this is an h1

this is an h2

Mon May 22 23:50:19 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Meu MEI é um sucesso - Leo Adestrador

Leonardo Pereira, de 25 anos, é adestrador de cães. Ele é o personagem deste artigo da série “Meu MEI é um Sucesso”. Vamos conhecer um pouco da sua história.

· Atualizado em 22/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Leo é adestrador de cães. Ele vai até os clientes e oferece um serviço personalizado, pensando na qualidade de vida do pet e na melhoria comportamental do animal. 

Neste artigo, vamos contar a trajetória do empreendedor Leonardo Barreto Pereira, o Leo Adestrador.

Ele conta que sempre quis ter um negócio próprio, mas não tinha ideia do que fazer. 

Então, como o tio tinha uma escola de adestramento, ele começou a ir lá e, ao interagir com os cachorros, percebeu que era isso que queria. 

Fala que antes de começar a empreender nessa área, teve que estudar muito, fazer vários cursos e se dedicar com muita persistência.

Conversava muito com o tio contando as histórias dele de como foi quando começou. Então resolveu estudar na escola do tio. Ficou em regime de internato, fez Curso de Formação de Adestrador, Curso Master, Curso de Reflexologia, Curso de Comunicação Silenciosa e Curso de Proteção e Guarda.

Nestes cursos ele aprendeu não só a prática, mas também muito teoria. Lembra que, logo no primeiro curso, um dos primeiros textos da apostila começava falando que um cachorro não é só uma coisinha peluda de quatro patas. Há muito mais em um cachorro do que se pode perceber num simples olhar.

Estudou muito sobre fisiologia, sobre reflexos, sobre sistema nervoso, sobre psicologia e análise comportamental.

Assim que se formou, logo trabalhou para fazer a sua divulgação em busca de clientes; investiu em cartões, fez uniforme para trabalhar, divulgação em aplicativos. Foi assim que conseguiu alguns clientes. Continuou investindo mais um pouco em divulgação e atualmente recebe muita procura por pessoas que receberam a indicação de clientes satisfeitos com seu trabalho. 

Sempre que eu estou com os meus treinandos, eu procuro tirar fotos, gravar eles durante o processo de aprendizagem, o exercício pronto também e daí eu faço postagens no Instagram destes vídeos. Assim, geralmente alcanço muito mais pessoas do que as que me seguem.

A minha principal dificuldade hoje é dividir o meu tempo entre administrar minha empresa, procurar novos clientes, fazer as postagens, ir à casa dos clientes para adestrar o cachorro delas, ter tempo para estudar e ainda conciliar a vida pessoal.

A dica que eu dou para quem quer abrir um negócio é saber se você realmente ama aquilo que você vai fazer. Porque se você realmente ama aquilo que você vai fazer, você estuda aquilo, você corre atrás daquilo, se dedica, e vai dar certo. Se você não ama, você não vai conseguir, porque trabalhar por conta, você trabalha muito mais do que quem trabalha como empregado. 

Eu imagino que um futuro próximo eu vou estar com meu centro de treinamento, é onde eu quero chegar, um centro de treinamento onde eu possa receber os meus alunos, onde eu possa estar recebendo meus colegas adestradores e também treinar cães de prova, quem sabe até curso de formação para adestradores” . 

O que podemos aprender com o Leo?

Acreditamos que a vantagem de ser um microempreendedor individual é que você pode explorar o seu potencial ao máximo, depende de você, depende da sua dedicação, da sua vontade de fazer dar certo, de você estudar bastante e se dedicar ao seu trabalho. Isso o Leo nos passou bem claro na sua experiência.

O mais importante é gostar daquilo que se faz, porque você que trabalha como empreendedor vai trabalhar muito mais do que um empregado, mas, com certeza, gostando do que se faz você consegue se dedicar ao seu sonho.

Além do sonho, da dedicação do empreendedor, existe um outro conceito importante, que é a inovação.

Inovação é qualquer tipo de diferencial que vai agregar valor ao seu produto ou serviço. Levando em consideração o conceito para inovar, é preciso primeiro pensar na necessidade do seu cliente, então o primeiro ponto para inovar é conhecer o seu cliente.

O empreendedor deve estar bem atento às necessidades dos seus clientes e, assim, poder agregar valor ao seu produto e acompanhar a evolução, estando atento também às inovações da concorrência.

Lembrando da importância de estar formalizado e de ter aberto um CNPJ, para ter a possibilidade de emitir nota fiscal quando necessário, gerando credibilidade aos clientes. A formalização traz muitos benefícios, como a garantia de direitos previdenciários, além de facilidade em conseguir crédito e financiamento e outros produtos bancários que uma pessoa física tem maior dificuldade em obter. 

O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas, com consultores e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita.

O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br

Para saber mais:

Portal do Sebrae:  Cursos gratuitos on-line

O que você precisa saber antes de virar MEI

Portal do Empreendedor: Verifique se você atende às condições para ser MEI

Fonte:  Leo Adestrador - Vida de MEI

Origem: Canal Empreender

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?