Tainara Tavares vende canecas personalizadas. Ela é a personagem deste artigo da série "Meu MEI é um Sucesso". Vamos conhecer sua história.
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Em 2019, Tainara Tavares abriu um e-commerce para vender canecas personalizadas. A produção é feita na sala da casa dela, em Brasília. No início, ela mesma fazia a entrega, utilizando transporte público. Mas a empresa cresceu, tanto que hoje ela vende para todo o Brasil.
Vamos acompanhar como ela mesma conta sua trajetória:
“Antes de empreender, eu entrei para trabalhar como recepcionista no modelo CLT. Fiz várias entrevistas, passava, trabalhava meio período e acabava saindo, assim, porque eu não estava feliz. Foi aí que coloquei na cabeça que eu tinha que abrir um negócio próprio, algo que eu gostasse realmente. Aí, eu, conversando com meu esposo Lucas, a gente foi tendo uma ideia do que a gente poderia fazer para empreender, para ter um negócio próprio, então a gente foi estudando, foi pensando em algo que a gente realmente gostasse. Ele me ajudou, mas eu é que queria trabalhar como empreendedora. Ele dá aula, é professor. Assim a gente teve a ideia de trabalhar com produtos personalizados. Porque, apesar de muitas pessoas trabalharem nessa área, a gente pode se especializar e pode fazer algo diferente.”
“Começamos com essa ideia em 2019 e comecei a estudar através de vídeos no YouTube. Na época eu não comprei nenhum curso, só fui pesquisando mesmo através do YouTube, vendo o pessoal que já estava trabalhando na área, pessoal de maior experiência. Fui estudando, vendo vídeo, vendo qual a área que eu mais gostava, né, porque esse ramo de personalizados é muito amplo, tem vários materiais diferentes, então foquei na área de presentes, de canecas mesmo, de porcelana, e fui de vez, fui de cabeça, né?”
“No começo, quando a gente começou a pesquisar, a estudar, a gente viu que os produtos personalizados, apesar de várias pessoas trabalharem no ramo, são algo especial, único para cada um, para cada cliente, e se a gente se especializasse, se fosse dar o melhor nas embalagens, no atendimento, a gente poderia se destacar nessa área. Um produto personalizado, ele vai da característica de cada cliente, assim, não é algo padrão como quando você vai numa loja de presentes e tem lá algo pronto, você compra e presenteia. O produto personalizado é só a pessoa que ganha que tem aquilo, é algo único, então é muito especial para cada pessoa, a pessoa fica emocionada, fica muito feliz porque, é algo único, só dela.”
“Começamos com a caneca branca, tradicional, é o nosso carro-chefe, todo mundo gosta, empresas, diversos tipos de clientes. Depois a gente foi aprimorando, foi adicionando vários detalhes, como a tampa de bambu, que é muito boa para quem gosta de tomar um chá, um café e manter a temperatura dentro da caneca. E fomos somando detalhes, com o tassel, a inicial da pessoa, a tampa de silicone, que é muito bonita, é bem diferente, e vai ficando bem bonito o modelo.”
“Desde o começo em 2019, eu já corri atrás de me profissionalizar, de entrar nesse mercado através do MEI, microempreendedor individual, e foi muito importante, porque várias empresas entram em contato com a gente perguntando se a gente emite nota fiscal, se a gente tem um CNPJ, e essa profissionalização é muito importante para a gente.”
“A questão do valor final que a gente cobra do cliente tem que ter muito cuidado. Precisa ver certinho a questão do valor do produto em si e os demais custos. Principalmente com relação ao transporte, tempo, energia, embalagem, empregado, a gente tem que colocar tudo isso no produto para que a gente chegue ao valor final. A gente faz através de uma tabela, eu tenho uma planilha em que eu coloco todos esses custos para chegar a um valor final para o cliente.”
“A relação com os nossos fornecedores é muito boa, é muito compreensiva, eu tenho fornecedores próximos daqui, que têm uma loja próxima, também tenho fornecedores que ficam em Taguatinga, com a Goo Brindes e a Feira dos Importados. E nossa relação é muito abrangente e é muito importante que a gente se fale praticamente todo dia.”
“O Sebrae entrou em contato conosco e a gente já fez uma consultoria de gestão da nossa empresa, gestão de pessoas, que nos ajudou muito. Um consultor entrou em contato com a gente e ficou vendo qual área que a gente tem que melhorar, qual área que tá defasada na empresa, e ele foi dando dicas que ajudaram bastante, principalmente na questão da tabela de preço. Na época eu tava meio em dúvida de como precificar e o Sebrae ajudou bastante nessa área.”
“Em relação a melhorias na nossa empresa, acho que a gente tem que focar principalmente na gestão de pessoas, gestão de contabilidade, a gente tem que focar bastante nisso para a gente crescer mais, só que com estrutura, porque não adianta a gente crescer sem ter uma base física. Então a gente também tá vendo isso, tá fazendo consultoria para melhorar a questão da gestão da empresa e, além disso, para se diferenciar no mercado. A gente tem que inovar em artes, com destaque na arte diferenciada, melhorar mais o atendimento, melhorar mais a entrega do produto final na experiência do cliente. Outra questão também que a gente tem que melhorar é no estoque do nosso produto. Atualmente, a gente tem um local de trabalho limitado, então não tem como a gente estar tocando uma variedade, uma quantidade maior de produtos, então futuramente nosso objetivo é ter maior estoque de cada produto, para que quando o cliente entre em contato com a gente, a gente possa atendê-lo. Porque muitas vezes tem muita falta de produto no fornecedor, como são produtos importados a gente tem dificuldade de trazer essa quantidade aqui para loja e muitas vezes o cliente acaba não sendo atendido em alguns produtos específicos. Então, o objetivo é aumentar nosso estoque, para atender uma maior quantidade de clientes.”
“O empreendedor, eu acho que a maior dificuldade é que ele não tem nenhuma garantia como quem trabalha no modo CLT. É ele por ele mesmo. Assim, então ele tem que trabalhar mais para crescer, ganhar mais, para se destacar no mercado, que a concorrência também é muito grande, então uma das dificuldades é a inovação, a gente tem que estar inovando para se destacar no mercado."
“O futuro do nosso negócio é bem promissor e os planos atuais são melhorar essa base de gestão, de gerenciamento de estoque, para que a gente possa crescer com qualidade. Eu acho que uma das maiores dificuldades é crescer e manter a qualidade que a gente tem atualmente, porque o nosso processo de produção é muito demorado, cada cliente tem um gosto específico, e a gente tenta captar essa ideia e colocar no nosso produto o gosto, realmente o gosto final do cliente. Então isso demanda muito tempo, a nossa embalagem também é um processo bem demorado, embalagem personalizada, fita de cetim, a gente coloca cada detalhe ali, então é um processo demorado, então, para a gente possa crescer, tem que investir em pessoas, mais pessoas para trabalhar, investir em gestão de estoque, para que a gente possa escalar. Tem muitos clientes que entram em contato com a gente e eles querem caneca na hora, querem que a gente faça a caneca na hora e aí, por conta de manter essa qualidade, fazer produto e a experiência do cliente, a maioria dos clientes, a gente não pega por conta da demanda da loja, né, que é muito alta, então não tem como fazer esse encaixe do cliente que quer a caneca em pouco tempo, em um dia. Nosso objetivo é crescer, contratar mais pessoas, para que a gente possa atender a esse cliente que quer fazer caneca na hora, né, na nossa loja nosso objetivo é atender o maior número de clientes possíveis futuramente, com qualidade.”
“Uma dica para quem tá começando a empreender agora é entrar num ramo que você tem afinidade, que você gosta, porque futuramente, com as dificuldades, né, vai ter pessoas contra o que você tá fazendo, até pessoas próximas. Mas, se você gostar do que você faz e se você tiver firme nessa ideia, você vai conquistando seu espaço e vai crescendo. Se você colocar amor naquilo que você faz, vai dando certo. E outra questão também é no profissionalismo desde o início. Cuide da gestão, cuide da questão do custo, do lucro, para você não ter problema mais para frente”.
Depois de acompanharmos os depoimentos da Tainara, o que podemos aprender com ela?
Diversos detalhes citados por ela justificam o sucesso do empreendimento.
A forma como ela iniciou o negócio. Ela não conseguia ser feliz em trabalhos como empregada, e decidiu que queria empreender. E para definir onde empreender, estudou, pesquisou, conversou muito com o marido. E quando decidiu, foi atrás do conhecimento sobre o assunto. Estudou, pesquisou e assistiu muitos vídeos para adquirir o maior conhecimento possível sobre o tema. E com este conhecimento veio o amor, o gosto por aquilo.
Veja que, diferentemente de muitos empreendedores, que antes mesmo de pensar em empreender, já têm uma ideia na cabeça, no caso da Tainara, ela pesquisou, analisou muito até chegar ao tipo de negócio que iria empreender. Independente disso, o importante é você gostar do que vai fazer, e fazer com gosto, com amor pelo trabalho.
A imediata formalização, tendo desde o início condições de atender um bom número de clientes ao poder emitir nota fiscal. Formalizar-se permite muitas vantagens além de poder emitir nota fiscal. Você pode ter melhor acesso a crédito, pode comprar os insumos para o seu negócio por um preço menor, garante seus benefícios previdenciários, além de estar exercendo de forma legal a sua atividade, não correndo o risco sofrer quaisquer problemas com uma possível fiscalização.
A busca constante pela inovação, pelas novidades. Tainara está sempre inovando, procurando sempre atender às demandas de seus clientes. Nesse setor de produtos personalizados, assim como em praticamente todos os setores do empreendedorismo, é muito importante a inovação, a criatividade em apresentar novos produtos. Coisas novas, diferentes, chamam a atenção do cliente e trazem ele para perto de você. Ouvir o cliente, entender o que ele quer e surpreendê-lo com novidades.
Planejar o crescimento, criar objetivos, traçar metas, planejar onde se quer chegar. Saber a hora certa de dar um passo à frente é importante para se manter evoluindo e crescendo com consistência, sem perder a qualidade dos seus produtos ou serviços. Tainara já identificou que vai precisar ter um espaço maior para comportar mais estoque, além de mais funcionários para auxiliar na produção e assim poder atender ainda melhor seus clientes.
Então ela precisa ter muita atenção. Se tiver mais funcionários, terá que deixar de ser MEI e migrar para ME, o que elevaria os custos. Atualmente, ela faz tudo no próprio apartamento. Se precisar, por exemplo, de outro espaço e tiver que alugar, também terá mais custos. Assim, é importante avaliar bem a hora certa de dar esse “pulo”, para não comprometer a saúde do negócio. É fundamental ter uma visão bem clara dos caminhos que deseja alcançar, para se sentir desafiado e assim perceber o seu crescimento ,tanto no lado pessoal como no lado empreendedor.
A profissionalização ao ir buscar conhecimento, ter as consultorias do Sebrae foi com certeza muito importante para garantir o sucesso e a continuidade do negócio. Isso lhe ajudou no controle, especialmente controle financeiro, a ver todos os custos, fazer uma correta formação do preço de venda para garantir um bom lucro e poder continuar investindo no negócio. É muito importante para qualquer empreendedor conhecer bem não só o “como fazer corretamente a sua atividade” como, tão importante quanto, saber bem administrar e gerir o seu negócio, principalmente as finanças, ter um bom controle de custos e saber bem como definir o preço de venda.
O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas, com consultores e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita.
O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br
Para saber mais:
Portal do Sebrae: cursos gratuitos on-line
O que você precisa saber antes de virar MEI
Portal do Empreendedor: verifique se você atende às condições para ser MEI
Fonte: Arte Canecas - Vida de MEI
Origem: Canal Empreender
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Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Julho, 2024
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Julho, 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!