Tainara Tavares vende canecas personalizadas. Ela é a personagem deste artigo da série "Meu MEI é um Sucesso". Vamos conhecer sua história.

Em 2019, Tainara Tavares abriu um e-commerce para vender canecas personalizadas. A produção é feita na sala da casa dela, em Brasília. No início, ela mesma fazia a entrega, utilizando transporte público. Mas a empresa cresceu, tanto que hoje ela vende para todo o Brasil.
Vamos acompanhar como ela mesma conta sua trajetória:
“Antes de empreender, eu entrei para trabalhar como recepcionista no modelo CLT. Fiz várias entrevistas, passava, trabalhava meio período e acabava saindo, assim, porque eu não estava feliz. Foi aí que coloquei na cabeça que eu tinha que abrir um negócio próprio, algo que eu gostasse realmente. Aí, eu, conversando com meu esposo Lucas, a gente foi tendo uma ideia do que a gente poderia fazer para empreender, para ter um negócio próprio, então a gente foi estudando, foi pensando em algo que a gente realmente gostasse. Ele me ajudou, mas eu é que queria trabalhar como empreendedora. Ele dá aula, é professor. Assim a gente teve a ideia de trabalhar com produtos personalizados. Porque, apesar de muitas pessoas trabalharem nessa área, a gente pode se especializar e pode fazer algo diferente.”
“Começamos com essa ideia em 2019 e comecei a estudar através de vídeos no YouTube. Na época eu não comprei nenhum curso, só fui pesquisando mesmo através do YouTube, vendo o pessoal que já estava trabalhando na área, pessoal de maior experiência. Fui estudando, vendo vídeo, vendo qual a área que eu mais gostava, né, porque esse ramo de personalizados é muito amplo, tem vários materiais diferentes, então foquei na área de presentes, de canecas mesmo, de porcelana, e fui de vez, fui de cabeça, né?”
“No começo, quando a gente começou a pesquisar, a estudar, a gente viu que os produtos personalizados, apesar de várias pessoas trabalharem no ramo, são algo especial, único para cada um, para cada cliente, e se a gente se especializasse, se fosse dar o melhor nas embalagens, no atendimento, a gente poderia se destacar nessa área. Um produto personalizado, ele vai da característica de cada cliente, assim, não é algo padrão como quando você vai numa loja de presentes e tem lá algo pronto, você compra e presenteia. O produto personalizado é só a pessoa que ganha que tem aquilo, é algo único, então é muito especial para cada pessoa, a pessoa fica emocionada, fica muito feliz porque, é algo único, só dela.”
“Começamos com a caneca branca, tradicional, é o nosso carro-chefe, todo mundo gosta, empresas, diversos tipos de clientes. Depois a gente foi aprimorando, foi adicionando vários detalhes, como a tampa de bambu, que é muito boa para quem gosta de tomar um chá, um café e manter a temperatura dentro da caneca. E fomos somando detalhes, com o tassel, a inicial da pessoa, a tampa de silicone, que é muito bonita, é bem diferente, e vai ficando bem bonito o modelo.”
“Desde o começo em 2019, eu já corri atrás de me profissionalizar, de entrar nesse mercado através do MEI, microempreendedor individual, e foi muito importante, porque várias empresas entram em contato com a gente perguntando se a gente emite nota fiscal, se a gente tem um CNPJ, e essa profissionalização é muito importante para a gente.”
“A questão do valor final que a gente cobra do cliente tem que ter muito cuidado. Precisa ver certinho a questão do valor do produto em si e os demais custos. Principalmente com relação ao transporte, tempo, energia, embalagem, empregado, a gente tem que colocar tudo isso no produto para que a gente chegue ao valor final. A gente faz através de uma tabela, eu tenho uma planilha em que eu coloco todos esses custos para chegar a um valor final para o cliente.”
“A relação com os nossos fornecedores é muito boa, é muito compreensiva, eu tenho fornecedores próximos daqui, que têm uma loja próxima, também tenho fornecedores que ficam em Taguatinga, com a Goo Brindes e a Feira dos Importados. E nossa relação é muito abrangente e é muito importante que a gente se fale praticamente todo dia.”
“O Sebrae entrou em contato conosco e a gente já fez uma consultoria de gestão da nossa empresa, gestão de pessoas, que nos ajudou muito. Um consultor entrou em contato com a gente e ficou vendo qual área que a gente tem que melhorar, qual área que tá defasada na empresa, e ele foi dando dicas que ajudaram bastante, principalmente na questão da tabela de preço. Na época eu tava meio em dúvida de como precificar e o Sebrae ajudou bastante nessa área.”
“Em relação a melhorias na nossa empresa, acho que a gente tem que focar principalmente na gestão de pessoas, gestão de contabilidade, a gente tem que focar bastante nisso para a gente crescer mais, só que com estrutura, porque não adianta a gente crescer sem ter uma base física. Então a gente também tá vendo isso, tá fazendo consultoria para melhorar a questão da gestão da empresa e, além disso, para se diferenciar no mercado. A gente tem que inovar em artes, com destaque na arte diferenciada, melhorar mais o atendimento, melhorar mais a entrega do produto final na experiência do cliente. Outra questão também que a gente tem que melhorar é no estoque do nosso produto. Atualmente, a gente tem um local de trabalho limitado, então não tem como a gente estar tocando uma variedade, uma quantidade maior de produtos, então futuramente nosso objetivo é ter maior estoque de cada produto, para que quando o cliente entre em contato com a gente, a gente possa atendê-lo. Porque muitas vezes tem muita falta de produto no fornecedor, como são produtos importados a gente tem dificuldade de trazer essa quantidade aqui para loja e muitas vezes o cliente acaba não sendo atendido em alguns produtos específicos. Então, o objetivo é aumentar nosso estoque, para atender uma maior quantidade de clientes.”
“O empreendedor, eu acho que a maior dificuldade é que ele não tem nenhuma garantia como quem trabalha no modo CLT. É ele por ele mesmo. Assim, então ele tem que trabalhar mais para crescer, ganhar mais, para se destacar no mercado, que a concorrência também é muito grande, então uma das dificuldades é a inovação, a gente tem que estar inovando para se destacar no mercado."
“O futuro do nosso negócio é bem promissor e os planos atuais são melhorar essa base de gestão, de gerenciamento de estoque, para que a gente possa crescer com qualidade. Eu acho que uma das maiores dificuldades é crescer e manter a qualidade que a gente tem atualmente, porque o nosso processo de produção é muito demorado, cada cliente tem um gosto específico, e a gente tenta captar essa ideia e colocar no nosso produto o gosto, realmente o gosto final do cliente. Então isso demanda muito tempo, a nossa embalagem também é um processo bem demorado, embalagem personalizada, fita de cetim, a gente coloca cada detalhe ali, então é um processo demorado, então, para a gente possa crescer, tem que investir em pessoas, mais pessoas para trabalhar, investir em gestão de estoque, para que a gente possa escalar. Tem muitos clientes que entram em contato com a gente e eles querem caneca na hora, querem que a gente faça a caneca na hora e aí, por conta de manter essa qualidade, fazer produto e a experiência do cliente, a maioria dos clientes, a gente não pega por conta da demanda da loja, né, que é muito alta, então não tem como fazer esse encaixe do cliente que quer a caneca em pouco tempo, em um dia. Nosso objetivo é crescer, contratar mais pessoas, para que a gente possa atender a esse cliente que quer fazer caneca na hora, né, na nossa loja nosso objetivo é atender o maior número de clientes possíveis futuramente, com qualidade.”
“Uma dica para quem tá começando a empreender agora é entrar num ramo que você tem afinidade, que você gosta, porque futuramente, com as dificuldades, né, vai ter pessoas contra o que você tá fazendo, até pessoas próximas. Mas, se você gostar do que você faz e se você tiver firme nessa ideia, você vai conquistando seu espaço e vai crescendo. Se você colocar amor naquilo que você faz, vai dando certo. E outra questão também é no profissionalismo desde o início. Cuide da gestão, cuide da questão do custo, do lucro, para você não ter problema mais para frente”.
Depois de acompanharmos os depoimentos da Tainara, o que podemos aprender com ela?
Diversos detalhes citados por ela justificam o sucesso do empreendimento.
A forma como ela iniciou o negócio. Ela não conseguia ser feliz em trabalhos como empregada, e decidiu que queria empreender. E para definir onde empreender, estudou, pesquisou, conversou muito com o marido. E quando decidiu, foi atrás do conhecimento sobre o assunto. Estudou, pesquisou e assistiu muitos vídeos para adquirir o maior conhecimento possível sobre o tema. E com este conhecimento veio o amor, o gosto por aquilo.
Veja que, diferentemente de muitos empreendedores, que antes mesmo de pensar em empreender, já têm uma ideia na cabeça, no caso da Tainara, ela pesquisou, analisou muito até chegar ao tipo de negócio que iria empreender. Independente disso, o importante é você gostar do que vai fazer, e fazer com gosto, com amor pelo trabalho.
A imediata formalização, tendo desde o início condições de atender um bom número de clientes ao poder emitir nota fiscal. Formalizar-se permite muitas vantagens além de poder emitir nota fiscal. Você pode ter melhor acesso a crédito, pode comprar os insumos para o seu negócio por um preço menor, garante seus benefícios previdenciários, além de estar exercendo de forma legal a sua atividade, não correndo o risco sofrer quaisquer problemas com uma possível fiscalização.
A busca constante pela inovação, pelas novidades. Tainara está sempre inovando, procurando sempre atender às demandas de seus clientes. Nesse setor de produtos personalizados, assim como em praticamente todos os setores do empreendedorismo, é muito importante a inovação, a criatividade em apresentar novos produtos. Coisas novas, diferentes, chamam a atenção do cliente e trazem ele para perto de você. Ouvir o cliente, entender o que ele quer e surpreendê-lo com novidades.
Planejar o crescimento, criar objetivos, traçar metas, planejar onde se quer chegar. Saber a hora certa de dar um passo à frente é importante para se manter evoluindo e crescendo com consistência, sem perder a qualidade dos seus produtos ou serviços. Tainara já identificou que vai precisar ter um espaço maior para comportar mais estoque, além de mais funcionários para auxiliar na produção e assim poder atender ainda melhor seus clientes.
Então ela precisa ter muita atenção. Se tiver mais funcionários, terá que deixar de ser MEI e migrar para ME, o que elevaria os custos. Atualmente, ela faz tudo no próprio apartamento. Se precisar, por exemplo, de outro espaço e tiver que alugar, também terá mais custos. Assim, é importante avaliar bem a hora certa de dar esse “pulo”, para não comprometer a saúde do negócio. É fundamental ter uma visão bem clara dos caminhos que deseja alcançar, para se sentir desafiado e assim perceber o seu crescimento ,tanto no lado pessoal como no lado empreendedor.
A profissionalização ao ir buscar conhecimento, ter as consultorias do Sebrae foi com certeza muito importante para garantir o sucesso e a continuidade do negócio. Isso lhe ajudou no controle, especialmente controle financeiro, a ver todos os custos, fazer uma correta formação do preço de venda para garantir um bom lucro e poder continuar investindo no negócio. É muito importante para qualquer empreendedor conhecer bem não só o “como fazer corretamente a sua atividade” como, tão importante quanto, saber bem administrar e gerir o seu negócio, principalmente as finanças, ter um bom controle de custos e saber bem como definir o preço de venda.
O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas, com consultores e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita.
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Para saber mais:
Portal do Sebrae: cursos gratuitos on-line
O que você precisa saber antes de virar MEI
Portal do Empreendedor: verifique se você atende às condições para ser MEI
Fonte: Arte Canecas - Vida de MEI
Origem: Canal Empreender
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Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Sat Sep 06 00:07:35 BRT 2025
10 ideias de como ganhar dinheiro na internet sem sair de casa
São muitas as oportunidades que o mercado disponibiliza para quem deseja abrir um negócio. Com o avanço da tecnologia, uma janela de possibilidades se abriu para os profissionais que procuram a sua independência financeira trabalhando remotamente. Neste artigo, você vai conhecer 10 alternativas para empreender e começar a entender como ganhar dinheiro na internet sem precisar sair de casa. 1. Ganhe dinheiro como afiliado digital Pode ser que você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas provavelmente você já entrou em contato com um desses profissionais em compras realizadas via internet. Primeiramente, trataremos do afiliado digital, profissional que comercializa produtos em determinado site e é remunerado com uma comissão por cada venda realizada. Sim, muitas empresas disponibilizam suas plataformas para que pessoas se cadastrem como vendedores on-line. Em alguns deles, é possível tirar uma comissão de até 20%! Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae no ano de 2021, considerando uma disponibilidade mensal de 120 horas, o potencial de renda média mensal é de R$ 2.400,00. Para esse tipo de trabalho, deve-se escolher os modelos com o quais você gostaria de trabalhar a divulgação: blogs, loja virtual, redes sociais. Uma dica para a escolha é pensar nas plataformas que você teria maiores facilidades em fazer o trabalho de vendas. Em seguida, busque pelos melhores programas de afiliados para os modelos escolhidos.Criar uma estratégia de marketing digital e colocá-la em prática será o foco do seu trabalho. Para ter sucesso é fundamental gerar tráfego para o seu site, use e abuse de SEO, redes sociais, e-mail marketing e muita, muita técnica. E então? Achou interessante? Antes de iniciar, pesquise bastante. O Sebrae preparou um conteúdo para de ajudar a começar a ganhar dinheiro na internet e se formalizar. 2. Ganhe dinheiro em casa como infoprodutor Já pensou em ganhar dinheiro online compartilhando o seu conhecimento com o mundo? Os infoprodutos se destacam pelo seu caráter facilitador, despertando automaticamente a simpatia do usuário, que enxerga neles uma solução prática para a sua necessidade de adquirir informações com simplicidade. Aomesmo tempo, em termos de venda, os infoprodutos são fáceis de comercializar pela sua adaptabilidade. Assim, é possível adequá-los a diversos tipos de negócio, garantindo a máxima de não colocar todos os ovos da sua empresa em um mesmo cesto. Produtos digitais como e-books estão em alta e são uma ótima oportunidade para quem deseja empreender. Isso porque você só precisa produzi-los uma única vez e pode vender quantas vezes quiser. Livros de receitas? Aulas de música? Dicas de marketing? São infinitas as possibilidades. Pense em algo no qual você é muito bom e invista nisso! Os formatos possíveis para a produção do conteúdo são diversos: e-books, e-magazines, vídeo aulas, audiobooks, podcasts e webnars. Essas são algumas das alternativas para produzir conteúdo sem sair de casa e comercializá-los e ganhar dinheiro na internet. Ficou interessado? Saiba mais sobre infoprodutos nessa cartilha preparada pelo Sebrae. Decidiu começar a produzir e comercializar? Veja como estar em dia com a receita federal ao produzir os conteúdos digitais. 3. Venda cursos on-line sem sair de casa Nosso terceiro tópico trata da venda de cursos online. Esse trabalho é semelhante ao do infoprodutor, pois você também empreende produzindo cursos pela internet. Além do e-book, você oferece cursos on-line voltados para o público interessado no assunto que você domina. É possível, inclusive, vender os dois produtos em conjunto e aumentar o seu faturamento. Uma outra possibilidade interessante é lançar cursos para outros profissionais interessados nesse mercado. 4. Monte uma revendedora e ganhe dinheiro na internet A revenda de produtos não é novidade para ninguém. Todo mundo conhece alguém que trabalha com isso, não é mesmo? Mas hoje em dia essa atividade está se transformando. Isso porque a quantidade de empresas que permitem que isso seja feito de forma totalmente on-line vem crescendo a cada dia. Nos últimos anos, o mercado se expandiu e, agora, vai muito além do comércio porta a porta. Grandes marcas de chocolate, beleza e perfumes procuram pessoas interessadas em negociar mercadorias de modo totalmente virtual. Revender produtos online é uma excelente maneira de montar uma loja virtual e começar a ganhar dinheiro na internet. Além disso, em geral não é necessário investimento financeiro para começar um negócio desse tipo. E aí? Essa opção é para você? Pensando nisso, o Sebrae oferece um curso gratuito te ajudar a montar sua primeira loja virtual. Não perca a oportunidade! 5. Agente de viagem Se você gosta de trabalhar com turismo, essa pode ser uma boa fonte de renda! Você sabia que algumas empresas do setor contratam profissionais para vender seus pacotes on-line? Isso mesmo! A maioria delas oferece um curso básico e um modelo de franquia para quem deseja trabalhar por conta própria, e de casa. Por meio da internet, você capta clientes e recebe uma comissão por cada pacote fechado. 6. Importação Já pensou em lucrar até 300% em um produto? Conhecido como dropshipping, o meio de comercialização de itens importados que tem atraído o interesse de muitas pessoas. Isso porque além da margem de lucro alta, o lojista não precisa de estoque para começar a trabalhar. E como funciona? O profissional atua como intermediário entre o cliente e o fornecedor. A partir de uma conta criada no site da empresa, você começa a vender os produtos sem se preocupar com o estoque nem com a entrega final, pois essas são responsabilidades do fornecedor. É uma ótima alternativa para quem deseja empreender, mas ainda não tem capital para investir. 7. Pesquisas on-line Quanto vale a sua opinião? Essa pergunta pode parecer estranha, mas muitas plataformas de pesquisas on-line pagam as pessoas por suas participações. As empresas contratam esse serviço para saber a opinião do público sobre novos produtos, ou sobre como melhorar aqueles que já estão no mercado. 8. Cuidado com pets Você gosta tanto de animais que até toparia cuidar dos pets de outras pessoas? A procura por esses profissionais tem crescido e aberto uma boa oportunidade para se fazer dinheiro. Atualmente, alguns aplicativos conectam os donos de cachorros a pessoas que possam passear com eles ou mesmo hospedá-los por algum período. Os passeios chegam a custar cerca de R$ 45, enquanto as hospedagens variam entre R$ 20 e R$ 200. 9. Monte um delivery de comida Se as suas habilidades estão relacionadas à culinária, essa é a sua chance de transformar a sua cozinha em um restaurante! Você pode cadastrar o seu negócio em aplicativos de delivery e selecionar a opção de plano com entregador. Assim, você não precisa se preocupar com os custos de entrega ou com a criação de uma loja virtual própria. 10. Serviços e soluções digitais Como não poderia ser diferente, trabalhar com soluções digitais é perfeitamente possível de ser feito de casa. Isso porque, como visto acima, área de tecnologia está em alta e a demanda por mão de obra qualificada não para de crescer. Se a sua especialidade é relacionada à área, essa é uma ótima alternativa para empreender. Alguns exemplos de serviços são: desenvolvimento de sites, criação de softwares e aplicativos e web design. Até mesmo alguns serviços de suporte de informática podem ser realizados de modo virtual. Por fim, sabemos que empreender demanda tempo, conhecimento e persistência. Como vimos aqui, são muitas as oportunidades e diversos os ramos em que você pode atuar de casa e sem precisar de um grande investimento financeiro para começar. Descubra outras ideias e dicas que podem te interessar10 ideias de negócios para ganhar mais de 4 mil reais por mêsAcesse todas as Ideias de Negócios do Sebrae
Sat Sep 06 00:02:07 BRT 2025
Oficina Design de Futuros
O Design de Futuros ajuda a desenvolver uma mentalidade estratégica para imaginar e realizar futuros possíveis. Esta metodologia ativa vai além de sonhar com possibilidades, pois permite e incentiva a exploração de caminhos viáveis, utilizando o planejamento estratégico e o reconhecimento de tendências em diversas áreas como tecnologia, política e cultura. Em sala de aula, essa abordagem se transforma em exercícios práticos que incentivam o uso do conhecimento próprio sobre o presente e o passado para criar e reformular cenários futuros.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Oficina Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV)
O Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), criado pelo teórico educacional David A. Kolb na década de 1980, é uma metodologia educacional que promove o aprendizado a partir de experiências vivenciais. Este método é baseado em um ciclo de cinco etapas fundamentais: 1) vivência, no qual ocorre a participação ativa de uma experiência; 2) relato, momento de compartilha o que foi vivenciado; 3) processamento, no qual se analisa e debate a experiência; 4) generalizações, etapa em que se derivam lições amplas da experiência; e 5) aplicação, para aplicar os aprendizados em novos contextos.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 7 - Despertar para impactar e transformar realidades
O módulo Despertar para impactar e transformar realidades convida para a reflexão sobre os efeitos sociais, ambientais e econômicos de um negócio. Ao compreender propósitos comuns e se preparar para ouvir aqueles afetados e/ou investidos em seus empreendimentos futuros, é possível aprimorar suas habilidades para liderar negócios que equilibram lucro com contribuições positivas à sociedade e ao planeta.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 2 - Despertar para explorar o território das aptidões
No módulo Despertar para explorar o território das aptidões, ao explorar seus territórios e reconhecer as habilidades e características que os tornam únicos, os estudantes poderão reconhecer talentos e limitações que, quando combinados com uma mentalidade empreendedora, podem trasnformar desafios em oportunidades e causar um impacto positivo no mundo. Para isso, ganharão recurso para aprofundar sobre autoconhecimento, autocinfiança e como organizar
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Oficina Gamificação
Gamificação é uma metodologia que introduz elementos de jogos em temas tradicionalmente não-lúdicos, visando aumentar o engajamento e a motivação. Essa técnica incorpora mecanismos como recompensas, níveis de progressão e desafios estratégicos para motivar o alcance de metas específicas de maneira engajada. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico e criatividade através da resolução de problemas.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 4 - Despertar para descobrir amanhãs inexplorados
No módulo Despertar para descobrir amanhãs inexplorados, os estudantes serão convidados a refletir sobre as possíveis mudanças que poderão vir a ocorrer no amanhã, seja no mercado de trabalho, seja em sua vida cotidiana como um todo. Ao exercitar a adaptabilidade, a projeção de futuros e o reconhecimento de seu propósito de vida, eles poderão desenhar um amanhã mais positivo para si e para o mundo, no qual sua carreira possa estar alinhada com suas paixões e com princípios éticos e sustentáveis.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 1 - Despertar meu eu!
No módulo Despertar meu eu, os estudantes serão convidadosa realizar um exercício de desenvolvimento pessoal a partir doautoconhecimento e da construção da própria identidade. Aoentender seus valores, sonhos, interesses, habilidades, a formacomo são vistos por outros e os desafios do contexto em queestão inseridos, eles poderão idealizar a própria vida e mapearas ações necessárias para alterar aspectos da realidade queestão sob seu controle.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 3 - Despertar para Projetar o meu sonho!
O módulo Despertar para projetar meus sonhos oferece a oportunidade dos estudabtes visualizarem e delinearem suas aspirações, metas e objetivos pessoais, exercitando a capacidade de criar planos concretos e estratégias para transformar essas visões em realidade. Incorporando elementos de planejamento, organização e execução, especialmente de ordem financeira. Assim, ao desenvolver uma mensalidade voltada para metas, os estudantes poderão construir trajetórias para uma vida mais significativa.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 8 - Despertar para expandir a inteligência coletiva
O módulo Despertar para expandir a inteligência coletiva oferecerá a oportunidade para que os estudantes exercitem a capacidade de pensar coletivamente ao elaborar uma proposta de negócio a ser apresentada em uma feira de empreendimentos. Esse processo envolve entender, adaptar e interpretar interações e feedbacks, exercitando maneiras para que lidem com diferentes perspectivas, bem como desenvolvam estratégias para elaborar e executar ideias de forma coesa e estratégica.