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Wed Mar 15 02:39:05 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Mercado de games traz oportunidades para pequenas empresas

O Brasil possui a terceira maior população de gamers do mundo e ocupa a 13ª posição de mercado consumidor de jogos eletrônicos. Mercado de games é promissor.

· Atualizado em 15/03/2023
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Em 2020 e 2021, a pandemia de covid-19 trouxe diversas transformações para a indústria e o mercado de games.

O consumo de jogos aumentou significativamente nesse período. Em 2022 aconteceram grandes aquisições e parcerias internacionais, como o caso do Aquiris Game Studio, que recebeu investimento da Epic Games, desenvolvedora de jogos dos Estados Unidos, visando a publicação de diversos jogos multiplataforma.

Também a empresa de Londrina, no Paraná, Oktagon foi comprada pela desenvolvedora multinacional de games Fortis, recém-criada como parte do grupo de resorts e cassinos Las Vegas Sands.

Algumas mudanças e evoluções do mercado trazem expectativas para os próximos meses.

Condições para a internacionalização e exposição ao mercado internacional

Os produtos digitais, como os jogos, podem ser oferecidos e comercializados em diferentes mercados simultaneamente, valendo-se das plataformas de distribuição globais.

Micro, pequenas e médias empresas podem se beneficiar, em função do acesso às tecnologias de produção e à facilidade em conhecer características de produtos de sucesso para explorar o mercado internacional.

Trabalho remoto

A alteração do modelo de trabalho presencial para o remoto durante a pandemia de covid-19 criou uma tendência para a continuação dessa nova configuração, o que facilita a contribuição de novos desenvolvedores.

Crescimento do mercado

O mercado de games continua seguindo a média estimada de alta de 7,2% entre 2019 e 2023, para US$ 204,6 bilhões. E os jogos para celular ganham mais destaque no segmento nos próximos anos.

Qualificação de mão de obra

Em um período de instabilidade econômica do país, um dos principais desafios das desenvolvedoras tem sido atrair e reter talentos.

Financiamento privado

Existem oportunidades de financiamento através de editais privados e capital empreendedor. Fundadores, família, amigos e outros indivíduos representam 50% das fontes de financiamento para a indústria de games, segundo a pesquisa Capacidade de Produção da Indústria Brasileira de Games (2022).

Tendências e oportunidades

Pesquisa sobre a indústria brasileira de games em 2022, realizada em parceria pela Abragames e a ApexBrasil, também apresentou resultados relacionados à tecnologia e ao mercado.

Tecnologia

Dentro do cenário de games, destacam-se o desenvolvimento de jogos que utilizem o sistema blockchain, o crescimento das realidades virtual, aumentada ou mista (XR) e o metaverso, junto da implementação da tecnologia 5G, que, por sua vez, emerge como um dos fatores de infraestrutura mais importantes para o futuro da indústria de games.

A realidade virtual sem fio de alta definição também é viável com o 5G e oferece mais oportunidades para os desenvolvedores inovarem, permitindo inclusive a integração com tecnologias vestíveis.

Também foi relatada a realidade mista como tendência de desenvolvimento, em relação ao surgimento de novos hardwares de realidade virtual mais robustos e mais baratos e também à maior facilidade de desenvolver para estas plataformas.

NFTs, blockchain, criptomoedas

Embora a maioria das desenvolvedoras nacionais ainda não estejam aplicando as tecnologias de blockchain e NFTs, sua adoção é uma das tendências apontadas pelos respondentes da pesquisa e por especialistas no mercado.

Mercado

Entre as maiores tendências de mercado, estão os jogos em nuvem (cloud gaming), os jogos por assinatura e uma maior aceitação e utilização do trabalho remoto como parte cotidiana da indústria.

Outras tendências observadas são o aumento dos “wholesome games”, jogos sem violência com aspecto mais narrativo, e de jogos hipercasuais, que sejam mais rápidos e de fácil acesso aos jogadores.

Outra tendência apontada é a aproximação entre as áreas de desenvolvimento e eSports. No Brasil, há pelo menos dois times de esportes eletrônicos que internalizaram estúdios para o desenvolvimento de jogos de entretenimento e advergames.

A competitividade internacional está relacionada ao acesso aos mercados, à capacitação dos recursos humanos e às condições macroeconômicas, principalmente ao mercado internacional e especialmente para os jogos para navegadores, smartphones e PCs.

O metaverso é descrito como um próximo passo para os jogos e também como um entrelaçamento poderoso das tecnologias na vida cotidiana aos ambientes virtuais, criados tais quais os de jogos. O metaverso foi também apontado pelos respondentes como uma importante variável do potencial das criptomoedas e dos NFTs, sendo frequentemente citados em conjunto.

Este texto é uma adaptação do artigo Tendências para a indústria de games em 2023, publicado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul. As informações são do e-book Conheça o promissor mercado de games.

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