Nele, você vai aprender a utilizar ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho da sua empresa com o aumento da competitividade, de modo sustentável.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?