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Wed Jan 11 17:43:36 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Monoproduto: sua empresa pode ser referência no mercado

Investir em um monoproduto pode ser o diferencial que você está buscando para posicionar-se no mercado com excelência, inovação e criatividade.

· Atualizado em 11/01/2023
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Muito se fala na necessidade de diversificar o mix de produtos para aumentar o alcance do mercado e garantir maior lucratividade, mas você já parou para pensar que o contrário também pode ser muito rentável? Exatamente! Há empreendedores que resolveram apostar todas as suas fichas em um único produto e fizeram dele uma experiência saborosa, original e única para o consumidor.

No setor de alimentos e bebidas, essa é uma decisão que facilita a gestão pelo empreendedor, já que ele pode ter uma estrutura de empresa menor; maior facilidade para gerenciar o estoque e lidar com fornecedores; maior facilidade para encontrar as personas (personificação do cliente ideal); baixo investimento, além de agilidade no processo contábil.

Especializar-se, portanto, em um produto, fazendo dele algo muito bem feito para o cliente (que se sente especial por isso) pode ser a chave do sucesso de um empreendimento. É o caso, por exemplo, de quem produz brigadeiro, quindim, cupcakecroissantwafflecookies, empada, coxinha, bolo de chocolate, cerveja, entre outros produtos, que podem ter um diferencial capaz de fidelizar a persona: é preciso mostrar para o cliente por que ele deve comprar de sua empresa, e não em qualquer outro lugar. Para isso, é importante que quem trabalha com o monoproduto (produto único) se especialize, ou seja, é necessário capacitar-se. A diversidade pode ficar por conta de diferentes versões do mesmo produto (sabores, por exemplo): oferecer a versão tradicional e outras que a criatividade e a inovação permitirem é o que pode fazer a empresa transformar-se em uma referência daquele produto no mercado.

É evidente que quem conhece bem o seu peixe vai ter mais foco para produzir e vender, daí esse modelo de negócio oferecer menos riscos. Entretanto, é importante pensar em estratégias para colocar o produto no mercado, criando diferentes canais de atendimento, até porque você depende somente de um produto para lucrar, certo? Então, é preciso pensar em redes sociais, e-commerce, delivery, balcão, entre outras formas. O bom atendimento ao cliente também pode agregar valor ao produto.

Lembre-se: como se trata de um único produto, é importante a autenticidade, por isso, ao inovar, não fuja da proposta da empresa, certo? Acompanhe as tendências do mercado, aproveite as datas comemorativas e capacite-se: procure o Sebrae e faça sua adesão ao agente local de inovação (ALI). Obtenha mais informações pelo número 0800 570 0800.

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