this is an h1

this is an h2

Thu May 18 00:45:07 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Meu MEI é um sucesso - Artes Canecas

Tainara Tavares vende canecas personalizadas. Ela é a personagem deste artigo da série "Meu MEI é um Sucesso". Vamos conhecer sua história.

· 03/04/2023 · Atualizado em 18/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em 2019, Tainara Tavares abriu um e-commerce para vender canecas personalizadas. A produção é feita na sala da casa dela, em Brasília. No início, ela mesma fazia a entrega, utilizando transporte público. Mas a empresa cresceu, tanto que hoje ela vende para todo o Brasil.

Vamos acompanhar como ela mesma conta sua trajetória:

Antes de empreender, eu entrei para trabalhar como recepcionista no modelo CLT. Fiz várias entrevistas, passava, trabalhava meio período e acabava saindo, assim, porque eu não estava feliz.  Foi aí que coloquei na cabeça que eu tinha que abrir um negócio próprio, algo que eu gostasse realmente. Aí, eu, conversando com meu esposo Lucas, a gente foi tendo uma ideia do que a gente poderia fazer para empreender, para ter um negócio próprio, então a gente foi estudando, foi pensando em algo que a gente realmente gostasse. Ele me ajudou, mas eu é que queria trabalhar como empreendedora. Ele dá aula, é professor. Assim a gente teve a ideia de trabalhar com produtos personalizados. Porque, apesar de muitas pessoas trabalharem nessa área, a gente pode se especializar e pode fazer algo diferente.” 

“Começamos com essa ideia em 2019 e comecei a estudar através de vídeos no YouTube. Na época eu não comprei nenhum curso, só fui pesquisando mesmo através do YouTube, vendo o pessoal que já estava trabalhando na área, pessoal de maior experiência. Fui estudando, vendo vídeo, vendo qual a área que eu mais gostava, né, porque esse ramo de personalizados é muito amplo, tem vários materiais diferentes, então foquei na área de presentes, de canecas mesmo, de porcelana, e fui de vez, fui de cabeça, né?”

“No começo, quando a gente começou a pesquisar, a estudar, a gente viu que os produtos personalizados, apesar de várias pessoas trabalharem no ramo, são algo especial, único para cada um, para cada cliente, e se a gente se especializasse, se fosse dar o melhor nas embalagens, no atendimento, a gente poderia se destacar nessa área. Um produto personalizado, ele vai da característica de cada cliente, assim, não é algo padrão como quando você vai numa loja de presentes e tem lá algo pronto, você compra e presenteia. O produto personalizado é só a pessoa que ganha que tem aquilo, é algo único, então é muito especial para cada pessoa, a pessoa fica emocionada, fica muito feliz porque, é algo único, só dela.”

“Começamos com a caneca branca, tradicional, é o nosso carro-chefe, todo mundo gosta, empresas, diversos tipos de clientes. Depois a gente foi aprimorando, foi adicionando vários detalhes, como a tampa de bambu, que é muito boa para quem gosta de tomar um chá, um café e manter a temperatura dentro da caneca. E fomos somando detalhes, com o tassel, a inicial da pessoa, a tampa de silicone, que é muito bonita, é bem diferente, e vai ficando bem bonito o modelo.”

“Desde o começo em 2019, eu já corri atrás de me profissionalizar, de entrar nesse mercado através do MEI, microempreendedor individual, e foi muito importante, porque várias empresas entram em contato com a gente perguntando se a gente emite nota fiscal, se a gente tem um CNPJ, e essa profissionalização é muito importante para a gente.”

“A questão do valor final que a gente cobra do cliente tem que ter muito cuidado. Precisa ver certinho a questão do valor do produto em si e os demais custos. Principalmente com relação ao transporte, tempo, energia, embalagem, empregado, a gente tem que colocar tudo isso no produto para que a gente chegue ao valor final. A gente faz através de uma tabela, eu tenho uma planilha em que eu coloco todos esses custos para chegar a um valor final para o cliente.” 

“A relação com os nossos fornecedores é muito boa, é muito compreensiva, eu tenho fornecedores próximos daqui, que têm uma loja próxima, também tenho fornecedores que ficam em Taguatinga, com a Goo Brindes e a Feira dos Importados. E nossa relação é muito abrangente e é muito importante que a gente se fale praticamente todo dia.”

“O Sebrae entrou em contato conosco e a gente já fez uma consultoria de gestão da nossa empresa, gestão de pessoas, que nos ajudou muito. Um consultor entrou em contato com a gente e ficou vendo qual área que a gente tem que melhorar, qual área que tá defasada na empresa, e ele foi dando dicas que ajudaram bastante, principalmente na questão da tabela de preço. Na época eu tava meio em dúvida de como precificar e o Sebrae ajudou bastante nessa área.”

“Em relação a melhorias na nossa empresa, acho que a gente tem que focar principalmente na gestão de pessoas, gestão de contabilidade, a gente tem que focar bastante nisso para a gente crescer mais, só que com estrutura, porque não adianta a gente crescer sem ter uma base física. Então a gente também tá vendo isso, tá fazendo consultoria para melhorar a questão da gestão da empresa e, além disso, para se diferenciar no mercado. A gente tem que inovar em artes, com destaque na arte diferenciada, melhorar mais o atendimento, melhorar mais a entrega do produto final na experiência do cliente. Outra questão também que a gente tem que melhorar é no estoque do nosso produto. Atualmente, a gente tem um local de trabalho limitado, então não tem como a gente estar tocando uma variedade, uma quantidade maior de produtos, então futuramente nosso objetivo é ter maior estoque de cada produto, para que quando o cliente entre em contato com a gente, a gente possa atendê-lo. Porque muitas vezes tem muita falta de produto no fornecedor, como são produtos importados a gente tem dificuldade de trazer essa quantidade aqui para loja e muitas vezes o cliente acaba não sendo atendido em alguns produtos específicos. Então, o objetivo é aumentar nosso estoque, para atender uma maior quantidade de clientes.”

“O empreendedor, eu acho que a maior dificuldade é que ele não tem nenhuma garantia como quem trabalha no modo CLT. É ele por ele mesmo. Assim, então ele tem que trabalhar mais para crescer, ganhar mais, para se destacar no mercado, que a concorrência também é muito grande, então uma das dificuldades é a inovação, a gente tem que estar inovando para se destacar no mercado."

“O futuro do nosso negócio é bem promissor e os planos atuais são melhorar essa base de gestão, de gerenciamento de estoque, para que a gente possa crescer com qualidade. Eu acho que uma das maiores dificuldades é crescer e manter a qualidade que a gente tem atualmente, porque o nosso processo de produção é muito demorado, cada cliente tem um gosto específico, e a gente tenta captar essa ideia e colocar no nosso produto o gosto, realmente o gosto final do cliente. Então isso demanda muito tempo, a nossa embalagem também é um processo bem demorado, embalagem personalizada, fita de cetim, a gente coloca cada detalhe ali, então é um processo demorado, então, para a gente possa crescer, tem que investir em pessoas, mais pessoas para trabalhar, investir em gestão de estoque, para que a gente possa escalar. Tem muitos clientes que entram em contato com a gente e eles querem caneca na hora, querem que a gente faça a caneca na hora e aí, por conta de manter essa qualidade, fazer produto e a experiência do cliente, a maioria dos clientes, a gente não pega por conta da demanda da loja, né, que é muito alta, então não tem como fazer esse encaixe do cliente que quer a caneca em pouco tempo, em um dia. Nosso objetivo é crescer, contratar mais pessoas, para que a gente possa atender a esse cliente que quer fazer caneca na hora, né, na nossa loja nosso objetivo é atender o maior número de clientes possíveis futuramente, com qualidade.”

“Uma dica para quem tá começando a empreender agora é entrar num ramo que você tem afinidade, que você gosta, porque futuramente, com as dificuldades, né, vai ter pessoas contra o que você tá fazendo, até pessoas próximas. Mas, se você gostar do que você faz e se você tiver firme nessa ideia, você vai conquistando seu espaço e vai crescendo. Se você colocar amor naquilo que você faz, vai dando certo. E outra questão também é no profissionalismo desde o início. Cuide da gestão, cuide da questão do custo, do lucro, para você não ter problema mais para frente”.

Depois de acompanharmos os depoimentos da Tainara, o que podemos aprender com ela?

Diversos detalhes citados por ela justificam o sucesso do empreendimento. 

A forma como ela iniciou o negócio. Ela não conseguia ser feliz em trabalhos como empregada, e decidiu que queria empreender. E para definir onde empreender, estudou, pesquisou, conversou muito com o marido. E quando decidiu, foi atrás do conhecimento sobre o assunto. Estudou, pesquisou e assistiu muitos vídeos para adquirir o maior conhecimento possível sobre o tema. E com este conhecimento veio o amor, o gosto por aquilo.

Veja que, diferentemente de muitos empreendedores, que antes mesmo de pensar em empreender, já têm uma ideia na cabeça, no caso da Tainara, ela pesquisou, analisou muito até chegar ao tipo de negócio que iria empreender. Independente disso, o importante é você gostar do que vai fazer, e fazer com gosto, com amor pelo trabalho. 

A imediata formalização, tendo desde o início condições de atender um bom número de clientes ao poder emitir nota fiscal. Formalizar-se permite muitas vantagens além de poder emitir nota fiscal. Você pode ter melhor acesso a crédito, pode comprar os insumos para o seu negócio por um preço menor, garante seus benefícios previdenciários, além de estar exercendo de forma legal a sua atividade, não correndo o risco sofrer quaisquer problemas com uma possível fiscalização.

A busca constante pela inovação, pelas novidades. Tainara está sempre inovando, procurando sempre atender às demandas de seus clientes. Nesse setor de produtos personalizados, assim como em praticamente todos os setores do empreendedorismo, é muito importante a inovação, a criatividade em apresentar novos produtos. Coisas novas, diferentes, chamam a atenção do cliente e trazem ele para perto de você. Ouvir o cliente, entender o que ele quer e surpreendê-lo com novidades.

Planejar o crescimento, criar objetivos, traçar metas, planejar onde se quer chegar. Saber a hora certa de dar um passo à frente é importante para se manter evoluindo e crescendo com consistência, sem perder a qualidade dos seus produtos ou serviços. Tainara já identificou que vai precisar ter um espaço maior para comportar mais estoque, além de mais funcionários para auxiliar na produção e assim poder atender ainda melhor seus clientes.

Então ela precisa ter muita atenção. Se tiver mais funcionários, terá que deixar de ser MEI e migrar para ME, o que elevaria os custos. Atualmente, ela faz tudo no próprio apartamento. Se precisar, por exemplo, de outro espaço e tiver que alugar, também terá mais custos. Assim, é importante avaliar bem a hora certa de dar esse “pulo”, para não comprometer a saúde do negócio. É fundamental ter uma visão bem clara dos caminhos que deseja alcançar, para se sentir desafiado e assim perceber o seu crescimento ,tanto no lado pessoal como no lado empreendedor.

A profissionalização ao ir buscar conhecimento, ter as consultorias do Sebrae foi com certeza muito importante para garantir o sucesso e a continuidade do negócio. Isso lhe ajudou no controle, especialmente controle financeiro, a ver todos os custos, fazer uma correta formação do preço de venda para garantir um bom lucro e poder continuar investindo no negócio. É muito importante para qualquer empreendedor conhecer bem não só o “como fazer corretamente a sua atividade” como, tão importante quanto, saber bem administrar e gerir o seu negócio, principalmente as finanças, ter um bom controle de custos e saber bem como definir o preço de venda.

O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas, com consultores e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita.

O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br

Para saber mais:

Portal do Sebrae: cursos gratuitos on-line

O que você precisa saber antes de virar MEI

Portal do Empreendedor: verifique se você atende às condições para ser MEI

Fonte:  Arte Canecas - Vida de MEI

Origem: Canal Empreender

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Tags MEI

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora