this is an h1

this is an h2

Fri Apr 14 20:09:57 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Mulher MEI: benefícios e vantagens

Saiba por que é importante formalizar-se como MEI.

· 02/03/2023 · Atualizado em 14/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As brasileiras têm o empreendedorismo em seu DNA. Elas são criativas, cheias de iniciativa e fazem acontecer. Por isso, valorizar aquelas que comandam o seu próprio negócio é sobretudo resguardar direitos e benefícios, garantindo a elas um porte empresarial descomplicado. A formalização como MEI (Microempreendedora Individual) possibilita ter um empreendimento com tratamento diferenciado, atividade reconhecida, valorizada e respeitada pelo mercado, além de possibilitar a emissão de nota fiscal e inspirar nos seus clientes profissionalismo e confiança.

Segundo pesquisa do DataSebrae, entre os motivos que levam a mulher a se tornar MEI, formalizando sua atividade, estão a vontade de realizar o sonho de empreender e ter o seu próprio negócio; ter garantido o acesso aos benefícios do INSS; e gerar mais uma fonte de renda em paralelo a outras atividades profissionais que ela exerce. Veja:

  • acesso aos benefícios do INSS (30%);
  • ter uma empresa formal (23%);
  • possibilidade de emitir nota fiscal (12%);
  • facilidade de abrir a empresa (4%).

Para realizar o sonho de empreender, é importante conhecer o mercado e estudar. Então, analise, escute mulheres que já trabalham no segmento de mercado de seu interesse, pergunte a elas sobre os prós e contras da atividade comercial e do dia a dia como empresária. Traga o máximo de informações sobre os fatores relacionados a esse mercado, como sazonalidade, concorrência e fornecedores. Tudo isso ajuda muito a tomar decisões e definir o planejamento do seu negócio. Nisso o Sebrae pode ajudar, e muito, por meio de conteúdos, cursos e serviços de consultoria (veja no final deste artigo nossa sugestão de curso e outros conteúdos sobre o tema).

Benefícios

Com a formalização como MEI, você poderá ter assegurados alguns benefícios, como o auxílio-doença, aposentadoria por idade ou por invalidez, fora os benefícios dentro da sua atuação como empresa, tais como abertura de conta PJ (pessoa jurídica), emissão de notas fiscais por meio de um sistema integrado, possibilidade de obter maquininha de cartão e acesso a crédito com taxas de juros especiais.

Em especial, é importante ressaltar que o período de gestação ou da adoção é sempre de dádiva. Mães MEIs necessitam de segurança financeira para se dedicar aos primeiros meses de sua maternidade, seja por parto, adoção ou guarda judicial. O porte MEI dá direito ao auxílio-maternidade.

Já para mulheres com carteira assinada que desejam conciliar seu trabalho com uma atividade independente como uma nova fonte de renda, ser MEI é, sem dúvida, uma ótima possibilidade. Veja quais são as atividades permitidas no Portal do Governo e comece já a empreender!

Acompanhe a nossa série de artigos que apresenta os cenários e os desafios do empreendedorismo feminino no Brasil, das Microempreendedoras Individuais, que estão presentes em esmagadora maioria em muitos segmentos de mercado e conquistaram sua independência financeira, motivando outras mulheres a conquistar esse patamar. Aproveite também para fortalecer a sua capacitação, inscrevendo-se para o nosso curso on-line Identidade empreendedora.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?